sábado, 16 de janeiro de 2021

David Bowie - Hunky Dory (1971)







Hunky Dory é o quarto álbum do Bowie e ele tinha apenas 24 anos quando o lançou. Também é o primeiro álbum da melhor banda que ele montou, a Spiders From Mars. Esteticamente ele retrocedeu ao som leve e folk dos dois primeiros álbuns, mas liricamente ele avançou no terreno do sentimentalismo que seria a base do Glam Rock.
Não são muitos os músicos ou bandas que conseguem colocar num álbum quatro clássicos, não só de uma longa carreira mas da música em geral. Changes, Oh! You Pretty Things, Life On Mars? e Queen Bitch são eternas.
Sobre isso, Rick Wakeman declarou ter lido as músicas e se senado com Bowie para dizer-lhe que ele tinha ali algo muito especial que sobreviveria a eles dois. Bowie teria dito "você acha?", ao que Wakeman respondeu: eu apostaria dinheiro, se tivesse algum.
Bowie pediu ao Wakeman que o ajudasse a direcionar o som mais ao piano do que à guitarra, como originalmente haviam sido compostas. Contudo, não mexeram nos arranjos de Mick Ronson em "Life On Mars?" que é o ponto alto do disco.




David Bowie - vocal, sax alto, sax tenor, piano, violão 12 cordas
Mick Ronson - guitarra, vocal, Mellotron
Rick Wakeman - piano
Trevor "TJ" Bolder - baixo, trompete
Mick "Woody" Woodmansey - bateria





1   Changes
2   Oh! You Pretty Things
3   Eight Line Poem
4   Life On Mars?
5   Kooks
6   Quicksand
7   Fill Your Heart
8   Andy Warhol
9   Song For Bob Dylan
10 Queen Bitch
11 The Bewlay Brothers