quarta-feira, 19 de maio de 2021

Jellybread - Jellybread (1969)






Jellybread foi formada na Universidade de Sussex como uma banda que unia o rock ao blues e ao soul. Seu líder era o pianista Pete Wingfield que também tinha uma levada jazzística. 
Ela era bastante competente e este é o seu disco de estréia, originalmente lançado por um selo pequeno com tiragem de 99 cópias. Evidentemente que cada cópia foi depois disputada à tapas pelos colecionadores, até que o selo italiano Akarma o relançasse em CD e vinil.
Jellybread, o álbum, é um trabalho bastante sólido e coerente e a banda fez sucesso apresentando-o em festivais e clubes. Foi suficiente para atrair a atenção do produtor Mike Vernon que os contratou para sua prestigiada gravadora Blue Horizon. Nela gravaram mais dois discos e no meio-tempo acompanharam Lightnin' Slim e BB King nas suas turnês britânicas. 
A banda se separou em 1971. Paul Butler participou da Chicken Shack. Pete Wingfield teve uma carreira solo, acompanhou Memphis Slim, Jimmy Dawkins e gravou com Maggie Bell, Livin' Blues e integrou a Keef Hartley Band.




Pete Wingfield - piano, vocal 
Paul Butler - guitarra, vocal (2)
John Best - baixo
Chris Waters - bateria




1 That's Alright
2 Evening
3 Don't Want No Woman (Telling Me What To Do)
4 Driving Wheel
5 Never Say No
6 Sugar Mama