quarta-feira, 29 de junho de 2011

Van der Graaf Generator - World Record (1976)



Esse é o derradeiro álbum dessa terceira formação da VDGG. Os comentários lá no Bar do Pedro, entre um pastel e outro, dão conta de que as coisas já andavam meio tensas durante as gravações, especialmente entre Hammill e Banton. Então é natural que se perceba uma dispersão nas coisas, mas é um grande álbum apesar dos pesares.

Hugh Banton -Baixo,teclados,Pedal steel
Guy Evans -bateria,percussão
Peter Hammill -guitarra,teclados,vocal
David Jackson -flautas,sax alto,soprano e tenôr,teclados

1 When She Comes
2 A Place to Survive
3 Masks
4 Meurglys III (The Songwriter's Guild)
5 Wondering

Fair Weather - Beginning from an End (1971)



Os fãs de Eric Clapton devem se lembrar do galês Andy Fairweather Low como seu sideman no final dos snos 80 e até além dos 90. Ele também tocou com Roger Waters e acompanhou o Pink Floyd; compôs para o Budgie e Three Dog Night e gravou com o The Who. Mas bem lá no começo, ele fêz parte de uma banda de sucesso chamada Amen Corner que se dividiu e originou essa Fair Weather. O som deles oscila entre o pop, hard e folk. Gravaram só esse álbum e se separaram, pois o ótimo tecladista Blue Weaver foi juntar-se a Strawbs.

Andy Fairweather Low -guitarra,vocal
Dennis Bryon -bateria
B.J. Cole -steel
Neil Jones -guitarra
Bud Parkes -trompete e outros metais
Clive Taylor -baixo,vocal
Blue Weaver -teclados

1 God Cried Mother
2 Don' Mess With Cupid [Cropper,Floyd,Parker]
3 Dead and Past
4 I Hear You Knockin' [Bartholomew,King]
5 You Ain't No Friend
6 Sit and Think
7 Looking for the Red Label
8 Poor Man's Bum a Run
9 Natural Sinner
10 Haven't I Tried
11 Tutti Frutti [Fisher,Gaillard]
12 Road to Freedom
13 Lay It on Me
14 Looking for the Red Label, Pt. 2

terça-feira, 28 de junho de 2011

Mahavishnu Orchestra - Adventures in Radioland (1987)



Embora tenha sido lançado como um álbum de McLaughlin, este é de fato o último álbum de estúdio da Mahavishnu Orchestra, até aqora. A formação é a mesma do álbum anterior, com excessão do baterista: saiu Billy Cobham e entrou Danny Gottlieb, que foi membro original do Pat Metheny Group. Aqui não existe tanta preocupação com a inovação nas composições como com o virtuosismo e com um grupo coeso. As idéias são as mais variadas; inovação mesmo, só na parafernália eletrônica. A Synclavier Guitar Synth está aí, Mitchel Forman exagera nos sintetizadores e Gottlieb usa a Simmons Drums, o grande pecado daquela década. Prá contrabalançar, a Synclavier aparece bem menos que no álbum anterior e o violão e a velha Les Paul tem bom espaço. O álbum tem um pequeno viés político — coisa nada comum nesse gênero — na faixa The Wall Will Fall, gravada 3 anos antes do muro de Berlin cair. Também tem uma lembrança da ligação musical com o Brasil na faixa Florian"a"polis. É, pois é.

John McLaughlin -guitarra,Synclavier,violão
Bill Evans -saxes
Mitchel Forman -teclados
Danny Gottlieb -bateria,percussão
Jonas Hellborg -baixo
Abraham Wechter -violão

1 The Wait
2 Just Ideas
3 Jozy (For Joe Zawinul)
4 Half Man, Half Cookie
5 Florianapolis
6 Gotta Dance
7 That Wall Will Fall
8 Reincarnation
9 Mitch Match
10 20th Century Ltd

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Elmore James - Blues After Hours (1961)



Esse é o único LP de Elmore; antes dele só existem singles gravados pelos irmãos Bihari nos sêlos Meteor, Modern e Flair. Aliás, esse álbum é composto justamente por esses singles e depois dele não houve outro, já que Elmore faleceu em 63. Um ataque do coração impediu que ele vivenciasse o renascimento do blues e que fosse lançado à mesma grande audiência que seus conteporâneos. Contudo, Elmore James segue vivo em cada grande guitarrista, em cada banda de rock ou em qualquer um que curta um slide. Ele é a maior influência nesse estilo de tocar: Clapton, BB King, seu primo Homesick James, Geroge Thorogood, Duane Allman, Hound Dog Taylor, Chuck Berry...Todos o reverenciam. Falando em Chuck Berry, Elmore talvêz seja o mais rock & roll dos bluseiros, Berry é mais rápido, porém seu estilo é muito parecido.

