sábado, 4 de abril de 2020

Bob Dylan - Highway 61 Revisited (1965)







Highway 61 é a principal rota do blues, ela acompanha o rio Mississippi e liga a cidade onde Dylan nasceu à Memphis, Nova Orleans e outras cidades importantes para a música. E ela deu nome ao sexto álbum do Bob Dylan, um marco para ele e para a música. 
Highway 61 Revisited foi criado depois da volta de uma extenuante turnê acústica pelo Reino Unido. Dylan estava física e mentalmente exaurido e pensava realmente em largar tudo. Mas ao invés de largar, ele resolveu mudar. Adeus ao trovador do violão e gaita.
Ele começou a escrever como forma de lidar com a situação e nesse processo, que ele chegou a comparar a uma possessão, redescobriu o gosto pela coisa. E, se era para se reinventar, ele eletrificou-se. Chocou a platéia do festival de Newport, sendo vaiado e chamado de Judas. Contudo, ele fez um convite a Jimi Hendrix, Rolling Stones, Led Zeppelin, Beatles nas sua músicas mais cerebrais e tantos outros. Chuck Berry pode ter inventado o rock, então Dylan o reinventou. Alguns escritores dizem que os anos 60 só começaram depois do lançamento de Highway 61 Revisited.
Ele foi gravado em seis dias e além de não conter uma única música fraca, conta com a combinação imortal de Mike Bloomfield, Al Kooper e Harvey Brooks.




Bob Dylan - vocal, guitarra, harmônica, piano
Mike Bloomfield - guitarra
Charlie McCoy - guitarra
Al Kooper - piano, órgão
Paul Griffin - piano, órgão
Frank Owens - piano
Harvey Brooks - baixo
Russ Savakus - baixo 
Joe Macho, Jr. - baixo
Bobby Gregg - bateria
Sam Lay - bateria




1 Like A Rolling Stone 
2 Tombstone Blues 
3 It Takes A Lot To Laugh, It Takes A Train To Cry 
4 From A Buick 6 
5 Ballad Of A Thin Man 
6 Queen Jane Approximately 
7 Highway 61 Revisited
8 Just Like Tom Thumb's Blues 
9 Desolation Row