quarta-feira, 25 de maio de 2016

Tampa Red - Don't Tampa With The Blues (1960)







Tampa Red foi um pioneiro do blues em Chigago e foi uma das maiores influências das gerações posteriores de guitarristas, aí incluindo Muddy Waters e Elmore James. Ele é autor de inúmeros clássicos — It Hurts Me Too, por exemplo foi gravada por centenas de músicos, de B.B. King a Eric Clapton. Sua habilidade lhe valeu o título de "Guitar Wizard"; ninguém mais o recebeu. Ele desenvolveu uma técnica de slide em uma única corda, sem travar as demais que é muito imitada por Clapton. Tampa Red também foi um pioneiro no uso dos ressonadores da National Steel. Nos anos 30 era difícil para um guitarrista competir em volume com os metais e o ressonador deu uma boa ajuda. Com seu cone e corpo metálicos ele alcançava um volume maior e funcionava como um alto-falante estéreo. A National Steel fez uma unidade das mais sofisticadas e a única folhada a ouro para ele, com seu nome gravado. 
Tampa Red recebeu esse apelido porque foi criado na Flórida — nasceu na Georgia — e por causa do cabelo avermelhado. No final dos anos 20 ele chegou em Chicago onde tocou em diversos combos. Ali ele inventou um tipo de blues chamado "hokum" que consistia no blues tradicional em melodias cativantes e letras cômicas. Aí ele se notabilizou também pelo uso do kazoo. Ele estabeleceu parceria duradoura com o pianista Big Maceo Merriweather. Essa dupla mais outros pioneiros como Sonny Boy Williamson I, Big Bill Broonzy, Memphis Slim e Sunnyland Slim, pavimentaram a estrada para geração seguinte de Muddy Waters, Willie Dixon, Howlin Wolf, etc. 
Nos anos 50 sua carreira já estava em declínio quando Big Maceo faleceu aos 47 anos. Isso o abalou profundamente e a morte da sua esposa, logo depois, o derrotou. Tampa Red tornou-se alcoólatra, parou de tocar nos anos 60 e faleceu em 1981. Sua National Steel havia sido roubada e foi encontrada num galinheiro. A Golden Style 4 National foi vendida para o Experience Music Project de Seatle por 85 mil dólares.




Tampa Red - violão, ressonador National Steel, vocal, kazoo




1   I'm A Stranger Here
2   Let Me Play With Your Poodle
3   Goodbye, Baby
4   Things About Coming My Way
5   Kansas City Blues
6   You Better Do Right
7   Louise Blues
8   It's Tight Like That
9   You Got To Lover Her With A Feeling
10 Boogie Woogie Woman