1 Dust My Blues [Robert Johnson]
2 Sunnyland
3 Mean and Evil
4 Dark and Dreary [Joe Josea]
5 Standing at the Crossroads [Johnson]
6 Happy Home
7 No Love in My Heart
8 Blues Before Sunrise [Leroy Carr]
9 I Was a Fool
10 Goodbye Baby
11 Late Hours at Midnight
12 Quarter Past Nine
13 Strange Kinda Feeling [Take 1]
14 Make My Dreams Come True [Take 2]
15 So Mean to Me [Take 4]
16 Long Tall Woman
17 Wild About You (aka Wild About You Baby)
18 Elmo's Shuffle [Take 5]

Armageddon (US) - Armageddon (1969)



Essa banda não tem nada a ver com a Armageddon do Keith Relf. Ela apareceu bem antes nos Estados Unidos mas tem em comum o fato de ter lançado um só disco. A origem dela está no Texas, numa outra banda chamada The Kitchen Cinq. Quando ela acabou, três de seus membros mudaram-se para Los Angeles e convidaram o baixista Skip Battin. O som deles era rock influenciado pela psicodelia da costa oeste e, sabendo que não tinham um vocalista de destaque, os quatro se encarregaram da função. Quando as gravações desse álbum estavam para acabar, o Battin saiu e foi substituído por Robert Ledger, que foi quem apareceu na foto.
Quando eles debandaram, o Ledger foi tocar com Simon Stokes, o Parker e o Stark foram tocar com Van Morrison e o Creamer tornou-se produtor.

Mark Creamer -guitarra,vocal
Skip Battin -baixo,vocal
Robert Ledger -baixo
James Parker -guitarra,vocal
John Stark -bateria,vocal

1 Armageddon Theme
2 Water Lilly
3 Another Part of Our Life
4 Come Tomorrow
5 Cold Cold Tracks
6 Cave of the Winds
7 The Lamp
8 Bilbo Baggins
9 Tales of Brave Ulysses
10 The Magic Song

The Cosmic Jokers - Cosmic Jokers (1974)



Cosmic Jokers poderia ter sido uma superbanda kraut mas nunca o foi de verdade. Dieter Dierks convidou Manuel Göttsching e Klaus Schulze da Ash Ra Tempel e Jurgen Dollase e Harald Grosskopf da Wallenstein para uma série de jam sessions no seu estúdio que duraram alguns mêses; no que seriam estudos e acertos para a futura banda. A mistura da influência ácida da Tempel com a psicodelia da Wallenstein resultou num space rock muito bacana.
Acontece que o parceiro do Dierks, dono da gravadora Komische Musik, lançou as gravações sem dar bola prá ninguém — nem grana — e foi processado por todo mundo, acabando por sair do país. A venda do disco foi suspensa até que a pendenga fosse resolvida e depois disso outros discos foram lançados.
Com essa história, "Cosmic Jokers" ficou um nome bem apropriado.

Dieter Dierks -baixo
Jürgen Dollase -teclados,vocal
Manuel Göttsching -guitarra
Harald Grosskopf -bateria
Klaus Schulze -sintetizadores


1 Galactic Joke
2 Cosmic Joy

Azymuth - Telecommunication (1982)



Esse disco tem uma mistura bem bacana de estilos e demonstra muito bem o talento do trio. O único senão, na minha opinião, é o uso do Vocoder na faixa 4 que deixa o som muito datado; no mesmo ano o Weather Report também o usou no seu álbum menos memorável.

