quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Pat Metheny Group - American Garage (1980)



Pat-guitarras
Lyle Mays-teclados
Mark Egan-baixo
Danny gottlieb-bateria

1 (Cross the) Heartland
2 Airstream
3 The Search
4 American Garage
5 The Epic

Peter Green - In The Skies (1979)


Peter Green é um mito, um guitarrista imensamente talentoso que teve sua carreira atrapalhada pelas drogas.
Aos 15 anos Peter Greenbaum foi convidado para tocar com o tecladista Peter Bardens e encurtou o sobrenome judeu.
Aos 19, quando Eric Clapton tirou férias da Bluesbreakers, Peter pediu uma chance ao John Mayall e conseguiu. Clapton voltaria para o lugar mas 6 meses depois sairia de vêz e Peter reassumiu.
Na Bluesbreakers ele conheceu Mick Fleetwood e John McVie e os chamou para formar a Fleetwood Mac junto com o Jeremy Spencer e o Danny Kirwan. Sob seu comando a Fleetwood era uma consistente e respeitada banda de blues com um som levado por 3 guitarras. Contudo, o uso abusivo de LSD começou a mostrar seus efeitos e Peter tornou-se extremamente religioso, passou a subir ao palco vestindo túnicas e ostentando vários crucifixos e ainda tentava convencer os demais a doarem os cachês para caridade. Profundamente atormentado, ele abandonou a banda no início de 70 e lançou um disco solo: The End of The Game. Muito embora as passagens de guitarra desse disco sejam magistrais, ele é disconexo e incoerente, reflexo da própria condição mental.
Após esse disco Peter abandonou tudo. Trabalhou como coveiro, em bar, em hospital e morou numa comunidade israelita. Em 77 o empresário da Fleetwood lhe enviou um polpudo cheque referente aos direitos sobre a execução de suas músicas; ele ficou furioso e foi mandar o cara prá aquele lugar de espingarda na mão, que não estava carregada, graças à Deus. Foi prêso e transferido para uma instituição mental.
Em 79, com o estímulo de velhos amigos, ele voltou. Gravou o ótimo álbum In The Skies na companhia de Peter Bardens, do baterista do Robin Trower, Reg Isidore e de um grande admirador e imitador, o guitarrista da Thin Lizzy, Snowy White. Algumas más línguas espalharam que o Snowy é quem tinha feito todos os solos, que Peter estaria muito debilitado para tocar mas não é verdade, Snowy sola apenas na faixa 1.
Nos anos 90 o Peter sumiu de novo. Fez tramento com medicação pesada e voltou no final da década com uma nova banda, a Splinter Group. Eles têm lançado discos de estúdio e ao vivo com um certo intervalo e todos têm recebido ótimas críticas.
Como história pouca é bobagem, a guitarra dele também tem. Um dia Peter levou sua Gibson Les Paul para uma manutenção de rotina e os caras montaram o captador da ponte ao contrário. O resulatado foi um timbre único que casava direitinho com sua voz suave. Ele adorou e nunca mais mudou. Quando decidiu largar tudo, ofereceu a guitarra à um grande fã, o Gary Moore. Gary disse que não podia pagar por ela e Peter a deu de graça dizendo: cuide bem dela prá mim. Não consta que tenha devolvido.



Peter Green - vocal (1, 3, 5, 7),guitarra(1, 2, 5, 8), guitarra solo (3, 4, 5, 6, 7, 8, 9)
Snowy White - guitarra (3, 4, 6, 7, 9), guitarra solo (1)
Peter Bardens - teclados, Hammond(1, 2), piano elétrico (4, 6)
Kuma Harada - baixo(1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8)
Reg Isadore - bateria (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7)
Lennox Langton - percussão (1), congas(1, 4, 7, 8), bongôs (2), timbales (6)
Godfrey Maclean - bateria (8)


1 In The Skies
2 Slabo Day
3 A Fool No More
4 Tribal Dance
5 Seven Stars
6 Funky Chunk
7 Just For You
8 Proud Pinto
9 Apostle

Karthago - Karthago (1971)



Essa foi uma banda alemã formada em 70 que foi influenciada muito mais pela música americana do que pelo que se produzia na Europa. O som deles tinha uma mistura simples de funk e jazz sobre uma base de rock, levado pelo órgão e sustentado por excelente trabalho de bateria. Se se pode compará-los com alguém, seria com Steppenwolf e Procol Harum.

Joey Albrecht -guitarra,vocal
Ingo Bischof -Hammond,vocal
Wolfgang Brock -perc,bateria,vocal
Tommy Goldschmidt -bateria
Gerald Luciano Hartwig -baixo,perc,vocal

1 String Rambler
2 I Don't Live Tomorrow
3 But I Know
4 Morning Surprise
5 I Give You Everything You Want
6 I Know What You Can Do My Babe
7 Why Don'y You Stop Buggin' Me
8 Black Fire
9. Nos Vamos