sábado, 2 de maio de 2020

Rory Gallagher - Deuce (1971)







Rory Gallagher nasceu em 1948 na Irlanda e ganhou sua primeira guitarra aos nove anos. Suas influencias foram de Lonnie Donegan a Leadbelly e Big Big Bill Broonzy. Ele estudava num colégio de padres e num festival de alunos ele tocou uma música de Cliff Richards. Foi punido pelos padres, acusado de tocar "a música do diabo". Isso diz um pouco sobre ele, um cara irreverente de cabelos compridos mas muito educado e gentil.
Em 1966 ele fundou aquela que provavelmente foi a primeira banda de rock da Irlanda: Taste. Em dois anos ela chegou a Londres e conseguiu um contrato com a Polidor. A Taste era comparada à Cream e até apontada como sua sucessora depois de abrir os shows de despedida no Albert Hall. Contudo, mau gerenciamento e divergências musicais levaram Gallagher a mudar. Ele convidou dois músicos de uma banda chamada Deep Joy que havia aberto shows para a Taste e montou sua própria banda. 
Deuce é o segundo álbum solo de Rory e foi gravado no estúdio Tangerine, conhecido por ter um eco cavernoso que atraía músicos de reggae. Ao blues-rock ele acrescentou elementos da música celta e o resultado foi seu trabalho mais elogiado. Deuce tem fãs declarados como Ace Frehley, Glen Tipton e Johnny Marr.
A faixa 3 é uma homenagem ao ídolo Bob Dylan.




Rory Gallagher - guitarra, vocal, harmônica
Gerry McAvoy - baixo
Wilgar Campbell - bateria




1   Used To Be
2   I'm Not Awake Yet
3   Don't Know Where I'm Going
4   Maybe I Will
5   Whole Lot Of People
6   In Your Town
7   Should've Learnt My Lesson
8   There's A Light
9   Out Of My Mind
10 Crest Of A Wave
11 Persuasion