domingo, 15 de novembro de 2020

Don 'Sugar Cane' Harris - Fiddler On The Rock (1972)






Sugar Cane Harris foi um pioneiro do violino elétrico. O início da sua carreira coincidiu com o surgimento do Rock e ele tocou muito tempo com Little Richard. Adiante moveu-se mais ao blues e tocou com muitos músicos no circuito entre Detroit e Chicago. Entre esses músicos esteve Johnny Otis que foi quem lhe deu o apelido de "Sugar Cane" por atrair as mulheres.

Em 1970, John Mayall formou uma banda totalmente norte-americana para gravar seu álbum US Union. Convidou Harris e o guitarrista Harvey Mandel. "The Snake" Mandel era membro da Canned Heat mas antes já era um músico virtuoso de grande influência na guitarra do blues, tendo introduzido um respeitável repertório de técnicas no instrumento. 
Mayall convidou outro membro da Canned Heat, o baixista Larry Taylor que tinha uma sólida reputação como músico de estúdio também. Por fim, o baterista Paul Lagos era outro acompanhante de Johnny Otis e requisitado no cenário do Blues.

Essa banda era extremamente entrosada e Sugar Cane se destacava mais que Mayall. Surgiu então um convite de uma gravadora alemã para fazerem umas sessões que mais adiante foram lançadas como "Fiddler On The Rock".

De volta aos Estados Unidos, Sugar Cane entrou para a Mothers of Invention do Frank Zappa, com quem gravou 4 álbuns, incluindo o celebrado "Hot Rats". Gravou também mais um álbum com Mayall, o "Back to the Roots".

Então, em 1972 após dois anos dos mais intensos, Sugar Cane Harris quis resgatar aquela super-banda de "Fiddler On The Rock", com um novo baixista e acrescentando um segundo guitarrista. Assim formou a "Pure Food And Drug Act", que gravou apenas um disco ao vivo no Fresh Air Tavern em Seattle. Cinco das oito faixas desse disco foram incluídas nesse CD. Em ambos, o destaque é a versão funky de Eleanor Rigby.

Logicamente essa capa foi censurada nos EUA.



Don 'Sugar Cane' Harris - violino, vocal
Harvey Mandel - guitarra
Larry Taylor - baixo
Paul Lagos - bateria


1 Eleanor Rigby [Lennon/McCartney]
2 I'm Gonna Miss You
3 Buzzard's Cousin
4 The Pig's Eye
5 So Alone
6 No Inspiration

Pure Food And Drug Act - Choice Cuts

Don 'Sugar Cane' Harris - violino, vocal
Harvey Mandel - guitarra
Randy Resnick - guitarra ritmica
Victor Conte - baixo
Paul Lagos - bateria


7 'Till The Day I Die
8 My Soul's On Fire
9 A Little Soul Food
10 What Comes Around Goes Around
11 Eleanor Rigby