segunda-feira, 27 de março de 2017

James Cotton - Cut You Loose! (1968)








James Cotton faleceu no último dia 16, dois dias antes da morte de Chuck Berry. E a música que eu gosto segue perdendo referências. Eu não esperava muitas notícias sobre Cotton, mas as poucas reverências a Berry foi um troço que me surpreendeu, afinal, ele é o pai da coisa. Comparando com a exposição que teve aquele festival, como é mesmo?, Loira Peluda?, eles pareceram grãos de areia. Então, vamos colocar desse modo: sem caras como Cotton não haveria caras como Berry, nem alguns milhões de outros caras e até a insignificância do Loira Peluda. E não, não é a grana que faz a roda girar.

James "Superharp" Cotton aprimorou sua gaita com ninguém menos que Sonny Boy Williamson e coube a ele a missão de substituir Little Walter na banda de Muddy Waters. Houve também Howlin Wolf, Otis Spann, Big Mama Thornton, Led Zeppelin, Santana, Jefferson Airplane, Johnny Winter... Houve também um câncer que ele foi perfeitamente capaz de derrotar. Pudera, ele perdeu os pais de maneira trágica, foi criado por um tio e trabalhava duro no campo desde menino. Um dia, ele sentou-se na entrada do escritório onde todos recebiam o pagamento e começou a tocar para passar o tempo. Em uma hora ele ganhou mais dinheiro em gorjetas do que seu tio ganhou em uma semana de trabalho pesado. Resignado, o tio lhe disse que seu lugar não era ali.

Em 1967 ele formou a The James Cotton Blues Band com Luther Tucker na guitarra e Michael Bloomfield produzindo, e no ano seguinte ele lançou esse primeiro trabalho absolutamente solo. 





James Cotton - harmônica, vocal
Guitar Jr. - guitarra (5, 8)
Peter Malick - guitarra (9)
James Cook - guitarra
Wayne Talbert - piano, órgão, metais
Jeremiah Jenkins - órgão (5)
Michael Tschudin - piano
Martin Fierro - sax
Mike Fender - trompete
Eddie Adams - baixo
Joe Rodriguez - bateria





1   River's Invitation
2   Honest I Do
3   Got To Get You Off My Mind
4   Coast Blues
5   Next Time You See Me
6   Cut You Loose
7   Ain't Nobody's Business
8   Set A Date
9   Slippin' And Slidin'
10 Negative 10-14