terça-feira, 7 de dezembro de 2010

The Edgar Broughton Band - Wasa Wasa (1969)


The Edgar Broughton Band foi formada em Warwick na inglaterrra por volta de 67 e em 68 surgiu no cenário underground londrino.Era liderada pelos irmãos Broughton, o vocalista e guitarrista Edgar e o baterista Steve, mais o baixista Arthur Grant e o guitarrista Victor Unitt que tinha estado anteriormente na Pretty Things.O som deles no começo era basicamente o blues-rock, que tinha grande audiência na época, mas aos poucos foi entrando pela psicodelia, o que levaria o Victor Unitt a deixá-los momentaneamente.Seu traço mais marcante era a politização das canções, levada pela ironia e humor negro.


O primeiro contrato foi com o prestigiado sêlo Harvest, normalmente mais dedicado ao prog, pelo qual lançaram dois singles em 68 mesmo e em 69, o primeiro LP: Wasa Wasa.Prá divulgá-lo eles embarcaram numa série de concertos gratuitos, muitos deles em cima de um caminhão e correndo o risco de serem presos.


Deu certo, logo eles fizeram seu séquito e foram convidados a transportar a ferocidade das suas apresentações ao vivo dentro dos estúdios Abbey Road em nove de dezembro de 1969.Essa apresentação foi gravada mas só uma faixa acabou sendo lançada na época: "Out, Demons Out!", que era uma adaptação da música "Exorcising The Demons Out Of The Pentagon" do The Fugs.O restante das gravações só seria lançado em 2004 no "Keep Them Freaks a Rollin'".


O segundo álbum, Sing Brother Sing saiu em 70 e um pouco depois eles chegaram à conclusão que um trio era limitante às suas pretenções e decidiram convidar o Victor Unitt prá retornar à banda.Com ele reintegrado eles gravaram seu melhor trabalho, o auto-entitulado Edgar Broughton Band.


Em seguida veio Inside Out, após o qual Unitt saiu de novo.
Em 75 eles assinaram contrato com o sêlo NEMS, mais voltado ao hard, mas por problemas jurídicos ficaram afastados do estúdio por vários mêses.O guitarrista John Thomas se juntou à banda e eles lançaram o LP Bandages, após o qual a banda se separou por pouco tempo.
Em 76 a banda retornou com Terry Cottan substituindo John Thomas na guitarra e gravou o Live Hits Harder, que não foi lançado até 79.Com isso eles se separaram novamente.


Em 79 os irmãos Broughton com o baixista Arthur Grant remontaram a banda como um sexteto, chamando Tom Norden e Pete Tolsen para as guitarras mais o tecladista Richard DeBastion, só que agora sob o nome de The Broughtons.Lançaram Parlez-Vous English? e mais tarde "Superchip: The Final Silicon Solution?".
Depois disso veio nova dissolução.Exporadicamente eles se reuniram para pequenas excursões pela Europa nos anos 90 e em 2006 retomaram a estrada com uma nova formação estável e a gravação de um disco ao vivo.
Um disco novo é esperado para breve.




Edgar Broughton -guitarra,teclados,vocal
Steve Broughton -bateria,teclados,vocal
Arthur Grant -baixo,teclados,vocal
Victor Unitt -guitarra

1 Death of an Electric Citizen
2 American Boy Soldier
3 Why Can't Somebody Love Me?
4 Neptune
5 Evil
6 Crying
7 Love in the Rain
8 Dawn Crept Away
9 Messin' With the Kid [*]
10 Waterloo Man [*]
11 Jacqueline [*] (Big Bill Broonzy)
12 Tellin' Everybody [*/demo]
13 Untitled Freak Out [*]

Wasa wasa é uma expressão esquimó que significa "de longe,muito longe". O disco tem um clima cínico, hora lembrando Zappa, e permanecendo como uma audição obrigatória e um documento de um momento muito especial. A música "American Boy Soldier" é considerada, junto com War Pigs do Sabbath, uma das melhores contribuições do rock contra a guerra do Vietnam.
Shot down from my plane
Never be the same again
I was just 16 years old ...

Nenhum comentário: