terça-feira, 16 de novembro de 2010

Osibisa - Woyaya (1971)



Osibisa é uma banda que foi formada em Londres no início dos anos 70 por estudantes de Gana liderados pelo saxofonista Teddy Osei. O som deles é uma mistura de rítimos tradicionais africanos e caribenhos com rock e funk, cativando o grande público e tornando-se a primeira banda africana a fazer sucesso internacional.

Teddy Osei -sax,flauta,perc,vocal
Loughty Amao -saxes,flauta,perc
Sol Amarfio -bateria,perc
Robert Bailey -órgão,teclados
Roy Bedeau -baixo
Wendel Richardson -guitarra,vocal
Mac Tontoh -trompete,fagote

1 Beautiful Seven
2 Y Sharp
3 Spirits Up Above
4 Survival
5 Move On
6 Rabiatu
7 Woyaya

Paladin - Paladin (1971)



Essa banda é tão bacana que não dá prá entender terem lançado só dois discos. Ela foi formada na Inglaterra em 70 por 2 ex-membros da banda de Terry Reid - Peter Solley e Keith Webb - e seu lema era fundir. Juntaram jazz, rock, psy e rítimos latinos em melodias fortes e excitantes, sem serem muito sofisticados na forma, e o som acabou sendo bem acessível. Lembra um pouco Santana com o Tom Coster no órgão e lembra Traffic também.
Esse álbum de estréia foi gravado ao vivo no estúdio para manter a liberdade de improvisação.

Derek Foley -guitarra,vocal
Peter Solley -violino,teclado,vocal
Pete Beckett -baixo
Lou Stonebridge -teclados,vocal
Keith Webb -bateria

1 Bad Times
2 Carry Me Home
3 Dance of the Cobra
4 Third World
5 Fill Up Your Heart
6 Flying High
7 The Fakir

Paladin - Charge! (1972)



Derek Foley -guitarra,vocal
Peter Solley -violino,teclados,vocal
Pete Beckett -baixo
Lou Stonebridge -teclados
Keith Webb -bateria
Joe Jammer -guitarra

1 Give Me Your Hand
2 Well Me Might
3 Get One Together
4 Any Way
5 Moonbeams
6 Watching the World Pass By
7 Give My Love to You
8 Sweet Sweet Music
9 Any Way
10 Sweet Sweet Music
11 Well We Might
12 Fill Up Your Heart
13 Fill Up Your Heart
14 Bad Times

Essa capa é de autoria do arquiteto Roger Dean, o ilustrador do Yes, Osibisa,Uriah Heep,... E outro dia um amigo me disse que ela é igualzinha a uma do Quinteto Violado.



E não é que é mesmo?! Botaram um chapéu de cangaceiro no cabra e pronto. E os álbuns são do mesmo ano! Pfff

Roy Harper & Jimmy Page - Whatever Happened to...Jugula (1985)



Roy Harper é um cultuado compositor, poeta, cantor e guitarrista inglês que sempre esteve envolvido com grandes nomes da música, como Paul Simon, Joni Mitchell, Nick Drake, Paul McCartney, The Nice e até o Pink Floyd - é dele o vocal em Have a Cigar no Wish You...Quando jovem, foi dispensado da Força Aérea por insanidade e passou um período entrando e saindo de instituições mentais e prisões.
Ele teve uma banda com Bill Bruford e Chris Spedding, recebeu Ronnie Lane, Keith Moon e Ian Anderson em seus discos e é amigo de longa data de Jimmy Page. A música "Hats of to Roy Harper" que está no Led III dá uma amostra da admiração que os caras tem por ele, mesmo sendo um cara controverso e com um senso de humor meio estranho: é possível ouví-lo fazendo pipi numa faixa, por exemplo.
O ponto alto desse disco, além da irreverência, são as guitarras e violões, o senhor Page e a faixa Hope, composta por David Gilmour.

