quinta-feira, 30 de maio de 2019

Jimmy Rogers - Blue Bird (1994)







Jimmy Rogers foi um ícone do blues de Chicago e um dos últimos remanescentes da histórica banda do mestre Muddy Waters chamada Caçadores de Cabeça, pois a cada turnê trocavam os músicos por caras ainda melhores. Ele mesmo seguiu essa ideia com a banda All Stars, pela qual passaram inúmeros convidados ilustres, inclusive o Eric Clapton.
Rogers foi autor de alguns do maiores clássicos dos anos 50 e era reconhecido pela alta qualidade dos arranjos e da execução. Porém, no início dos anos 60 o blues estava perdendo espaço para o rock e muitos dos grandes músicos foram para a Europa. Rogers, por sua vez, decidiu deixar tudo de lado e ir cuidar de uma loja de roupas, que acabou sendo incendiada durante os protestos pelo assassinato de Martin Luther King. E ele acabou voltando para a música com a ajuda de um outro King, o Freddie.

Em Blue Bird ele recebe o pianista Johnnie Johnson e os dois tocam de maneira descontraída, mas com toda autoridade da realeza. Quem bota pra quebrar é filho de Rogers, Jimmy D. Lane. Lane é um grande guitarrista e tem ao menos três discos excelentes. 




Jimmy Rogers - vocal, guitarra
Jimmy D. Lane - guitarra
Johnnie Johnson - piano
Carey Bell - harmônica
Dave Myers - baixo
Ted Harvey - bateria




1    I'm Tired Of Crying Over You
2    Blue Bird   
3    Walkin' By Myself       
4    Rock Me
5    I Lost A Good Woman
6    Howlin' For My Darling
7    Why Are You So Mean To Me
8    Blues Falling     
9    Lemon Squeezer     
10  That Ain't It (Baby I Need Your Love)  
11  Smokestack Lighting
12  Blue And Lonesome
13  Big Boss Man
14  Jam Session (a. Jammin' With Johnnie; b. Saint Louis Blues)