terça-feira, 23 de abril de 2019

Coupla Prog - Death Is A Great Gambler (1970 - 72)






Coupla Prog foi uma contradição. A despeito de ser uma ótima banda, nunca conseguiu um contrato para gravar. Mas mesmo sem ter um contrato com uma gravadora e um álbum para divulgar, ela foi agraciada com três sessões exclusivas na rádio SWF, a segunda maior emissora da Alemanha, e famosa por receber em seus estúdios os maiores nomes da música.
A Coupla Prog surgiu em 1969 na cidade de Baden-Baden, onde há uma das sedes da SWF. Os caras foram habilidosos ao criar um som que incluía as raízes do blues-rock britânico, boas doses de música clássica e rock psicodélico e space-rock. Então a música ficou mais acessível que a da maioria das bandas do krautrock, muito experimental. Como era dominada pelo órgão, a comparação com a Vanilla Fudge é inevitável.
Três sessões na SWF para três anos de vida é um feito e tanto, e esses são os únicos registros da Coupla Prog. O primeiro chama-se Sprite. O segundo é mais complexo e chama-se Edmundo Lopez, uma grande suíte sobre a vida de um soldado. Death Is A Great Gambler é a derradeira sessão, gravada na sua maior parte após a morte do guitarrista Rolf Peters por overdose — o título é uma referência a isso — e com um novo baterista. E é o trabalho mais elogiado. 
Resta destacar que todas essas sessões foram ao vivo, sem a possibilidade de edição e correção de erros. 




Wolfgang Schindhelm - órgão, piano ,vocal
Rolf Peters - guitarra, vocal (5, 6)
Walter Kümmich - guitarra
Reiner Niketta - baixo, órgão, piano, vocal
Hubert Donauer - bateria (5, 6)
Reinhold Hirt - bateria




1 Chandra
2 That's The Way It Goes
3 Tochter Im Delirium / Daughter's Delirium
4 Death Is A Great Gambler But If I Win, Finally I Can Die
5 Your Time Has Come
6 Season Of The Witch [Donovan]

Um comentário:

Marcelo disse...

https://mega.nz/#!i0BABSjB!tMduxMSA276a2cm_DAzM5j9B-pk3kHQVsYgOo_GBeGU