Roy Harper -violão,guitarra,sax,teclados,vocal
Jimmy Page -violão e guitarra
Ronnie Brambles -bateria
Steve Broughton -bateria
Tony Franklin(The Firm) -baixo
Nik Green -sint,teclados
Nick Harper -violão, teclados
Preston Heyman(Atomic Rooster) -bateria

1 Nineteen Forty-Eightish
2 Bad Speech
3 Hope [David Gilmour]
4 Hangman
5 Elizabeth
6 Frozen Moment
7 Twentieth Century Man
8 Advertisement (Another Intentional Irrelevant Suicide)

Miles Davis - Kind of Blue (1959)



A partir da primeira faixa, So What, com suas belas linhas de baixo e os acordes suaves no piano, esse álbum entrou para a história da música. Por muitos é considerado o álbum definitivo do Jazz e por mais que você ouça, sempre dá vontade de ouvir de novo. E é uma bandaça aqui, cujo único sobrevivente é o baterista Jimmy Cobb que esteve recentemente no Brasil, numa turnê de comemoração dos 50 anos desse disco.

Miles Davis -trompete
Julian ‘Cannonball’ Adderley -sax alto
John Coltrane -sax tenor
Wynton Kelly -piano
Bill Evans -piano
Paul Chambers -baixo
Jimmy Cobb -bateria

1. So What
2. Freddie Freeloader
3. Blue in Green
4. All Blues
5. Flamenco Sketches
6. Flamenco Sketches (alternativo)

Jimmy D. Lane & Double Trouble - It's Time (2004)


Jimmy D. manteve o sobrenome original de seu pai, que era Lane, não Rogers, e tocou anos e anos ao seu lado. Mais do que um acompanhante, Jimmy D. é um dos mais refinados guitarristas em atividade.
Em seus três discos solo até aqui, ele deixa clara a admiração por Hendrix e Stevie Ray Vaughan, tanto é, que neste aqui ele tem o apoio da banda do SRV.

Jimmy D. Lane -guitarra,vocal
Tommy Shannon -baixo
Chris Layton -bateria
Celia Ann Price -órgão,piano
Mike Finnigan -Hammond B3
Larry Faucette -perc

1 What Makes People
2 'Til I Loved You
3 Half Love
4 Ain't It a Pity
5 It's Time
6 Stuck in the Middle
7 Hand on the Door
8 Bad Luck
9 My Nature
10 24-7
11 Bleeding Heart [Elmore James]

Jimmy D. Lane - Legacy (1998)



Essa foi a última vêz que seu pai, Jimmy Rogers, empunhou uma guitarra.

Jimmy D. Lane -guitarra,vocal
Jimmy Rogers -guitarra,vocal
Hubert Sumlin -guitarra
Carey Bell -harmônica
Freddie Crawford -baixo
Per Hanson -bateria
David Krull -órgão,piano
Sam Lay -bateria

1 Hey Little Girl
2 Clue Me
3 Four O'Clock in the Morning [Memphis Slim]
4 Going Downtown
5 Another Mule Kickin' in My Stall [Muddy Waters]
6 In This Bed
7 Call It Blues
8 One Room Country Shack [Mercy Dee Walton]
9 Big House [Howlin' Wolf]
10 Baby's Mule
11 Dem Blues
12 Pride
13 It's All Good

Jimmy D. Lane - Long Gone (1997)



Jimmy D.Lane -guitarra,violão,vocal
Freddie Crawford -baixo
Jim Keltner(Clapton) -bateria
John Koenig -violão,guitarra

1 Hear My Train a Comin' [Hendrix]
2 Obsession Babies
3 Long Gone
4 I Shall Be Released [Dylan]
5 Shake, Shiver, Ache
6 Rollin' Stone [Muddy Waters]
7 Whiskey Lane
8 Boom Boom [John Lee Hooker]
9 White Tears
10 Oh What a Feelin'
11 California [Albert King]
12 I'm in Love
13 Tears Without a Shoulder

Luther Allison - Soul Fixin’ Man (1994)


