sábado, 28 de abril de 2012

Tina Brooks - True Blue (1960)


Olha, o nome dele é Haroldo. O Tina aí é variação de "tiny" ou "teeny", sacou? Então não se fala mais nisso, mesmo porque o cara é um gigante do sax que teve uma carreira extremamente curta. Culpa da heroína. As gravações mais importantes dele foram todas pelo sêlo Blue Note entre 1956 e 61, depois disso ele não gravou mais nada, até falecer em 74. Seu disco de estréia, Minor Move, só foi lançado uns vinte anos depois mas hoje ele é reverenciado pela sofisticação ao compor e pela maneira passional com que tocava.

Tina Brooks -sax tenôr
Freddie Hubbard -trompete
Duke Jordan -piano
Sam Jones =baixo
Art Taylor -bateria

1 Good Old Soul
2 Up Tight's Creek
3 Theme For Doris
4 True Blue
5 Miss Hazel
6 Nothing Ever Changes My Love For You

Art Blakey - Paris Jam Session (1959)


Art Blakey era o cara para quem só existiam dois tipos de baterista: os que a tocam e os que batem nela. Não creio que alguém ouse contradizê-lo.
Esse foi um concerto realizado no Teatro dos Campos Elíseos em dezembro de 59 em que tudo deu errado e saiu perfeito. Primeiro o programa tava todo errado e esperava-se que o público emputecesse. Depois, havia uma lista enorme de músicos convidados que não apareceram e o Bud Powell nem sabia que iria tocar, tava lá só prá assistir aos amigos. Mas é bem como aquele slogan de publicidade, nada supera o talento.
Paris nessa época era palco, refúgio e morada para um sem número de grandes jazzistas que lá buscavam maior reconhecimento e menos racismo, e assim, o sêlo Verve lançou uma extensa coleção desses grandes momentos. Essa mesma coleção foi relançada pela Universal em parceria com a fabricante de cigarros Gitanes, mas se pensa ela que isso a redime, que morra mais rápido.

Art Blakey -bateria
Bud Powell -piano
Lee Morgan -trompete
Barney Wilen -sax alto
Wayne Shorter -sax tenôr
Walter Davis Jr. -piano
Jymie Merritt -contra-baixo

1 Dance Of The Infidels [Powell]
2 Bouncing With Bud [Powell]
3 The Midget [Morgan]
4 A Night In Tunisia [Dizzy Gillespie]