José Roberto Bertrami -órgão,teclados,Vocoder,percussão,vocal
Alex Malheiros -baixo com e sem trastes,violão,vocal
Ivan Conti -bateria,percussão
Helio Delmiro -guitarra
Dotô -percussão
Aleuda -percussão
Cidinho Moreira -percussão


1 Estreito de Taruma
2 What Price Samba (Quanto Vale um Samba)
3 Country Road (Chão de Terra)
4 May I Have This Dance? (Conçede-Me Esta Dança?)
5 Nothing Will Be as It Was (Nada Seré Como Antes) [Milton Nascimento]
6 Last Summer in Rio
7 The House I Lived In (A Casa Em Que Vivi)
8 Prelude

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Frank Zappa - Shut Up ' N Play Yer Guitar (1981)



As discussões sobre Zappa sempre giram em torno das suas letras controversas e das composições nada ortodoxas. Sempre aparece a pergunta: Gênio ou maluco? Bem, ele batizou as filhas como: Diva Thin Muffin Pigeen e Moon Unit... Mas o fato é que ele permanece como um dos guitarristas mais infernais que o rock já viu, e como tal é extremamente subestimado.
Os três discos que compõem Shut Up 'N Play Yer Guitar estão aí como atestado da incrível habilidade dele. São compostos por solos gravados entre 77 e 80, retirados das músicas, trabalhados em estúdio e colados entre si. E esses solos são tão elaborados que tem-se a idéia de uma nova música. Uma menção especial deve ser feita ao trabalho do Vinnie Colaiuta aqui; entre os próprios bateristas é consenso que foi de arrasar e em 93 foi incluído entre as 25 melhores performances de todos os tempos pela revista Modern Drummer.

Arthur Barrow -baixo
Terry Bozzio -bateria
Vinnie Colaiuta -bateria,percussão
Warren Cuccurullo -guitarra,sítara elétrica
Roy Estrada -baixo
Bob Harris -teclados
Eddie Jobson -teclados
Andre Lewis -teclados
Ed Mann -percussão
Tommy Mars -teclados
Patrick O'Hearn -baixo
Jean-Luc Ponty -violinos
Steve Vai -guitarra rítimo
Denny Walley -guitarra r.
Ray White -guitarra r.
Ike Willis -guitarra r.
Peter Wolf teclados
Frank Zappa -Bouzouki,guitarra...

CD 1: Shut Up 'n Play Yer Guitar

1 Five-Five-Five
2 Hog Heaven
3 Shut Up 'N Play Yer Guitar
4 While You Were Out
5 Treacherous Cretins
6 Heavy Duty Judy
7 Soup 'n Old Clothes


Cd 2: Shut Up 'n Play Yer Guitar Some More

1 Variations on the Carlos Santana Secret Chord Progression
2 Gee, I Like Your Pants
3 Canarsie
4 Ship Ahoy
5 The Deathless Horsie
6 Shut Up 'N Play Yer Guitar Some More
7 Pink Napkins

CD 3: Return Of The Son Of Shut Up 'n Play Yer Guitar

1 Beat It with Your Fist
2 Return of the Son of Shut Up 'N Play Yer Guitar
3 Pinocchio's Furniture
4 Why Johnny Can't Read
5 Stucco Homes Zappa
6 Canard du Jour

David Bowie - Pin Ups (1973)



Esse disco é um pouco desprezado pelos críticos e também o foi por uma parte dos fãs, principalmente os americanos, que não entendiam porque um dos mais autênticos e originais músicos daquela época iria laçar um álbum de covers. Os fãs americanos tampouco conheciam bandas como Easybeats ou músicas como a Shapes of Things, que para eles não tinham destaque na carreira dos seus autores.
Mas a verdade — ou a minha verdade — é que esse disco é bom demais da conta. Bowie turbinou essas músicas dos anos 60 e Mick Ronson com Aynsley Dumbar deitaram e rolaram. É uma super banda mandando ver. Diz-se por aí que Ron Wood dos Stones teria tocado com eles mas não há crédito disso.
E a mina aí na capa é Twiggy, considerada a primeira top model do sistema solar — é a da esquerda, meu.

David Bowie -vocal,sax,harmônica,Moog,guitarra
Trevor Bolder -baixo
Mick Ronson -guitarra,piano,vocal
Aynsley Dunbar -bateria
Mike Garson -Harpsichord,órgão,pianos
Ken Fordham -sax barítono
Mac Cormack -vocal

1 Rosalyn [The Pretty Things]
2 Here Comes the Night [Then]
3 I Wish You Would [The Yardbirds]
4 See Emily Play [Syd Barrett, Pink Floyd]
5 Everything's Alright [Mojos]
6 I Can't Explain [The Who]
7 Friday on My Mind [Easybeats]
8 Sorrow [Merseys]
9 Don't Bring Me Down [The Pretty Things]
10 Shapes of Things [Yardbirds]
11 Anyway, Anyhow, Anywhere [The Who]
12 Where Have All the Good Times Gone! [The Kinks]

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Fleetwood Mac - Mr. Wonderful (1968)



Esse é o segundo álbum deles, criado majoritariamente pelo Peter Green e o Jeremy Spencer, com o olhar no blues do Delta. Porém, o uso uso de distorção na guitarra e a pegada mais forte na bateria trazem o rock, e o uso generoso do sax dá um toque contemporâneo.

