terça-feira, 7 de dezembro de 2010

The Edgar Broughton Band - Wasa Wasa (1969)


The Edgar Broughton Band foi formada em Warwick na inglaterrra por volta de 67 e em 68 surgiu no cenário underground londrino.Era liderada pelos irmãos Broughton, o vocalista e guitarrista Edgar e o baterista Steve, mais o baixista Arthur Grant e o guitarrista Victor Unitt que tinha estado anteriormente na Pretty Things.O som deles no começo era basicamente o blues-rock, que tinha grande audiência na época, mas aos poucos foi entrando pela psicodelia, o que levaria o Victor Unitt a deixá-los momentaneamente.Seu traço mais marcante era a politização das canções, levada pela ironia e humor negro.


O primeiro contrato foi com o prestigiado sêlo Harvest, normalmente mais dedicado ao prog, pelo qual lançaram dois singles em 68 mesmo e em 69, o primeiro LP: Wasa Wasa.Prá divulgá-lo eles embarcaram numa série de concertos gratuitos, muitos deles em cima de um caminhão e correndo o risco de serem presos.


Deu certo, logo eles fizeram seu séquito e foram convidados a transportar a ferocidade das suas apresentações ao vivo dentro dos estúdios Abbey Road em nove de dezembro de 1969.Essa apresentação foi gravada mas só uma faixa acabou sendo lançada na época: "Out, Demons Out!", que era uma adaptação da música "Exorcising The Demons Out Of The Pentagon" do The Fugs.O restante das gravações só seria lançado em 2004 no "Keep Them Freaks a Rollin'".


O segundo álbum, Sing Brother Sing saiu em 70 e um pouco depois eles chegaram à conclusão que um trio era limitante às suas pretenções e decidiram convidar o Victor Unitt prá retornar à banda.Com ele reintegrado eles gravaram seu melhor trabalho, o auto-entitulado Edgar Broughton Band.


Em seguida veio Inside Out, após o qual Unitt saiu de novo.
Em 75 eles assinaram contrato com o sêlo NEMS, mais voltado ao hard, mas por problemas jurídicos ficaram afastados do estúdio por vários mêses.O guitarrista John Thomas se juntou à banda e eles lançaram o LP Bandages, após o qual a banda se separou por pouco tempo.
Em 76 a banda retornou com Terry Cottan substituindo John Thomas na guitarra e gravou o Live Hits Harder, que não foi lançado até 79.Com isso eles se separaram novamente.


Em 79 os irmãos Broughton com o baixista Arthur Grant remontaram a banda como um sexteto, chamando Tom Norden e Pete Tolsen para as guitarras mais o tecladista Richard DeBastion, só que agora sob o nome de The Broughtons.Lançaram Parlez-Vous English? e mais tarde "Superchip: The Final Silicon Solution?".
Depois disso veio nova dissolução.Exporadicamente eles se reuniram para pequenas excursões pela Europa nos anos 90 e em 2006 retomaram a estrada com uma nova formação estável e a gravação de um disco ao vivo.
Um disco novo é esperado para breve.




Edgar Broughton -guitarra,teclados,vocal
Steve Broughton -bateria,teclados,vocal
Arthur Grant -baixo,teclados,vocal
Victor Unitt -guitarra

1 Death of an Electric Citizen
2 American Boy Soldier
3 Why Can't Somebody Love Me?
4 Neptune
5 Evil
6 Crying
7 Love in the Rain
8 Dawn Crept Away
9 Messin' With the Kid [*]
10 Waterloo Man [*]
11 Jacqueline [*] (Big Bill Broonzy)
12 Tellin' Everybody [*/demo]
13 Untitled Freak Out [*]

Wasa wasa é uma expressão esquimó que significa "de longe,muito longe". O disco tem um clima cínico, hora lembrando Zappa, e permanecendo como uma audição obrigatória e um documento de um momento muito especial. A música "American Boy Soldier" é considerada, junto com War Pigs do Sabbath, uma das melhores contribuições do rock contra a guerra do Vietnam.
Shot down from my plane
Never be the same again
I was just 16 years old ...

Stone The Crows - Ode to John Law (1970)


A Stone foi formada na Escócia aí pelo final dos anos 60. O som deles era uma mistura bem bacana de Blues, Rock e Soul e de pub em pub eles ganhando reconhecimento. Tinham tudo prá ir muito longe: Dois vocalistas excelentes, um guitarrista ótimo e uma cozinha competente. Maggie Bell, quisesse ela ou não, era imediatamente comparada à janis Joplin. James Dewar, o Wiskey Voice, também era um bom compositor e baixista, que seria eternizado como o grande parceiro de Robin Trower.
Infelizmente, em 72 uma tragédia atravessou o caminho deles: o guitarrista Les Harvey morreu eletrocutado em pleno palco. Ele teria pego o fio de um microfone que não estava aterrado. A banda tentou seguir mas não deu, e cada um seguiu seu caminho.
James Dewar também é falecido.


Colin Allen -bateria
Maggie Bell -vocal
Jimmy Dewar -baixo,vocal
Les Harvey -guitarra
John McGinnis -órgão,piano

1 Sad Mary
2 Friend
3 Love
4 Mad Dogs and Englishmen
5 Things Are Getting Better
6 Ode to John Law
7 Danger Zone
8 Things Are Getting Better

John Medeski, Robert Randolph & North Mississippi Allstars - The Word (2001)


John Medeski é um aclamado organista de jazz e já se apresentou em São Paulo com seu trio Medeski, Martin & Wood, um dos grupos mais inovadores hoje em dia.


Robert Randolph é um jovem fenômeno na guitarra lap-steel.


