domingo, 22 de agosto de 2021

Stone The Crows - Stone The Crows (1969)







O grupo surgiu na Escócia tocando blues-rock pesado e era originalmente conhecido como "The Power". Ele tocou em clubes e bases militares por toda a Europa e acabou sendo descoberto pelo empresário da Led Zeppelin, Peter Grant, que os rebatizou como "Stone The Crows" e lhes conseguiu um contrato com a Polydor.
Eles tinham uma vocalista poderosa que foi aclamada como a melhor da Grã-Bretanha em 1972; tinham um ótimo guitarrista que era irmão do Alex Harvey, o genial líder da Sensational Alex Harvey Band, e tinham um baixista muto seguro que tinha uma boa voz para acompanhar Maggie.
Essa formação gravou dois ótimos discos, dos quais esse é o primeiro. Contudo, a receptividade da crítica foi muito aquém do eles mereciam. Desanimados, James Dewar e John McGinnis deixaram a banda após o segundo disco. Dewar foi ser parceiro de Robin Trower nos melhores álbuns da carreira do guitarrista.
Com substitutos, a Stone The Crows lançou mais dois discos.
Les Harvey morreu tragicamente em pleno palco, eletrocutado por um microfone que não estava aterrado. Maggie Bell seguiu carreira solo mas também não recebeu o reconhecimento que merecia.




Maggie Bell - vocal
Les Harvey - guitarra
John McGinnis - órgão, piano
James Dewar - baixo, vocal
Colin Allen (John Mayall, Focus) - bateria, percussão




1 The Touch Of Your Loving Hand
2 Raining In Your Heart
3 Blind Man [Josh White]
4 Fool On The Hill [Lennon/McCartney]
5 I Saw America