Um dos estilos mais tradicionais de se tocar blues é o "bottleneck", ou usar o gargalo quebrado de uma garrafa, deslizando-o pelas cordas — slide. O som de cada músico era modulado pelo jeito do gargalo, pela espessura e pela qualidade do vidro. Então, o próprio artefato conferia uma identidade. Com a introdução dos slides metálicos industrializados a coisa ficou padronizada e também ficou mais difícil atingir aquela tensão, ou o calor, ou a paixão. O jeito de tocar é que teve que mudar.
Homesick James era primo de Elmore James e foi um dos grandes dessa técnica tradicional. Ele foi um dos primeiros a usar o slide metálico, mas manteve toda integridade do seu som e todos aqueles atributos da era do vidro.
Blues on the South Side é o seu primeiro LP. Ele foi gravado pela Prestige/Ace, causou forte impressão e permitiu q Homesick tivesse uma participação generosa numa coletânea chamada The Blues Today, pela Vanguard. Essa coletânea teve uma distribuição muito mais ampla que o seu próprio disco e o projetou. Antes praticamente desconhecido em Chicago, Homesick James foi alçado a mestre até mesmo na Europa. Sua presença no palco, a sinceridade das suas músicas e a pureza do seu "bottleneck" lhe deram o sucesso que merecia.
Homesick James - vocal, guitarra
Lafayette Leake - piano
Eddie Taylor - baixo
Clifton James - bateria
1 The Woman I'm Lovin'
2 She May Be Your Woman
3 Goin' Down Swingin'
4 Homesick's Shuffle
5 Johnny Mae
6 Gott Move
7 Lonesome Road
8 Working With Homesick
9 The Cloud Is Crying
10 Homesick's Blues
11 Crawlin'
12 Stones In My Passway (traditional)