Luther Allison está entre os maiores guitarristas, vocalistas e compositores de Blues americanos e nem tinha como não ser: Filho de plantadores de algodão que tocava órgão na igreja, quando a família mudou-se para Chicago ele morou na mesma vizinhança de Freddie King, Magic Sam e Otis Rush e à algumas quadras da casa de Muddy Waters, de cujo filho Luther se tornou amigo. Ele foi sapateiro e jogador de baseball antes de se dedicar ao blues, e começou como baixista na banda do guitarrista Jimmy Dawkins. Seu estilo fugiu um pouco daquele típico de Chicago pois ele acrescentou rock, soul, reggae, funk e jazz.
Em 84, depois de ficar uns 10 anos sem gravar, ele se mudou para Paris, onde recebia maior reconhecimento e passou mais 10 anos apenas se apresentando pela Europa até assinar com a gravadora Alligator em 94 para uma série de grandes álbuns. Esse é o primeiro deles e um dos melhores de toda carreira.

Luther Allison -guitarra,vocal
Another Blessed Creation Choir -coral
Wayne Jackson -trombone,trompete
Jacqueline Johnson -vocal
Kpe Lee -perc
Andrew Love -sax
Jacquelyn Reddick -vocal
James Robinson -bateria
Dave Smith -baixo
James Solberg -guitarra
Ernest Williamson -teclados

1 Bad Love
2 I Want to Know
3 Soul Fixin’ Man
4 Middle Of The Road
5 She Was Born That Way
6 Gave It All
7 You Been Teasin’ Me
8 Nobody But You
9 Put Your Money Where Your Mouth Is
10 Things I Used To Do, The
11 Love String
12 Freedom

Bernard Allison - Keepin' the Blues Alive (1997)








Bernard Allison foi introduzido à nata do blues ainda menino, acompanhando seu pai por todos os festivais.Tocou muitos anos na banda da recém falecida cantora Koko Taylor e em 85 decidiu ser o band-leader de seu pai na Europa até 94, quando saiu em carreira solo. Seu estilo é muito paracido com o de Luther, principalmente na energia das apresentações ao vivo, só que ele carrega ainda mais no funk.
Em 97 ele estava visitando a família em Chicago e o dono da gravadora Cannonball o procurou querendo um trabalho baseado no blues tradicional mas que atingisse um público iniciante e o resultado foi esse disco aí, bastante elogiado e que abriu-lhe o mercado de seu próprio país.





Bernard Allison -guitarra,vocal,slide
Ray Allison -bateria
Will Crosby -guitarra
Ron Levy -Hammond,piano
Greg Rzab(Buddy Guy) -baixo
Matthew Skoller -harmônica





1 Baby Chile
2 Tell Me Why
3 Walkin'
4 Young Boy's Blues
5 In the Open
6 You Gave Me the Blues
7 Home Goin'
8 When I'm Lonely
9 A Change Must Come
10 Rocket 88
11 Garbage Man

S.M.V. - Thunder (2008)



Posso dizer que é uma baixaria?

Stanley Clarke – baixo elétrico e acústico
Marcus Miller – baixo,clarinete,sints
Victor Wooten – baixo

George Duke -Clavinet,Mini Moog(3, 6)
Chick Corea -piano(4)
Butterscotch -vocal,beatboxing(2, 9, 11)
Ruslan Sirota -teclados(1)
Ronald Bruner Jr. -bateria(1, 10, 13)
Patches Stewart -trompete(1, 6)
Steve Baxter -trombone(1, 6)
Ariel Mann -sints(1)
Derico Watson -bateria(3)
Poogie Bell -bateria(5, 6)
Kevin Ricard -percussão(4, 5, 7)
J.D. Blair -bateria(9)
Karlton Taylor -teclados(9)

1 Maestros de Las Frecuencias Bajas (Stanley Clarke)
2 Thunder (Marcus Miller)
3 Hillbillies on a Quiet Afternoon (Victor Wooten, Clarke)
4 Mongoose Walk (Wooten, Miller, Clarke)
5 Los Tres Hermanos (Miller)
6 Lopsy Lu - Silly Putty (Medley) (Clarke)
7 Milano (Miller)
8 Classical Thump (Jam) (Wooten)
9 Tutu (Miller)
10 Lil' Victa (Clarke)
11 Pendulum (Clarke, Miller, Wooten, Antoinette Clinton)
12 Lemme Try Your Bass (Interlude) (Clarke, Miller)
13 Grits (Miller)

Tony Levin - Pieces of the Sun (2002)


Ele começou a estudar baixo acústico em 1956, aos 10 anos de idade. A partir daí, Tony Levin tornou-se um dos mais respeitados músicos no instrumento e uma referência quando o assunto é Chapman Stick. Sua primeira participação em disco foi no álbum auto-entitulado de Lou Christie, em 1963. Aí foi sendo requisitado por gente do calibre de Peter Gabriel, King Crimson, Lou Reed, Buddy Rich, Eumir Deodato, Alice Cooper no Welcome to my Nightmare, John Lennon e a lista vai longe.

