domingo, 6 de junho de 2021

Peter Frampton - Frampton Comes Alive! (1976)






No mesmo ano em que Steve Marriott lançou seu primeiro álbum solo, Peter Frampton lançou seu primeiro ao vivo. Foi um sucesso estrondoso que deve ter surpreendido a ele próprio. Dez milhões de cópias vendidas, o disco duplo ao vivo mais vendido da história.
Frampton tinha 21 anos quando trocou a Humble Pie pela carreira solo. Lançou quatro discos de estúdio sem muito brilho mas que mostraram uma gradual evolução como músico, como instrumentista. Então veio "Comes Alive!" como resultado de algumas apresentações realmente memoráveis em energia e performance, principalmente no Winterland de São Francisco. As músicas de estúdio ganharam versões definitivas nesse disco, muito melhores que as originais.
Mas ele é mesmo tão bom? Como registro de um extraordinário guitarrista, sim. As músicas são bem conhecidas: pop-rock bem feito, direcionado ao consumo. Nada que lembre a Humble Pie, senão o guitarrista. Muita gente critica o excesso de Talkbox mas eu digo que não é nada fácil de usar e muito mais difícil de se fazer um solo fluido com o dispositivo. E os solos de Frampton, com ou sem Talkbox, são muito, muito bons.
O sucesso tão grande e repentino mexeu com o rapaz de 26 anos. Ele aceitou atuar no filme "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", de Robert Stigwood, mesmo com todos a sua volta dizendo para não fazê-lo. Demorou muito tempo para que voltasse a ser visto como um músico sério.




Peter Frampton - guitarra, vocal, Talkbox
Bob Mayo - guitarra, piano Fender Rhodes, grand piano, órgão, vocal
Stanley Sheldon - baixo, vocal
John Siomos - bateria




CD 1
1   Introduction / Somethin's Happening
2   Doobie Wah
3   Lines On My Face
4   Show Me The Way
5   It's A Plane Shame
6   Wind Of Change
7   Just The Time Of Year (Previously Unreleased)
8   Penny For Your Thoughts
9   All I Want To Be (Is By Your Side)
10 Baby, I Love Your Way
11 I Wanna Go To The Sun

CD 2
1 Nowhere's Too Far For My Baby (Previously Unreleased)
2 (I'll Give You) Money
3 Do You Feel Like We Do
4 Shine On
5 White Sugar (Previously Unreleased)
6 Jumping Jack Flash
7 Day's Dawning (Previously Unreleased)