sábado, 6 de abril de 2019

Genesis - Seconds Out (1977)







Genesis foi o segundo grande nome do rock progressivo a se apresentar no Brasil e apenas o quarto grande nome do rock a fazê-lo — antes vieram Santana, Alice Cooper e Rick Wakeman. E foi com essa mesma turnê do álbum Seconds Out. Só não veio com o Bill Bruford porque a participação dele na faixa The Musical Box havia sido gravada na turnê anterior, de 1976. 

Seconds Out foi gravado em Paris em 1976 e 1977 e seu principal objetivo foi mostrar que a banda continuava tão boa quanto nos tempos de Peter Gabriel. Chester Thompson havia feito fama com Frank Zappa e na Weather Report e foi um substituto à altura de Collins, que ao vivo se dedicava quase exclusivamente aos vocais.
Mas essa motivação para lançá-lo mostrou uma banda muito preocupada com o mercado e isso teve consequências boas e más. Uma boa é que as turnês lotavam e uma má é que Steve Hackett começou a ter suas idéias rejeitadas. Uns dizem que os outros três tinham certa inveja do estilo elaborado das contribuições dele, outros dizem que era preciso sobreviver ao punk e esse estilo não caberia. Enfim, descontente, Hackett saiu quando a turnê terminou e depois de finalizarem o disco Wind & Wuthering. E para muitos esse foi o fim da Genesis. 
Mas Seconds Out permaneceu como o registro de uma banda bestial no palco. Ele é um dos melhores discos ao vivo já feitos.
Está rolando por aqui o festival Loirapeluuda e eu andei vendo uns flashes. Nessas horas fico feliz com a idade que tenho.




Phil Collins - vocal, bateria (Premier & Gretsch) 
Steve Hackett - guitarra Les Paul, violão Hokada 12
Tony Banks - Piano Rmi Electric, órgão Hammond, Arp Pro Soloist, Mellotron, violão Epiphone 12, backing vocal
Mike Rutherford - baixo 8 cordas, violão Alvarez 12, Shergold 12 com baixo, pedal Moog Taurus, backing vocal
Chester Thompson - bateria Pearl
Bill Bruford - bateria (Ludwig & Hayman) (8)




CD 1
1 Squonk
2 The Carpet Crawl
3 Robbery, Assault & Battery
4 Afterglow
5 Firth Of Fifth
6 I Know What I Like
7 The Lamb Lies Down On Broadway
8 The Musical Box (Closing Section)

CD 2
1 Supper's Ready
2 Cinema Show
3 Dance On A Volcano
4 Los Endos