Tony Levin -baixos,stick
Larry Fast(Nektar) -sints
Jesse Gress(Todd Rundgren) -guitarras
Jerry Marotta(Peter Gabriel...) -bateria
com
The California Guitar Trio(Bert Lams,Hideyo Moriya e Paul Richards)

1 Apollo
2 Geronimo
3 Aquafin
4 Dog One (P. Gabriel)
5 Tequila
6 Pieces of the Sun
7 Phobos
8 Ooze
9 Blue Nude Reclining
10 The Fifth Man
11 Ever the Sun Will Rise
12 Silhouette

Truth and Janey - No Rest For The Wicked (1976)



Essa foi uma banda americana que lançou 2 discos de estúdio e 1 ao vivo, esse é o primeiro deles e se tornou um clássico. Eles pegaram o título daquele álbum do Jeff Beck prá batizar a banda e além do Beck, têm influ de outros power-trios como Cream e Hendrix Experience. O Billy Lee é um tremendo guitarrista e passou o talento para o filho, Brice Janey.

Billy Lee Janey -guitarra(Gibson Firebird) e vocal
Steve Bock -baixo e guitarra
Denis Bunce -bateria

1 No Rest For The Wicked
2 Birth Of The Heart
3 Universal Light
4 A Child
5 Building Walls
6 Tunnel Of Tomorrow
7 The Light
8 One Down One To Go
9 White Bread
10 My Mind
11 As I Am
12 Ain’t No Tellin
13 Hard Road

Five Peace Band - Live (2009)



Esse foi um mega projeto criado no ano passado que excursionou bastante até o Corea reunificar o Return to Forever. Five "Peace" Band faz um trocadilho com "banda de 5 membros" e é o título de uma faixa no cd Floating Bridge do McLaughlin, sendo q parte do repertório vem desse cd e do anterior, Industrial Zen, parte são composições do Corea e uma é um meddley do Miles Davis(3 cd2) mas o tratamento as faz quase inéditas.
A amizade entre o Mc e o Corea vem desde a participação deles nos álbuns In a Silent Way e Bitches Brew do Miles Davis e talvez prá celebrar isso eles incluíram esse meddley, convidando outro colaborador do Miles, o Herbie Hancock.
O Kenny Garrett é outro que foi aluno do Miles e o Colaiuta e o McBride dispensam apresentações. Se alguém procura uma definição prá virtuosismo e emoção, essa é uma sugestão.

John McLaughlin -guitarra
Chick Corea -piano e teclados
Kenny Garrett -sax
Christian McBride -baixo acústico e elétrico
Vinnie Colaiuta -bateria
com
Herbie Hancock -teclados(3 cd2)

Cd 1
1 Raju
2 The Disguise
3 New Blues, Old Bruise
4 Hymn To Andromeda

Cd 2
1 Dr. Jackle
2 Senor C.S.
3 In A Silent Way/It's About That Time
4 Someday My Prince Will Come

Aquarium Rescue Unit - The Calling (2003)




Essa é uma jam band que se reúne ocasionalmente e é formada basicamente por músicos que giram em torno da Allman Brothers. Jimmy Herring é o excelente guitarrista que substituiu Dickey Betts e Oteil Burbridge é o super baixista a quem coube substituir Allen Woody. Só que o som deles aí é bem diferente, um fusion funk bem legau.