Peter Green -guitarra,vocal
John McVie -baixo
Mick Fleetwood -bateria
Jeremy Spencer -piano,slide,vocal
Christine Perfect -piano
Roland Vaughan -sax
David Howard -sax
John Almond -sax
John Peel -voz

1 Stop Messin' Round
2 I've Lost My Baby
3 Rollin' Man
4 Dust My Broom
5 Love That Burns
6 Doctor Brown
7 Need Your Love Tonight
8 If You Be My Baby
9 Evenin' Boogie
10 Lazy Poker Blues
11 Coming Home [Elmore James]
12 Trying So Hard to Forget
13 Stop Messin' Round [Takes 1, 2 & 3]
14 Stop Messin' Round [Take 5]
15 I Held My Baby Last Night [Elmore James]
16 Mystery Boogie

Popa Chubby - Electric Chubbyland (2005)



Ao que se sabe, fãs de Popa sempre lhe pediam pra tocar músicas de Jimi Hendrix. Então, com a mesma proporção de sua anatomia e talento, ele atendeu. O resultado deu nessa caixa com 3 discos, um de estúdio e dois gravados ao vivo num clube em Middletown, Nova Iorque.

Popa Chubby - Fender Stratocaster 1966,vocal
Chris Reddan -bateria Gretsch 1954
A.J. Pappas -baixos Music Man e Fender Jazz

Disco 1: Ao Vivo
1 Intro
2 Spanish Castle Magic
3 Foxy Lady
4 Catfish Blues
5 The Wind Cries Mary
6 Purple Haze
7 Can You See Me
8 Remember
9 3rd Stone From the Sun


Disco 2: Ao Vivo
1 Intro
2 Come On
3 Red House
4 Who Knows
5 Hey Joe
6 Little Wing
7 Voodoo Chile


Disco 3: Estúdio
1 Manic Depression
2 Up From the Skies
3 I Don’t Live Today
4 Isabella
5 Burning of the Midnight Lamp
6 Highway Chile
7 Bold As Love
8 San Catri (For Jimi)

Cold Sun - Dark Shadows (1970)



Esse é um dos mais elogiados e cultuados discos pscodélicos. Gravado entre 1969 e 1970, só foi lançado em 1989 e é o único disco dessa banda que tem até seu nome controverso.
As gravações foram feitas no lendário Sonobeat Studios, de Austin no Texas, o mesmo que lançou Johnny Winter, por exemplo. Só que nos seus registros não existe uma Cold Sun e sim uma The Dark Shadows. O próprio líder da banda, Bill Miller, uma hora escreve que nunca participou de uma banda chamada Cold Sun, noutra diz que sim e que nela desenvolveu o trabalho com a auto-harpa eletrificada — uma espécie de cítara com barras e amortecedôres para acionar as cordas.
Curiosidades à parte, o negócio é que o álbum é um dos mais sólidos representantes do gênero, com longas e viajantes canções, letras místicas e obscuras e guitarras com fuzz box — provavelmente Gibson Maestro.

Bill Miller -autoharp elétrico, harmônica,guitarra slide,vocal
Tom McGarrigle -guitarra,baixo,vocal
Hugh Patton -bateria,percussão
Mike Waugh -baixo
Mike Ritchey -baixo


1 South Texas
2 Twisted Flower
3 Here in the Year
4 For Ever
5 See What You Cause
6 Fall
7 Ra-Ma
8 Live Again
9 Mind Aura

terça-feira, 21 de junho de 2011

Adrian Belew - Young Lions (1990)



Se quando a gente fala de grandes guitarristas, o que te vem na mente é Van Halen, Vai ou Satriani, sinto muito, Adrian Belew não é pra você, embora devesse conhecer. Agora, se pensar em Malmsteen então... tchau, té mais.
Belew é um guitarrista experimental, o que não significa que não seja acessível, principalmente nesse disco. Ele toca todos os instrumentos e passeia do pop ao prog, seja pela Pretty Pink Rose, uma ótima canção do Bowie, ou pela desconstrução de Heartbeat que estava no álbum Beat do King Krimson.

