sábado, 18 de dezembro de 2010

Savoy Brown - Shake Down (1967)


Savoy Brown é outra banda que integrou o movimento de resgate do blues que aconteceu na Inglaterra à partir da metade dos anos 60, o qual pavimentou o caminho para o surgimento de bandas como o Led Zeppelin, dentre muitas. Curiosamente, ela fez menos sucesso em sua terra natal do que nos EUA, onde lançou a maioria de seus álbuns e excursionou incessantemente desde 43 anos atrás. Atribui-se esse fato às inúmeras mudanças em sua formação ao longo desse tempo, fato relacionado à personalidade extremamente dominante de seu fundador, o guitarrista Kim Simmonds.
Kim começou a ouvir música através dos discos de seu irmão mais velho, Harry, e este começou ouvindo Bill Haley e depois foi se interessando por Rhythm & Blues, particularmente James Brown, Ike and Tina Turner, Jimmy Reed, Otis Rush e Muddy Waters. Aos 13 anos Kim comprou sua primeira guitarra e por si só aprendeu a tocar, imitando os riffs de Chuck Berry. Aos 15 anos, já dominando o instrumento, ele abandonou a escola para assumir um trabalho no Ministério da Defesa.
Um dia ele estava do lado de fora de uma loja de discos na Chinatown londrina quando encontrou-se com outro entusiasta de blues, o gaitista John O'Leary. O'Leary trabalhava para uma indústria química americana e tinha começado na harmônica depois de assistir uma apresentação de Cyril Davies com a Alexis Korner's Blues Incorporated. Eles se tornaram amigos e O'Leary convidou Kim e Harry para uma jam session. Todos ficaram surpresos com a habilidade de Kim, até mesmo seu irmão, que o encorajou a formar uma banda.
A primeira formação tinha Kim Simmonds na guitarra, O'Leary na harmônica, Leo Manning na bateria, o vocalista Brice Portius e o baixista Ray Chappell. Manning e Portius eram negros, o que fez da Savoy uma das primeiras bandas inglêsas com integração racial. Todos então concordaram que o irmão de Kim, Harry,deveria ser o empresário da banda. Eles também acrescentaram um pianista chamado Trevor Jeavons, mas que logo foi substituído por Bob Hall, um músico experiente que tinha sido membro dos Groundhogs quando a banda acompanhou John Lee Hooker e que também acompanhara Jimmy Reed e Little Walter pela Inglaterra.
Eles chamaram a si de Savoy Brown Blues Band para enfatizar sua raiz bluseira de Chicago; o Savoy eles tiraram da gravadora americana Savoy Records, que eles achavam que soava elegante, e o Brown foi pra dar um balanço.
Como para muitas outras bandas, foi muito duro conseguir um espaço para se apresentar mas ao contrário das outras, os irmão Simmonds decidiram abrir seu próprio clube, o Kilroy's, em maio de 66. Eles saíram distribuindo flyers por toda Londres e no começo só uns gatos pingados apareciam o que os forçava a tocar fora também. Harry, que trabalhava como carteiro durante o dia, os levava para tocar na Van dos Correios. Aí ele resolveu publicar a história da banda e do clube no jornal Wandsworth Borough News e o negócio começou a deslanchar. Eles passaram a se apresentar lá toda noite e logo o lugar virou um "point"; Fleetwood Mac e Freddie King tocaram no Kilroy's. Isso acabou chamando a atenção de Mike Vernon, um cara que publicava uma revista sobre blues e soul chamada R&B Monthly, que também era produtor na gravadora Decca e tinha um sêlo próprio chamado Purdah. Ele convenceu Harry a deixá-lo gravar a banda para esse sêlo e em agosto de 66 nos Wessex Studios de Londres eles tiraram 4 faixas, 2 das quais foram lançadas como compacto: I Can't Quit You Baby e I Tried, ambas de Willie Dixon.
Mas o grande lance para eles veio com o convite de Brian Wilcock, que era DJ no Klook's Kleek R&B Club, para que tocassem nos intervalos da apresentação do Cream , em 2 de agosto de 66. Como o Cream tinha estreado oficialmente no 6º National Jazz and Blues Festival em 31 de julho, essa era sua primeira aparição num clube e era o aquecimento para sua turnê, mas foi o Savoy que roubou a cena e à partir daí choveram convites para apresentações. Logo eles estavam tocando em lugares badalados como o clube Marquee, o Metro e até mesmo acompanhando o bluesman Champion Jack Dupree.
Essa formação gravou várias demos e acetatos antes de partir para o primeiro LP e permaneceu estável com excessão do pianista Hall que saiu por causa do seu trabalho diurno - mas acabou voltando em meio expediente quando sua substituição não deu certo - e do gaitista O'Leary que saiu para se juntar à John Dummer's Blues Band. Vários músicos fizeram audição para seu lugar, inclusive um cara chamado "Steve Hackett",porém O'Leary não foi substituído. Adicionaram um segundo guitarrista, Martin Stone, que tinha a banda Stone's Masonry (e o Hackett?!!).
A gravadora Decca assinou contrato com eles e lá pelo meio de 1967 o Savoy já estava nos West Hampstead Studios gravando o primeiro disco, com produção de Mike Vernon. É um disco de covers, tem Rock Me Baby do BB King, It's All My Fault do John Lee Hooker, três do Willie Dixon e apenas uma original, Doormouse Rides the Rails, do Martin Stone; foi gravado em 30 horas ao longo de 3 dias.
O Savoy continuou tocando muito durante a produção do álbum, inclusive com uma dura maratona de 24 shows em 21 dias acompanhando John Lee Hooker e uma estada prolongada em Charlottenlund ao norte de Copenhagen na Dinamarca.

Ray Chappell -baixo
Leo Mannings -bateria
Kim Simmonds -guitarra,harmônica
Martin Stone -guitarra
Bob Hall -piano
Brice Portius -vocal

1 Ain't Superstitious (Dixon)
2 Let Me Love You Baby (Dixon)
3 Black Night (Robinson)
4 High Rise (Bridge,King,Thompson)
5 Rock Me Baby (Josea,King)
6 I Smell Trouble (Robey)
7 Pretty Woman (Williams)
8 Little Girl (Dixon)
9 The Doormouse Rides the Rails (Stone)
10 It's All My Fault (Hooker)
11 Shake 'Em on Down (Brown,Hall)

3 comentários:

Marcelo disse...

reup
http://www.4shared.com/file/fGLBp-XC/SavBroShak.html

Anônimo disse...

Marcelo,os discos do Savoy, estão perdidos e a gente vendo toda esta fartura e não podemos pegar. Re-up alguns please.

Marcelo disse...

https://mega.nz/#!PgYBnSJT!g894xgUHR1QBOvKZTcNQ-oZcukmBSefd-aT5fnnXUDc