domingo, 21 de novembro de 2010

Pat Metheny - Bright Size Life (1975)

Patrick Bruce Metheny nasceu no dia 12 de agosto de 1954 na pequena cidade de Lee’s Summit no Missouri(3500 hab.). Lá desde sempre ele foi famoso uma vez que seu bisavô foi o fundador do lugar. Não havia ali sequer uma TV durante sua infância e aos 8 anos, para se ocupar, ele começou a tocar trompete com seu irmão mais velho Mike e sua principal influência nessa época foi John Coltrane. Mas foram os Beatles e os Beach Boys que o levaram à primeira guitarra: um violão Trivia. Uma curiosidade é que sua música predileta para o aprendizado era Garota de Ipanema.
Um belo dia seu irmão trouxe prá casa o LP Four And More de Miles Davis e segundo ele próprio: "...as pessoas dizem sempre que leva tempo prá se gostar de jazz mas prá mim demorou uns 5 segundos".
Logo ele conseguiu comprar uma Gibson ES 140 e mergulhou tão profundamente no jazz que escola e vida social não importavam mais. Pat passou a tocar com músicos de jazz em Kansas City e numa dessas ocasiões Herbie Hancock apareceu; muito impressionado, ele insistiu em tocarem juntos.
Em 73 Pat chegou a cursar a Universidade de Miami porém desistiu para assumir o cargo de professor de guitarra ali mesmo e de onde partiria em 74 para lecionar na prestigiada Berklee em Boston, com então apenas 18 anos. Dali, Pat foi convidado para integrar a banda do vibrafonista Gary Burton com quem fez sua primeira gravação: o álbum Ring.
Em dezembro de 75 Pat Metheny assinou com o selo alemão ECM - que agora pertence à Touchstone - e gravou seu primeiro solo, Bright Size Life, com ninguém menos que Jaco Pastorius, mas continuou integrando a Gary Burton Band até 77 quando ele conheceu o tecladista Lyle Mays e formou o Pat Metheny Group com Mark Egan no baixo e Danny Gottlieb na bateria.
Seu som é único, baseado no timbre delicado da Gibson Es 175
com cordas .11 D'Addario, e extremamente difícil de classificar: folk-jazz, jazz-rock, smooth-jazz... Sem dúvida o ambiente rural e bucólico onde cresceu
foi um forte componente na criação do seu estilo.




Os títulos de algumas músicas já sugerem q o clima do álbum é o das paisagens do meio-oeste americano. Além de Jaco Pastorius, conta também com Bob Moses, seu companheiro de Gary Burton's Band.

Pat Metheny-guitarras
Jaco Pastorious-baixo
Bob Moses-bateria

1. Bright Size Life
2. Sirabhorn
3. Unity Village
4. Missouri Uncompromised
5. Midwestern Nights Dream
6. Unquity Road
7. Omaha Celebration
8. Round Trip / Broadway Blues

3 comentários:

Marcelo disse...

http://www.divshare.com/download/2346836-8e3

Anônimo disse...

Could you reupload please?

Marcelo disse...

https://mega.nz/file/nHwRQLKb#E2ZVlPWrCGE1FILSlUmQam-xp_dnghrR0idwIxA3lTE