sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Ten Years After - Undead (1968)







Undead é o segundo álbum da TYA e foi logo sendo um álbum ao vivo. No encarte Ric Lee reconhece que o álbum de estréia foi muito elogiado mas falhou em transportar a energia da banda. E essa é uma das grandes qualidades dela: esticar as faixas, abrir todo o espaço para a guitarra de Alvin Lee e incendiar as plateias. Lee as deixava sem fôlego com sua técnica e sua velocidade. Essa combinação não era encontrada no rock nem no blues, então, falava-se numa fusão dos jazzistas Charlie Christian e Charlie Parker para ilustrar suas performances. 
As gravações foram feitas no pequeno clube Klooks Kleek que ficava anexo a um hotel, ao lado da gravadora deles. Com a limitação do vinil, Undead tinha originalmente cinco faixas. Em CD três faixas recuperadas dos arquivos puderam ser incluídas: Rock Your Mama, Spoonful e Standing At The Crossroads. Mais adiante houve edições ampliadas com gravações de outras datas, mas sem a mesma qualidade de som que estas tem.
A Ten Years After é costumeiramente esquecida quando fazem aquelas listinhas das mais isso ou aquilo. Não importa o rótulo que se dê à ela, ela foi uma das maiores bandas. O mesmo acontece quanto ao Alvin Lee — e ele foi um dos maiores guitarristas de todos os tempos.





Alvin Lee - guitarra, vocal
Chick Churchill - órgão
Leo Lyons - baixo
Ric Lee - bateria





1 Rock Your Mama
2 Spoonful [Willie Dixon]
3 I May Be Wrong, But I Won't Be Wrong Always
4 a. Summertime [Gershwin]
   b. Shantung Cabbage
5 Spider In Your Web
6 Woodchopper's Ball [Woody Herman]
7 Standing At The Crossroads [Robert Johnson]
8 a. I Can't Keep From Crying, Sometimes [Al Kooper]
   b. Extension On One Chord 
   c. I Can't Keep From Crying, Sometimes
9 I'm Going Home