Um belo dia seu irmão trouxe prá casa o LP Four And More de Miles Davis e segundo ele próprio: "...as pessoas dizem sempre que leva tempo prá se gostar de jazz mas prá mim demorou uns 5 segundos".
Logo ele conseguiu comprar uma Gibson ES 140 e mergulhou tão profundamente no jazz que escola e vida social não importavam mais. Pat passou a tocar com músicos de jazz em Kansas City e numa dessas ocasiões Herbie Hancock apareceu; muito impressionado, ele insistiu em tocarem juntos.
Em 73 Pat chegou a cursar a Universidade de Miami porém desistiu para assumir o cargo de professor de guitarra ali mesmo e de onde partiria em 74 para lecionar na prestigiada Berklee em Boston, com então apenas 18 anos. Dali, Pat foi convidado para integrar a banda do vibrafonista Gary Burton com quem fez sua primeira gravação: o álbum Ring.
Em dezembro de 75 Pat Metheny assinou com o selo alemão ECM - que agora pertence à Touchstone - e gravou seu primeiro solo, Bright Size Life, com ninguém menos que Jaco Pastorius, mas continuou integrando a Gary Burton Band até 77 quando ele conheceu o tecladista Lyle Mays e formou o Pat Metheny Group com Mark Egan no baixo e Danny Gottlieb na bateria.
Seu som é único, baseado no timbre delicado da Gibson Es 175
com cordas .11 D'Addario, e extremamente difícil de classificar: folk-jazz, jazz-rock, smooth-jazz... Sem dúvida o ambiente rural e bucólico onde cresceu
foi um forte componente na criação do seu estilo.

Os títulos de algumas músicas já sugerem q o clima do álbum é o das paisagens do meio-oeste americano. Além de Jaco Pastorius, conta também com Bob Moses, seu companheiro de Gary Burton's Band.
Pat Metheny-guitarras
Jaco Pastorious-baixo
Bob Moses-bateria
1. Bright Size Life
2. Sirabhorn
3. Unity Village
4. Missouri Uncompromised
5. Midwestern Nights Dream
6. Unquity Road
7. Omaha Celebration
8. Round Trip / Broadway Blues