terça-feira, 3 de março de 2020

Genesis - Nursery Cryme (1971)







Nursery Cryme é o terceiro disco da Genesis e o primeiro com Phil Collins e Steve Hackett como membros. Collins veio da Flaming Youth e foi uma recomendação do dono da gravadora Charisma, Tony Stratton Smith. Steve Hackett havia publicado um anúncio na revista Melody Maker procurando por músicos comprometidos e que buscassem expandir horizontes, ou coisa parecida. Quem respondeu o anúncio foi Peter Gabriel e Hackett entrou praticamente sem uma audição. 
Depois de seis meses na estrada, o álbum começou a ser gravado. A maioria das músicas foi composta enquanto Anthony Phillips ainda estava na banda, mas elas adquiriram um ar mais pesado e sólido, tanto pela adição da guitarra de Hackett, como em função das apresentações ao vivo. Aí cabe lembrar que Anthony Phillips saiu da banda por ter fobia de palco e não por desavença ou descontentamento.
Seu antecessor, Trespass, colocou a Genesis na cena prog, e Nursery Cryme trouxe o formato ideal e final que seria o som da banda até a saída de Hackett. 




Peter Gabriel - vocal, flauta, percussão
Steve Hackett - guitarra, violão 12 cordas
Tony Banks - órgão, Mellotron, piano, piano elétrico, violão 12 cordas, voz
Michael Rutherford - baixo, pedais, violão 12 cordas, voz
Phil Collins - bateria, percussão, voz




1 The Musical Box
2 For Absent Friends
3 The Return Of The Giant Hogweed
4 Seven Stones
5 Harold The Barrel
6 Harlequin
7 The Fountain Of Salmacis