terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Pink Floyd - Obscured By Clouds (1972)







Obscured By Clouds é um álbum cruelmente subestimado. Ele foi concebido como uma trilha sonora para o Filme La Vallée do diretor Barbet Schroeder. 
A Pink Floyd já havia colaborado antes com Schroeder na trilha do filme More, de 1969. O método de composição usado foi o mesmo em ambos os trabalhos: com um cronômetro. No entanto, Obscured By Clouds parece-se muito mais com um álbum do que com uma trilha sonora porque é uma boa coleção de canções, sem aqueles interlúdios ambientais e a música incidental.
Talvez as pessoas não deem muita importância a ele por não ser um álbum conceitual — e nem poderia ser. Ou talvez porque ele foi lançado entre dois marcos do rock progressivo e psicodélico: Meddle e The Dark Side Of The Moon. E aí está uma injustiça porque ele traz muitos elementos de Meddle, como a cadência dada pela guitarra e o baixo em Echoes que se repete em Childhood's End. Ele também antecipa algumas coisas que se ouviria no TDSOTM.
A propósito, Childhood's End é uma das melhores composições do Gilmour e "Wot's... Uh The Deal" é uma favorita pessoal dele.
Então, eu creio que uma audição atenta pode revelar um belo trabalho de composição.




David Gilmour - guitarra, slide, VCS3, vocal
Richard Wright - teclados, vocal
Roger Waters - baixo, vocal
Nick Mason - bateria, vocal




1   Obscured By Clouds
2   When You're In
3   Burning Bridges
4   The Gold It's In The ...
5   Wot's... Uh The Deal
6   Mudmen
7   Childhood's End
8   Free Four
9   Stay
10 Absolutely Curtains