terça-feira, 21 de maio de 2019

Camel - Rajaz (1999)







Rajaz é o penúltimo álbum de estúdio da Camel, se a gente não considerar a regravação de Snow Goose. Ele é o ponto alto numa linha de três álbuns lançados após sete anos de hiato da banda (84-91). E também é um ponto alto da carreira da banda. De membro original, só Latimer; e agora com gravadora própria.
A Camel é uma banda que só fez evoluir ao longo tempo. Ela mudou muito, mas não abandonou suas idéias. Também não se pode dizer que ela se adaptou aos novos tempos, ela continua a refletir o momento. Andy Latimer também parece um guitarrista ainda melhor; seu trabalho aqui é maravilhoso. A gente percebe que o cara sente cada nota e sua técnica é impecável. O tecladista Ton Scherpenzeel, fundador da banda Kayak, também está perfeito. Ele já havia estado na Camel nos anos 80, mas como tem medo de avião, complicava as turnês.
Rajaz é um tipo de música cantada por poetas no ritmo dos passos dos camelos em caravanas. Aqui a música é melancólica, calma, suave, tentando seguir essa ideia. Assim como a Camel no tempo, Rajaz é daqueles discos que ficam melhores a cada audição. Ele foi gravado num momento delicado, quando Latimer lutava contra uma doença no sangue que o afligia desde 1992. Foi preciso fazer um transplante de medula mas está tudo bem com ele agora. 




Andy Latimer - guitarra, vocal, flauta, teclados, percussão
Ton Scherpenzeel - teclados
Colin Bass - baixo
Dave Stewart - bateria, percussão
com:
Barry Phillips - cello 




1 Three Wishes
2 Lost And Found
3 The Final Encore
4 Rajaz
5 Shout
6 Straight To My Heart
7 Sahara
8 Lawrence