quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Roy Buchanan - You're Not Alone (1978)







Alguém que olhe fotos de Roy Buchanan sem ter sido apresentado a ele pode achar que toca acordeon ou piano ou qualquer coisa, menos guitarra. E com certeza hesitaria em acreditar que ele foi um dos melhores do mundo. Seus harmônicos influenciaram Clapton, Gary Moore, Jimi Page... e Jeff Beck, que o descreveu como o "melhor guitarrista desconhecido do mundo".
Ele tinha um gosto musical eclético e um arsenal de técnicas. Usava, por exemplo, o dedo mínimo no botão de volume e o dedo anelar no botão de tom para extrair um efeito de wah-wah.
Buchanan fez da sua Telecaster 53, a Nancy, um camaleão tonal. Inspirado por ele, Jeff Beck fez o diabo com uma na Yardbirds. No primeiro disco da Led Zeppelin, Jimi Page usou uma Tele e não a Les Paul.
Este é o sétimo álbum do mestre e não deixa de ser blues, mas um blues misturado a elementos do space-rock. Essa é uma mistura que pareceria tão improvável quanto o cara da foto ser um guitarrista genial, se o cara da guitarra não fosse Roy Buchanan. O disco é quase todo instrumental, tem uma banda de peso e é um dos melhores dele. Nessa época também ele deixou de lado a Tele para alternar entre uma Stratocaster e uma Les Paul Goldtop. Paixão antiga, ele voltaria para a Telecaster anos mais tarde.




Roy Buchanan - guitarra e vocal
Ray Gomez - violão e guitarra
Willie Weeks (Gregg Allman) - baixo
Andy Newmark (Sly & The Family Stone) - bateria
Gary St. Clair - vocal (5)
Krystal Davis, Luther Vandross, Alfa Anderson Barfield, David Lasley - backing vocal (5)




1 The Opening... Miles from Earth 
2 Turn to Stone [Joe Walsh]
3 Fly... Night Bird 
4 1841 Shuffle 
5 Down by the River [Neil Young]
6 Supernova 
7 You're Not Alone