quarta-feira, 31 de julho de 2019

Cosmosquad - Live At the Baked Potato (2001)







Esse disco é insano. Se você, caro visitante, gosta de fusion mas pensa que a coisa poderia ser mais picante, achou. 
A Cosmosquad foi formada em Los Angeles, em 1997. Jeff Kollman é um guitarrista fenomenal que veio do hard-rock: tocou com Glenn Hughes e com a Asia também, dentre muitos. Barry Sparks gravou três álbuns com Yngwie Malmsteen e mais uns quatro com Michael Schenker. Shane Gaalaas também gravou com Malmsteen e Schenker, mais Glenn Hugues e Joe Lynn Turner.
O DNA dos caras é pesado mas Kollman, por exemplo, usa muitos acordes de jazz. As músicas são muito bem escritas e alguns tempos são intrincados, coisas de gente progressiva. Então, nem sei se fusion é o rótulo ou se é melhor dizer que a Cosmosquad explora um novo território.
Esse álbum foi gravado num pequeno porém emblemático clube de Los Angeles, provavelmente em mais de uma data, pelas diferenças de captação que são percebidas. Ele reúne músicas dos álbuns anteriores da banda, mais algumas de Jeff Kollman solo. E a interpretação delas é mágica; muito melhor que no estúdio. Kollman é um guitarrista pra lá de subestimado que esbanja técnica e tem o bom gosto de usar os pedais wah-wah e chorus pontualmente. Sua Les Paul tem um timbre que eu, particularmente, gosto muito.




Jeff Kollman - guitarra
Barry Sparks - baixo 
Shane Gaalaas - bateria




1   Sheer Drama
2   Fat, Mean & Nasty 
3   El Perro Vaila 
4   I.N.S. Conspiracy 
5   Road to Tanzania / Tribal Trance 
6   Chinese Eyes 
7   My Guitar Gently Screams 
8   Creepy Spider Part II 
9   Jam for Jason 
10 In Loving Memory 
11 Journey Through Life 
12 Creepy Spider 
13 Funk N' Eh 
14 Red Eye Romp