Adrian Belew -vocal,guitarras e vários outros instrumentos
Mike Barnett -baixo
David Bowie -vocal
Ellen Gieles -percussão
Dree Van Beeck -perc
Van Kampen -perc
Willem Van Kruysdijk -perc
Mies Wilbrink -perc

1 Young Lions
2 Pretty Pink Rose [Bowie]
3 Heartbeat [Belew,Bruford,Fripp,Levin]
4 Looking For A UFO
5 I Am What I Am
6 Not Alone Anymore [Bob Dylan,George Harrison,Jeff Lynne,Roy Orbison,Tom Petty]
7 Men In Helicopters
8 Small World
9 Phone Call From The Moon
10 Gunman [Belew,Bowie]

Edgar Broughton Band - Bandages (1976)



Bandages é o último trabalho de estúdio como The Edgar Broughton Band e é quase uma volta às origens de Blues, especialmente na faixa 1. Eles ainda mantém uma influência do Bowie, já que o riff de "Love Gang" parece ter saído direto de "Jean Genie". Este disco é muito bom e bastante subestimado. Mike Oldfield faz uma retribuição à participação do Edgar no seu "Tubular Bells".

Edgar Broughton -guitarra,teclados,vocal
Steve Broughton -bateria,teclados,vocal
Mike Oldfield -guitarra,harmônica,bandolin
Digger Davies -guitarra
Arthur Grant -baixo,teclados,vocal
Pete Knudsen -teclados
Lei Aloha Mei -vocal
"Creepy" John Thomas -guitarra

1 Get a Rise
2 Soeak Down the Wires
3 John Wayne
4 The Whale
5 Germany
6 Love Gang
7 One to Seven
8 Lady Life
9 Signal Injector
10 Frühling Flowers (For Claudia)
11 I Want to Lie

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Porcupine Tree - Stupid Dream (1999)




Como esses caras foram bons! Quando eu ouvi esse álbum pela primeira vêz — e os dois que se seguiram a ele, Lightbulb Sun e In Absentia — ,senti que representava aquilo que eu esperava que fosse o novo caminho para o prog. Ele tem toda a receita: álbum temático, faixas inter-relacionadas, mudanças de compasso, letras muito bem feitas e tal. Deixa de lado o rebuscamento e o pedantismo que acabaram levando o prog à um bêco sem saída e acrescenta timbres atuais, sons capazes de atrair os mais jovens, mesmo recorrendo à riffs de metal. Parece que eles perceberam que para se fazer prog de qualidade não são necessárias cascatas de sintetizadores nem solos intermináveis e nem ser exatamente um virtuoso.
Porcupine Tree nasceu a partir do projeto No-Man, uma parceria entre Steven Wilson e Tim Bowness, onde alguns dos membros atuais também tocaram. No início era só o Steven e suas idéias. Ele estudou guitarra e piano e começou a mexer com música fazendo experiências com fitas, daí a sua inclinação pela ambient music. A Porcupine como banda mesmo, com as idéias de um grupo, começou no disco The Sky Moves Sideways, quando Chris Maitland, Colin Edwin e Richard Barbieri entraram de vêz para o negócio. Barbieri tinha estado na banda Japan, que revelou experimentalistas como Steve Jansen, seu irmão David Sylvian e Mick Karn, e é ele o responsável pelo toque de elegância do som, onde o mínimo é o máximo. Nesse sentido, eles balanceiam muito bem o elétrico e o acústico e abrem espaço para ótimas harmonizações vocais.
Grande banda em grande fase. Essa é a versão remasterizada de 2006.

