domingo, 14 de novembro de 2010

Willie Dixon - I Am The Blues (1969)


Quando deu nome à esse disco, ele não estava sendo convencido. Ele foi e ainda é o Blues. Basta ver as canções aqui e ligar com quantos artistas e bandas já as gravaram e faturaram mais que ele com elas.

Willie nasceu no Mississippi onde, ainda jovem, compunha e vendia músicas para os outros. Mudou-se para Chicago onde foi campeão de Box na categoria pêso-pesado. Num belo dia, um guitarrista que iria tocar na abertura das lutas o ouviu cantarolando e o convidou para tocarem juntos. Willie escolheu o contra-baixo acústico como instrumento e os dois seguiram tocando pelos clubes e ganhando o reconhecimento da comunidade bluseira.


Houve um hiato aí, pois o Willie foi prêso por se recusar a servir o Exército, fêz isso por convicção e passou um ano em cana.

Eventualmente ele acabou conhecendo Muddy Waters, que o levou para a gravadora Chess onde atuou como baixista de estúdio e foi um dos mais produtivos compositores e um influente produtor também.

Contudo, o baixo elétrico começou a ter a preferência e Dixon foi ficando meio sem espaço. Acabou aceitando um convite para ir à Europa participar de um festival chamado American Folk-Blues Festival juntamente com alguns dos melhores bluesmen americanos. Lá na Europa ele viu crescer o interesse em suas músicas por parte de bandas como Stones e Yardbirds, por exemplo, além de estar ganhando mais dinheiro com os convites para apresentações. Ele já estava muito descontente com a Chess que lhe pagava muito pouco como repasse pelos direitos autorais - Spoonful, por exemplo, vendeu muito com o Cream - quando soube que os caras haviam processado o Led Zeppelin por plágio em Bring It On Home e não lhe repassaram nada.

Tanto ele quanto Muddy Waters tiveram que brigar na justiça para reaver os direitos de suas composições. Mais adiante, ele próprio processaria o Led pela semelhança de Whole Lotta Love com a sua You Need Love e nesse caso foi feito um acordo.

Com sua banda Chicago All Stars, Willie Dixon excursionou pelo mundo quase todo até começar a ter problemas sérios de saúde por causa da diabetes e chegou a perder uma perna. Faleceu pacificamente enquanto dormia, em 1992.


















Willie Dixon -baixo,vocal
Lafayette Leake -piano
Big Walter Horton -harmônica
Johnny Shines -guitarra
Mighty Joe Young -guitarra
Sylvester Boines -baixo
Clifton James -bateria

1 Back Door Man
2 I Can't Quit You, Baby
3 The Seventh Son
4 Spoonful
5 I Ain't Superstitious
6 You Shook Me
7 (I'm Your) Hoochie Coochie Man
8 The Little Red Rooster
9 The Same Thing

4 comentários:

Marcelo disse...

http://www.4shared.com/file/128829087/f727c65/WillDixeusou.html

Ana disse...

Pensei que continuaria em inglês.
Amusez-vous.
Tem um pacotinho voando,espero que sirva para enfeitar aqui.
Bonne chance

Alfredo disse...

Estos links caídos serán repuestos alguna vez?
Gracias por tan buena música!

Marcelo disse...

https://mega.nz/file/du412RhQ#w5hMaNCfq-M3T2_ZUZzxM7hTKmGhG8z6QKhfwYR4NOE