North Mississippi Allstars é um grupo de jovens músicos que se dedicam a revisitar o blues.
Juntos eles realizaram esse projeto instrumental baseado no Gospel (o verdadeiro, a raíz, não essa nhaca fedida que toca nos templos hoje) que foi o número um entre os álbuns de blues da Billboard e esteve entre os vinte mais da internet em 2001. Evidentemente que o Gospel é só um tema passado a Rock, Blues, Soul e Funk.



John Medeski -órgão,piano
Robert Randolph -pedal steel
Chris Chew -baixo
Cody Dickinson -bateria,Washboard
Luther Dickinson -guitarra

1 Joyful Sounds
2 Call Him By His Name
3 Blood on That Rock
4 Without God
5 Waiting on My Wings
6 At the Cross
7 I'll Fly Away Brumley
8 I Shall Not Be Moved
9 Keep Your Lamp Trimmed and Burning
10 Sem Título
11 Joyful Sounds (Reprise)

Howlin' Wolf - Howlin' Wolf & Moanin' In The Moonlight (1962, 1958)



No Blues, não houve um cara maior do que ele. Verdade. Ele tinha quase dois metros e pesava mais de 130 quilos, quando magro, e a despeito do tamanho, ninguém tinha tanta capacidade para endoidar uma platéia. Chester Arthur Burnett nasceu em West Point em 1910. Seu pai era um fazendeiro e ele ficou nessa até seus 18 anos, quando conheceu o mestre do Delta Blues, Charley Patton. Com Patton ele aprendeu guitarra sem nunca ter sequer chegado perto da complexidade técnica dele, mas absorveu seu jeito vocal e a arte de entreter. Mais adiante sua meia-irmã casou-se com Sonny Boy Williamson e esse cidadão lhe ensinou a tocar harmônica. Precisa mais o quê? Ele foi um dos primeiros caras vistos com uma guitarra elétrica e foi tocando por aí, em volta de Memphis, até mais oumenos 1953, quando assinou contrato com a gravadora Chess e mudou-se prá Chicago. Daí em diante ele entrou para a nata do blues. Teve parcerias com Willie Dixon e Hubert Sumlin, excursionou a Europa toda e foi um daqueles caras que influenciaram todas as grandes bandas de rock. Os Stones gravaram The Red Rooster e ficaram em 1º lugar nas paradas, o mesmo aconteceu com The Doors, Electric Flag, Blues Project, Cream, Jeff Beck e o Led plagiou descaradamente Killing Floor. Nos anos 70 ele sofreu um grave acidente de carro. Atirado pelo pára-brisa, Howlin' ficou com sequelas, principalmente nos rins. Também sofreu vários ataques do coração e com a saúde em rápido declínio, acabou por falecer após uma cirurgia de emergência em 10 de janeiro de 76.





. Howlin' Wolf, 1962

Howlin' Wolf - vocal, guitarra, harmônica
Hubert Sumlin - guitarra
Jimmy Rogers - guitarra
Willie Johnson - guitarra 
Smokey Smothers - guitarra
Otis Spann - piano
Henry Gray - piano
Hosea Lee Kennard - piano
Johnny Jones - piano
Abe Locke - sax tenor
Willie Dixon - baixo
Sammy Lay - bateria
Earl Phillips - bateria
Fred Below - bateria
S.P. Leary - bateria

1   Shake For Me
2   The Red Rooster
3   You'll Be Mine
4   Who's Been Talkin'
5   Wang Dang Doodle
6   Little Baby
7   Spoonful
8   Going Down Slow
9   Down In The Bottom
10 Back Door Man
11 Howlin' For My Baby
12 Tell Me


. Moanin' In The Moonlight, 1958

Howlin' Wolf - vocal, guitarra, harmônica, baixo
Hubert Sumlin - guitarra
Jody Williams - guitarra
Willie Johnson - guitarra
Lee Cooper - guitarra
L.D. McGhee - guitarra
Otis Spann - piano
Ike Turner - piano
Hosea Lee Kennard - piano
Adolph "Billy" Dockins - sax tenor
Willie Dixon - baixo
S.P. Leary - bateria
Willie Steel - bateria
Earl Phillips - bateria

13 Moanin' At Midnight
14 How Many More Years
15 Smokestack Lightnin'
16 Baby How Long
17 No Place To Go
18 All Night Boogie
19 Evil
20 I'm Leavin' You
21 Moanin' For My Baby
22 I Asked For Water (She Gave Me Gasoline)
23 Forty Four
24 Somebody In My Home


 

Rod Price - Open (2000)


Ele era inglês e estreou substituindo o Paul Kossoff na Black Cat Bones. Um álbum depois ele saiu para fundar a Foghat. Guitarrista de extrema abilidade, principalmente nos slides, ele foi o responsável pelo sucesso da banda nos anos 70, atuando em 10 álbuns. De 80 a 90 ele sumiu, retornando para uma parceria com o vocalista da Foghat, Lonesome Dave Peverett. Depois disso ele se voltou para suas raízes no blues, gravando 2 ótimos álbuns antes de sua morte em 2005.
Esse disco aí em baixo tem clássicos dos grandes mestres bluseiros com sua assinatura na guitarra e é dedicado à memória do Dave Peverett.



Rod Price -guitarra,slide
Tom Dawes -guitarra,baixo,vocal
Kinny Landrum -piano,Hammond,vocal
Bruno Ravel -baixo
John O. Reilly -bateria
Shakey Vick -gaita,vocal

1 Sitting on Top of the World
2 Walking Blues [Robert Johnson]
3 Key to the Highway [Big Bill Broonzy]
4 Dynaflate
5 Bluebird Blues [Sonny Boy Williamson]
6 Long Distance Call [Muddy Waters]
7 Got Love It You Want It [Slim Harpo]
8 One More Time
9 The Stumble [Freddie King]
10 Elevator Woman [Sonny Boy Williamson]