sábado, 18 de dezembro de 2010

Savoy Brown - Getting to the Point (1968)


Pela época do lançamento oficial de Shake Down a banda levou um chacoalhão de verdade: Houve um incidente com drogas em Barnstaple, uma cidade do condado de Devon, oeste da Inglaterra. Isto fêz com que Harry Simmonds demitisse seu próprio irmão, Kim. Outras mudanças ocorreram: Chappell e Portius saíram, sendo substituídos por Bob Brunning no baixo e Chris Youlden nos vocais. Brunning tinha tocado no Fleetwood Mac e Youlden numa porção de bandas; ele acrescentou personalidade ao Savoy pois usava uma indefectível cartola e um monóculo. Em seguida foi o Manning quem saiu e em seu lugar na bateria entrou Hughie Flint que tinha estado na Bluesbreakers de John Mayall e na Alexis Korner Band. Finalmente foi o Stone quem saiu, substituído pelo "Lonesome" Dave Peverett.
Peverett nasceu em abril de 43 e morreu em fevereiro de 2000. Ele começou na música ouvindo Bill Haley, Elvis, Chuck Berry, Jerry Lee Lewis, etc., mas acabou se embrenhando pelo blues de Bo Diddley, JL Hooker, Muddy Waters e Lightnin' Hopkins. Aos 16 anos comprou sua guitarra, formou uma banda que tocava em festas que passou por vários nomes até se fixar em Lonesome Jax Blues Band, com o Chris Youlden como membro. Em 67 ele foi tocar com uma banda suíssa e quando voltou se juntou ao Savoy.
Harry e Kim Simmonds fizeram as pazes e com apenas Bob Hall da formação original, a banda entrou no estúdio para gravar o próximo single. O Youlden logo foi se destacando pela criatividade e irreverência, sendo rankeado no mesmo patamar de Rod Stewart ou Long John Baldry. Contudo, logo depois de finalizado o sigle vieram mais mudanças na formação. Ambos Brunning e Flint saíram, discordando do que chamaram de 'criatividade' na contabilidade da banda. Depois de muitas tentativas para escolher um substituto para a bateria(Bill Bruford foi um) e para o baixo, foram escolhidos Rivers Jobe e Roger Earl, respectivamente. O Jobe tinha sido membro da banda Anon, dos futuros fundadores do Genesis, Anthony Phillips e Mike Rutherford.
Em março de 68 começaram as gravações do 2º Lp, Getting to the Point. Ao lado de Kim, o Youlden emergiu como outro líder da banda e - juntos ou individualmente- a dupla compôs a maioria do material. Na edição inglêsa, a capa tinha uma foto do Kim com cara de sacana usando óculos redondos em cujas lentes se viam a figura de um homem negro; a intenção era passar a idéia de que, apesar de brancos, eles viam as coisas como um negro, mas na edição americana as lentes não exibiram o negro em questão. Pois é.


Roger Earle -bateria
Bob Hall -piano
Rivers Jobe -baixo
Lonesome Dave Peverett -guitarra
Kim Simmonds -guitarra,harmônica
Chris Youlden -vocal

1 Flood in Houston
2 Stay With Me Baby
3 Honey Bee (Muddy Waters)
4 The Incredible Gnome Meets Jaxman
5 Give Me a Penny
6 Mr. Downchild
7 Getting to the Point
8 Big City Lights
9 You Need Love (Willie Dixon)
10 Walking by Myself
11 Taste and Try,Before You Buy
12 Someday People

2 comentários:

Marcelo disse...

reup
http://www.4shared.com/file/rItnlz-l/SavBroGett.html

Marcelo disse...

new link

https://mega.nz/#!XwgyEaJb!w-eQxtHSME0H9EhhvwlK_de7DXIUp3UlpdCNrukNQiE