Jimmy Herring(Jazz is Dead, Project Z) -guitarra
Kofi Burbridge(Derek Trucks) -teclados,flauta,vocal
Oteil Burbridge -baixo
Paul Henson -vocal
Count Mbutu -percussão
Derek Trucks(Allman Bros) -guitarra slide
Myrna Clayton -vocal
Andrea Hopkins -vocal
Bryan Lopes -sax
Eric Alexander -trombone
Sam Skelton -sax

1 Hurt No More
2 The Calling
3 Nice
4 Through the Fire
5 No Egos
6 Precious Child
7 King in the Making
8 Ride Burbridge 6:36
9 Page in Time
10 How Ya Livin
11 Reflections
12 Usaidtheredbefish

Colosseum - Those Who Are About To Die Salute You (1969)



Essa foi uma das bandas mais expressivas surgidas no cenário do rock progressivo à partir do meio dos anos 60 e ao mesmo tempo uma das mais subestimadas.A música deles é um mix de rock,jazz e blues que usa progressões de acordes e variações de estrutura bem pouco convencionais.
O Colosseum foi formado em 68 por Jon Hiseman(bateria),Tony Reeves (baixo) e Dave Greenslade (órgão,piano e vibrafone).Isso aconteceu depois que John Mayall dissolveu sua Bluesbreakers;Hiseman e Reeves tocavam nela e convidaram outro ex-membro,o saxofonista Dick Heckstall-Smith.Hiseman e Heckstall-Smith eram velhos conhecidos pois já haviam tocado juntos na Graham Bond Organisation.Heckstall tinha entrado em 63 prá substituir John McLaughlin e Hiseman entrou em 66 quando Ginger Baker saiu prá formar o Cream.Dave Greenslade havia deixado a banda Chris Farlowe's Thunderbirds na mesma época e prá completar na guitarra e vocais convidaram Jim Roche que ficou umas poucas semanas,sendo substituído por James Litherland.
Essa formação tocou nos dois primeiros álbuns da banda.

1 Walking In The Park (Graham Bond)
2 Plenty Hard Luck (Colosseum)
3 Mandarin (Reeves/Greenslade)
4 Debut (Colosseum)
5 Beware The Ides Of March (Colosseum)
6 The Road She Walked Before (Heckstall-Smith)
7 Backwater Blues (Leadbelly)
8 Those About To Die (Colosseum)

Alias Eye - Field of Names (2001)



Essa banda é alemã e faz um Rock Progressivo ligeiramente melódico pela incorporação de elementos de Smooth Jazz nos arranjos, que são muito bem trabalhados.
Fãs de Saga, Sylvan, Marillion e Kansas vão curtir.

Philip Griffiths -vocal
Frank Fisher -baixo
Matthias Richter -guitarras
Vytas Lemke -teclados
Ludwig Benedek -bateria
com
Martin Griffiths(Beggar's Opera) -vocal[9]
Christian Schimanski -violão
Werner Stephan -vocal
Timo Wagner -sax[9]

1 Field of Names
2 Premortal Dance
3 Wasteland
4 Just Another Tragic Song
5 Driven
6 River Running
7 Hybrid
8 Mystery
9 The Readiness Is All
10 An End in Itself

Keats - Keats (1984)

  


Com o nome derivado do poeta romântico inglês John Keats, essa banda era praticamente o The Alan Parsons Project inteiro. Inicialmente músicos experientes reunidos em estúdio pelo Eric Woolfson que em 84 quiseram ter vida independente e controle sobre sua criação. Contudo, mesmo sem as composições do Woolfson, o som ficou muito pararecido com o do APP; um pouco mais técnico, talvez. O próprio Alan Parsons produziu e foi engenheiro do disco.

Colin Blunstone(Zombies) -vocal
Ian Bairnson(Pilot) -guitarra
David Paton(Pilot) -baixo, sints, vocal
Stuart Elliott(10cc) -bateria e perc
Pete Bardens(Camel) -teclados e piano

1 Heaven Knows
2 Tragedy
3 Fight to Win
4 Walking on Ice
5 How Can You Walk Away
6 Turn Your Heart Around
7 Avalanche
8 Give It Up
9 Ask Mo Questions
10 Night Full of Voices
11 Hollywood Heart
12 Interview with Ian Bairnson and Alan Parsons