terça-feira, 16 de julho de 2019

Crosby, Stills, Nash & Young - So Far (1974)







So Far é uma coletânea, mas como foi lançada em 1974 e tinha ilustração de Joni Mitchell na capa, muita gente na época pensou que se tratava de um novo álbum. Só que em 74 a CSNY já não existia mais há um bom tempo.
Em 1969 Crosby, Stills & Nash lançaram seu primeiro disco e no mesmo ano Neil Young se juntou a eles. No ano seguinte lançaram Déjà vu. O álbum chegou ao primeiro lugar nas paradas mas com tantos egos envolvidos as brigas foram ficando mais frequentes e feias, até se separarem em 1971.
Esta coletânea então reúne o melhor da CSN e o melhor da CSNY, mais duas faixas que só haviam saído em single. E são essas duas faixas que tornam esse disco especial. A primeira é "Ohio". Ela foi composta por Neil Young em 15 minutos, após Crosby lhe mostrar uma reportagem sobre a morte de quatro estudantes pela Guarda Nacional durante um protesto numa universidade — também houve nove feridos. O protesto era sobre os mais de 40 mil soldados mortos no Vietnam. "Ohio" é uma das mais importantes canções de protesto já feitas. Crosby telefonou para Nash dizendo: Você não vai acreditar na música que o Neil acabou de escrever! No dia seguinte foram gravá-la e se deram conta de que não tinham um lado B. Aí entrou a segunda faixa que é "Find The Cost Of Freedom", uma composição de Stills que tem apenas quatro versos mas tem um significado complexo. Ela é um hino para aqueles mais de 40 mil soldados mortos.




David Crosby - vocal, guitarra rítmica, violão
Stephen Stills - vocal, guitarra, violão, piano, órgão, baixo
Graham Nash - vocal, piano, violão, pandeiro
Neil Young - vocal, violão, guitarra
com:
Greg Reeves - baixo (7, 8 , 9)
Calvin "Fuzzy" Samuels - baixo (5)
Dallas Taylor - bateria (1, 3, 7, 8, 9, 11)
Johnny Barbata (Jefferson Airplane) - bateria (5)
John Sebastian (Lovin' Spoonful) - harmonica (1)
Jerry Garcia (Grateful Dead) - pedal steel (4)




1   Déjà Vu
2   Helplessly Hoping
3   Wooden Ships
4   Teach Your Children
5   Ohio
6   Find The Cost Of Freedom
7   Woodstock
8   Our House
9   Helpless
10 Guinnevere
11 Suite: Judy Blue Eyes