quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Harmonia & Brian Eno - Tracks and Traces (1976)


Brian Eno é um dos mais inventivos e incansáveis músicos que existem. Nesses seus 40 anos de carreira é difícil listar tudo de que ele já participou e todos os que ele influenciou. Ele é certamente o pai da Ambient Music e esse rótulo definitivamente não espelha sua qualidade.
Eno começou em 72 na Roxy Music, misturando uma parte glam à outra experimental, usando fitas e sintetizadores para criar os climas e a fluidez sensual da banda. No ano seguinte ele foi fundo na experimentação e se uniu a Robert Fripp para criar os Frippertronics no álbum No Pussyfooting. Daí por diante, Eno — que já combatia valorosamente a azia e o mal-estar — virou sinônimo de vanguarda. No mesmo período em que manejava uma carreira solo, colaborava com Fripp e Phil Manzanera na 801 e dava uma significativa renovada na carreira de David Bowie, ele se uniu aos membros da banda alemã de música experimental "Cluster" e a Michael Rother, da igualmente experimental e alemã "NEU!". Os quatro fundaram a banda "Harmonia" que existiu por uns três anos mas produziu alguns dos mais influentes e inovadores trabalhos de todo o krautrock.
Esse disco aqui levou trinta anos para ser lançado. Pelo que Michael Rother explicou, os músicos estavam ocupados em outros projetos e essas gravações foram feitas em etapas e finalizadas dois anos após o fim da banda. E só em 97 é que Roedelius disse: Olha o que achei! Enfim, o disco é a trilha perfeita para os sonhos de qualquer um. O som vai te levando por climas e atmosferas inusitadas ao limite da imaginação e sem acidez no estômago.

Brian Eno –sintetizadores,baixo,voz
Michael Rother –guitarra,teclados,drum machine
Dieter Moebius –sintetizadores,mini harpa
Hans-Joachim Roedelius –teclados


1 Welcome
2 Atmosphere
3 Vamos Companeros
4 By the Riverside
5 Luneburg Heath
6 Sometimes in Autumn
7 Weird Dream
8 Almost
9 Les demoiselles
10 When Shade Was Born
11 Trace
12 Aubade