sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Deep Purple - Gemini Suite Live (1970)








A célebre segunda formação da Deep Purple estreou em disco no Concerto for Group and Orchestra, gravado em 1969. Os novatos estavam tocando músicas da formação anterior e acharam bacana a ideia de tocar com uma orquestra, afinal, era novidade. Mas aí veio o álbum "In Rock" e o sertão virou mar. Dois meses depois Jon Lord veio com novo projeto nessa mesma linha grupo/orquestra. O pessoal ficou meio assim, mas o selo Tetragrammaton estava mal das pernas e não estava repassando os royalties para a banda e a BBC propôs mais um grande concerto, então, tocaram. 

Gemini Suite, ou Gemini Suite Live, registra essa única apresentação da MKII em 17 de setembro de 1970 no Royall Festival Hall. Esse álbum é uma audição até mais interessante que o "Concerto" pois o material é mais conciso e melhor arranjado, e também porque a banda está bem mais entrosada. 

As gravações permaneceram no arquivo até 1993. É que o pessoal torceu o nariz quando disseram que lançariam um álbum, principalmente o Ritchie Blackmore. Ele contemporizou que não era esse o tipo de música que queria tocar e duvidava que o público quisesse ouvir. Também acreditava que haveria confusão por parte de quem os quisesse contratar, do tipo: O quê esses caras tocam afinal?  Ele se baseava no sucesso da Led Zeppelin e da Uriah Heep, com a qual a DP dividia um local de ensaio, para dizer que o público queria ir à uma festa e não à uma sala de concerto. 

Alguns meses adiante Lord quis gravar sua peça em estúdio como álbum solo. Blackmore declinou, Gillan também. Lord gravou com Paice e Glover, mais o guitarrista Albert Lee e o vocalista Tony Ashton.






Jon Lord - órgão, piano
Ritchie Blackmore - guitarra
Ian Gillan - vocal
Roger Glover - baixo
Ian Paice - bateria, percussão
Malcolm Arnold - regente
Orchestra Of The Light Music Society





1 First Movement: Guitar, Voice
2 Second Movement: Organ, Bass
3 Third Movement: Drums, Finale