quinta-feira, 27 de maio de 2021

Jimmy Herring - Lifeboat (2008)






Bem, se eu começasse a adjetivar o Jimmy Herring, faltaria espaço para o resto do post. Ele é um dos meus guitarristas favoritos e este é um dos meus álbuns favoritos. 
Herring começou a tocar música com um sax na banda da escola e seu interesse era pelo jazz. Aos 13 anos mudou para a guitarra, na qual demonstrou muito mais talento. Suas influências foram Steve Morse e Al Di Meola. Ele se aperfeiçoou na Berklee e no Musicians Institute e sua técnica tornou-se mais elástica que a de Alan Holdsworth. Seguiu carreira como músico acompanhante e integrou a Allman Brothers, a The Dead, a Jazz is Dead e a Frogwings. Formou a Aquarium Rescue Unit, a Project Z e hoje é o guitarrista da banda Widespread Panic, além de dividir um projeto com John McLaughlin.

Lifeboat é seu álbum de estréia como artista solo e a capa já dá uma dica do que ele procurou para compô-lo: ele próprio. A moça na proa é sua mãe na lua-de-mel e a foto foi tirada por seu pai. Todos os músicos que participam do disco são seus amigos de longa data e todos já tocaram entre si em algum momento. 
Inicialmente era para ser uma banda com Derek Trucks tocando em todas as faixas mas não foi possível conciliar as agendas e a direção e os arranjos mudaram um pouco, com os convidados flutuando pelas faixas. O clima varia de alegre e otimista a intimista e emocional. A linguagem também varia, mas levada pelo lado melódico do jazz.
É uma edição bastante simplória do selo Abstract Logix, num digipack sem um folheto, e não houve edição em vinil. Claro que um diamante embrulhado em jornal ainda é um diamante.




Jimmy Herring - guitarras
Kofi Burbridge - piano, flauta
Oteil Burbridge - baixo
Jeff Sipe - bateria
com
Greg Osby - sax alto, sax soprano 
Derek Trucks - guitarra slide (3, 4)
Matt Slocum - teclados
Scott Kinsey - teclados (2)
Bobby Lee Rodgers - guitarra rítmica (1)
Ike Stubblefield - Hammond B3 (4)
Tyler Greenwell - bateria (4)




1  Scapegoat Blues  
2  Only When It's Light  
3  New Moon  
4  Lifeboat Serenade  
5  One Strut  
6  Jungle Book Overture  
7  Lost  [Wayne Shorter]  
8  Transients  
9  Gray Day  
10 Splash