quarta-feira, 24 de novembro de 2010

The Baker Gurvitz Army - S/T (1974)

Quando surgiram rumores de que Ginger Baker estava se associando aos irmãos Adrian e Paul Gurvitz houve certo rebuliço. Afinal eram três dos mais duros e descompromissados músicos da época e esperava-se uma banda afiada e explosiva.
Os fãs não se decepcionariam. O resultado foi o primeiro trio realmente "power" desde o fim do Cream.

É bem verdade que as coisas não andavam muito boas pro Baker nessa época. Ele tinha desmanchado sua banda Ginger Baker's Airforce e ido prá Africa, explorar o Sahara num Land Rover, e musicalmente falando, só fez umas coisas com o Fela Kuti e tal.




Com os irmãos Gurvitz não era muito diferente. Eles tinham tido sucesso com a banda Gun mas estavam à procura de um novo caminho. O guitarrista Adrian e o baixista Paul iniciaram a carreira com o nome de Curtis mas logo mudaram para o nome de família mesmo. A primeira banda profissional foi a The Knack mas quando o tecladista saiu, eles seguiram em trio como "Gun".



Adrian tinha apenas 17 anos mas já tinha tocado com Screaming Lord Sutch e a Gun acabou sendo descoberta por Ronnie Scott, proprietário do famoso clube de Londres que leva seu nome. Eles gravaram vários singles mas mudaram de direção e fundaram a banda Three Man Army.


O passo mais ambicioso foi quando decidiram substituir o baterista por nada menos que Ginger Baker.


Peter "Ginger" Baker nasceu ao sul de Londres em 1939 e é um homem de múltiplos interesses: do jazz à pintura e também o ciclismo de velocidade, ao que é atribuída sua força extra nas pernas para operar os dois bumbos. Auto didata, ele até construiu sua própria bateria quando era muito pobre para comprar uma e sua iniciação foi em diversos combos de jazz até entrar para a Graham Bond Organisation, a primeira banda de jazz-rock da história e onde conheceria seu futuro companheiro de Cream, Jack Bruce. Depois do Cream e do Blind Faith ele fundou seu super grupo Ginger Baker's Airforce com caras como Graham Bond, Phil Seaman, Denny Laine e Steve Winwood. Eles fizeram concertos memoráveis e gravaram dois discos ao vivo mas o projeto era muito dispendioso e Baker perdeu muito dinheiro nisso. Se mandou prá Africa, fundou um estúdio em Lagos na Nigéria e abandonou as baquetas para se dedicar aos esportes e negócios.
Evidentemente não estava muito decidido e em 74 topou formar o Baker Gurvitz Army. O primeiro e auto-entitulado disco saiu no mesmo ano e foi uma mistura bastante dinâmica de temas para guitarra de rock pesado, impulsionada pela bateria irrepreensível do Baker.
Para o segundo disco a banda foi aumentada com um cantor chamado Snips, vindo da banda The Sharks, e por um tecladista de nome Pete Lemer, saído da Seventh Wave.
Eles gravaram um terceiro disco mas por problemas de choque de personalidades a banda acabou em seguida.Ainda durante as gravações, os irmãos Gurvitz tinham se associado ao baterista do Moody Blues, Graeme Edge, sem dar satisfação ao Baker e, ainda por cima, o produtor deles morreu num acidente de avião...motivos não faltaram.
Baker formou a banda Energy e depois se associou à Vincent Crane no Atomic Rooster e Hawkwind, participando de inúmeros projetos desde então, inclusive a Masters Of Reality e o BBM, além de cultivar azeitona na Itália e jogar polo.
Os irmãos seguiram na "Graeme Edge Band" com a qual gravaram dois discos.Depois, Adrian se tornou escritor e produtor em Los Angeles,trabalhando até para a Witney Huston e Paul Gurvitz seguiu mais ou menos parecido, trabalhando com Jermaine Jackson, entre outros.




Ginger Baker -bateria,perc,vibrafone,vocal
Adrian Gurvitz -guitarra,vocal
Paul Gurvitz -baixo,vocal
Madeline Bell -vocal
Rosetta Hightower -vocal
Barry St. John -vocal
Liza Strike -vocal

1 Help Me
2 Love Is
3 Memory Lane
4 Inside of Me
5 I Wanna Live Again
6 Mad Jack
7 4 Phil
8 Since Beginning

The Aynsley Dunbar Retaliation - S/T (1969)


Aynsley Dunbar é um dos mais refinados e versáteis bateristas do rock. Tocou com Frank Zappa, David Bowie, com Jeff Beck no Truth, Journey, Jefferson Starship e com muito mais gente. O início da carreira foi acompanhando os bluesmen Champion Jack Dupree e Eddie Boyd e por isso acabou tocando também com John Mayall. Sob essa influência é que ele criou sua banda Retaliation. Gravaram juntos três bons discos e lançaram ainda um quarto, com material não aproveitado nos outros e parte dos membros originais.

Aynsley Dunbar -bateria
Victor Brox -órgão,metais,violão 12
Alex Dmochowski -baixo
John Moorshead -guitarra,vocal

1 Watch 'N' Chain
2 My Whiskey Head Woman
3 Trouble No More
4 Double Lovin'
5 See See Baby
6 Roamin' And Ramblin'
7 Sage Of Sidney Street
8 Memory Of Pain
9 Mutiny