domingo, 27 de agosto de 2017

Egg - The Polite Force (1971)








A cena Canterbury surgiu praticamente junto com o Rock Progressivo e tinham o Rock Psicodélico como base. Uma diferença é que o pessoal de Canterbury usou muito mais jazz nas suas composições. Outra diferença está na improvisação que, embora complexa, foge da rigidez formal do Prog. Outra ainda, diz respeito às letras que eram leves, cômicas, absurdas ou simplesmente sem sentido. 
Essa cena não se restringiu à cidade de Canterbury, nem ao condado de Kent onde ela está, mas espalhou-se pela França, Bélgica, Itália, Holanda, Alemanha e até Japão. Embora não tenha um número tão expressivo de representantes quanto o Prog, todas as bandas são de altíssima qualidade.

A Egg não foge à regra e seguiu basicamente o roteiro original. Ela surgiu de uma banda psicodélica chamada Uriel que tinha Dave Stewart, Mont Campbell e Steve Hillage. Stewart tocava guitarra nessa época mas mudou para o órgão diante da superioridade de Hillage. Quando Hillage decidiu voltar para a faculdade, nasceu a Egg. O primeiro disco dela foi uma grande estréia mas ainda tinha algo da banda anterior. Já este, que é o segundo, é um clássico do gênero. Talvez seu grande triunfo seja ter conseguido evitar o som pomposo do órgão Hammond, mesmo plugado em caixas Leslie. 





Dave Stewart - órgão, piano, gerador de sinal
Mont Campbell - baixo, vocal, órgão, piano, trompa francêsa, arranjos para metais
Clive Brooks - bateria
com:
Henry Lowther - trompete
Mike Davis - trompete
Bob Downes - sax tenor
Tony Roberts - sax tenor





1 A Visit To Newport Hospital
2 Contrasong
3 Boilk
4 Long Piece No. 3 - Part One
5 Long Piece No. 3 - Part Two
6 Long Piece No. 3 - Part Three
7 Long Piece No. 3 - Part Four