sábado, 27 de outubro de 2018

Hermeto Pascoal - Slaves Mass (1977)







  O brasileiro trabalha 153 dias por ano só para pagar impostos. Numa figura de linguagem, há quem diga que somos escravos. E compreende-se, pois não recebemos sequer uma pequena fração disso em benefícios que são obrigação do Estado. Esse Estado é imenso, ineficiente ou totalmente incapaz — um elefante de chumbo. Também é fisiológico e corrupto até o meio do osso.
  Eu, pessoalmente, acho que a corrupção começou quando o primeiro colonizador ofereceu um presentinho a um índio. O que eu depreendi dos acontecimentos dos últimos anos é que, embora não tenha "inventado" a corrupção, o PT a transformou numa rotina de Estado. Aquilo que era uma vantagem pessoal, obtida para enriquecimento próprio ou campanha de um agente público, foi institucionalizada para perpetuar um partido no poder — o maior escândalo de corrupção do planeta. Não considero exagero dizer que tudo por aqui foi superfaturado sistematicamente para acomodar o lucro do corruptor e a propina do corrupto. O PT não agiu sozinho mas liderou o saque. Ele quase dobrou o número de ministérios, chegando ao absurdo de 39, apenas para lotear cargos em troca de apoio e, então, dividir o butim.
  Graças a Deus tudo foi descoberto antes que todos os segmentos do Estado estivessem totalmente aparelhados. As instituições foram fortes o suficiente para investigar, processar, condenar e prender os líderes de todos os partidos envolvidos. Todos os dias alguém é preso e, oxalá, assim continue.
  Só conseguiremos vermifugar totalmente o Estado se ele for menor, sem cargos por indicação política, com competência, meritocracia. O governo tem que ser regulador e ter cada vez menor ingerência nas nossas vidas. O bem-estar social advém da qualidade dos serviços essenciais e da liberdade com confiança.
  Se trabalhamos a maior parte dos dias úteis para o Estado, isso significa nossa submissão. Significa que nossas vidas importam menos que o Estado. Um partido que trama para se eternizar no poder é antidemocrático e de um autoritarismo disfarçado, portanto hipócrita. Essas são duas características importantes do fascismo, percebam. Mas um partido que rouba nossos dias de trabalho é um facínora. E na mesma medida em que o PT não inventou a corrupção, ele também não inventou os benefícios sociais que alardeia ter "dado". Com a moeda finalmente estabilizada o país andou, nós fizemos andar, e essa gente montou em cima.
  Por essas e outras, eu não consigo entender como cerca de 40% dos eleitores pretendam votar em bandidos. Sinceramente não entendo. 
  Amanhã é domingo e é dia de eleição. Reflita e, por favor, faça com que mais pessoas reflitam bem. Domingo também é dia de missa, missa dos escravos.

Sobre o disco... Dizem que se só tivesse lançado esse disco na vida, já seria o bastante para Hermeto entrar para história do Jazz. Boa missa a todos.





Hermeto Pascoal - piano, Fender Rhodes, gravador, Clavinet, sax soprano, flautas, violão, vocal (4)
Ron Carter - baixo acústico (2-8)
Alphonso Johnson (Weather Report, Jazz Is Dead) - baixo elétrico (1,9,10)
Airto Moreira - bateria (2-8), percussção (2), vocal (4)
Chester Thompson (Zappa, Genesis) - bateria (1,9,10)
Raul de Souza - trombone, vocal (4)
David Amaro (Airto, Flora, George Duke) - guitarra, violão 6 e 12
Flora Purim - vocal (2,4)
Hugo Fattoruso (OPA) - vocal (4) 
Laudir de Oliveira - vocal (4)





1 Tacho (Mixing Pot)
2 Missa dos Escravos (Slaves Mass)
3 Chorinho pra Ele (Little Cry for Him)
4 Cannon (Dedicated to Cannonball Adderley)
5 Escuta Meu Piano (Just Listen) 
6 Aquela Valsa (That Waltz)
7 Geleia de Cereja (Cherry Jam)
8 Campo Aberto (Open Field) 
9 Pica-Pau (take 1)
10 Star Trap (part 2)


9 comentários:

Marcelo disse...

https://mega.nz/#!S1x0yKAR!UJXZpI1Zh1x9r4RDJCFCFtEd9LzdorCOP1F3u5I3m_s

Caruso disse...

CARA ANTES DE TUDO OBRIGADO PELOS MILHÕES DE DOWNLOADS QUE FIZ NO SEU BLOG E NA MAIORIA DAS VEZES NÃO AGRADECI, IMPORTANTÍSSIMO TRABALHO DE DIVULGAÇÃO DESTA ERA DE ILUMINAÇÃO DO ROCK QUE DEVE FICAR E SER REVERBERADO PARA NOSA CIVILIZAÇÃO.
OUTRA QUESTÃO É QUE FIQUEI MUITO MAS MUITO FELIZ POR SEU COMENTÁRIO, ESTOU 1000% DE ACORDO COM VOCE.
TENHO CERTEZA QUE ESTAMOS DANDO UM NOVO PASSO PARA APRIMORAMENTO DE NOSSO PAIS.

OBRIGADO

Marcelo disse...

Obrigado Caruso. Tomara que sim.

Renzo Espinoza disse...

Obrigado

Macaco disse...

Excelente reflexão Marcelo coroada com mestre Pascoal. Demos o primeiro passo. Vamos ver como as coisas hão de caminhar daqui pra frente.

Marcelo disse...

Na torcida com olho aberto. Abraço.

jack bond disse...

thank you

Otariano Morr disse...

De política só falou merda...

Haroldo disse...

Dá-lhe LULA!