Steven Wilson -guitarra,piano,samplers,vocal
Richard Barbieri -Hammond,Mellotron,sintetizadores análogos
Colin Edwin -baixo
Chris Maitland -bateria
com
Theo Travis -sax,flauta

1 Even Less
2 Piano Lessons
3 Stupid Dream
4 Pure Narcotic
5 Slave Called Shiver
6 Don't Hate Me
7 This Is No Rehearsal
8 Baby Dream in Cellophane
9 Stranger by the Minute
10 Smart Kid
11 Tinto Brass
12 Stop Swimming

Parrish & Gurvitz - The Parrish & Gurvitz Band (1971)



Paul Gurvitz era barbeiro e Brian Parrish era seu cliente quando os dois resolveram formar uma banda. O nome dela foi The Londoners e mais adiante viraria a The Knack. Depois dela o Paul formou a Gun e também a Three Man Army enquanto o Parrish fêz carreira solo. Até que os dois decidiram trabalhar juntos de novo nessa banda formada em 71 e produzida por George Martin — produtor dos Bitous. Eles gravaram um disco auto entitulado e mais um que nunca foi lançado e nem título tem, pois a banda desmanchou quando o Gurvitz foi formar a Baker Gurvitz Army. Esse álbum tem os dois discos; o não realizado é o CD 1.

Paul Gurvitz -guitarra,vocal
Brian Parrish -guitarra,vocal
Rick Wills - baixo
Mike Kellie -bateria
Mick Gallagher -teclados


CD 1
1 Rainy Day Man
2 Living Out of a Suitcase
3 One Way Street
4 Birmingham
5 Give It All Up
6 When Evening Comes
7 The Preacher
8 On My Way
9 Can We Do It
10 Brown Eyed Woman


CD 2
1 Another Time Another Day
2 It's A Shame
3 Libra
4 I've Got Time
5 Janine
6 Dozy Gwen
7 Why
8 As If I Were Blind
9 More Than Life
10 Loving You

Dexter Gordon - Go! (1962)



Dexter Gordon, falecido em 1990, foi um dos grandes do sax tenôr. Grande musicalmente e em estatura, tinha quase dois metros. Muito criativo dentro do bebop e do hard bop, ele acrescentava elementos de blues e swing ao seu estilo. No início dos anos 60 ele teve problemas com drogas e chegou a ser prêso duas vêzes antes de decidir mudar-se para a França. Um pouco antes disso ele gravou dois discos extraordinários para o sêlo Blue Note, Go! e A Swingin' Affair, mas Go! é reverenciado como um dos mais importantes trabalhos do gênero. Nele, parece que tudo se encaixa perfeitamente; é um quarteto realmente brilhante.
A despeito do talento, Gordon acabou sendo melhor conhecido depois que foi indicado para o Oscar por sua atuação no filme Round Midnight, do diretor francês Bertrand Tavernier. Eu recomendo enfaticamente esse filme até para quem não curte jazz, ou acha que não.
Tavernier quis fazer uma homenagem a Bud Powell e Lester Young mas acabou fazendo-o a toda uma geração de grandes jazistas negros que se mudaram para a Europa. Lá eles encontraram mais reconhecimento e não enfrentaram tanto racismo como na terra natal. O personagem de Dexter tanto poderia ser auto-biográfico, como retratar muitos outros, até mesmo Charlie Parker. E o mais bacana é que o elenco é composto por músicos — Herbie Hancock, Ron Carter, Wayne Shorter, John McLaughlin, Freddie Hubbard — e metade dos diálogos é música.

Dexter Gordon -sax tenor
Sonny Clark -piano
Butch Warren -baixo
Billy Higgins -bateria

1 Cheese Cake
2 I Guess I'll Hang My Tears Out to Dry
3 Second Balcony Jump
4 Love for Sale
5 Where Are You?
6 Three O'Clock in the Morning

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Jan Akkerman - Profile (1972)



Em 72 o Focus estava arrebentando com a Hocus-Pocus e o álbum Moving Waves e bem nessa hora o Akkerman decidiu ter uma carreira solo paralela. Esse trabalho não difere muito do Focus - tem o Ruiter e o van der Linden até. Apenas dá mais espaço para as idéias próprias e a paixão pelo alaúde.

Jan Akkerman -guitarra,violão flamenco,alaúde,flauta,piano elétrico,sint,baixo
Ferry Maat -piano
Jaap van Eyck -baixo
Bert Ruiter -baixo
Pierre van der Linden -bateria
Frans Smit -bateria

1. Fresh Air
2. Kemps Jig
3. Etude
4. Blue Boy
5. Andante Sostenuto
6. Maybe Just A Dream
7. Minstrel/Farmers Dance
8. Stick

Sinto - Right on Brother (1972)



Numa época em que o cenário alemão via crescer o krautrock praticamente dentro de uma mesma fórmula, é bacana ouvir essa banda multi-nacional fazer um prog complexo misturado com funk, e é ainda mais interessante ouvir um violino levando algo funky. O som deles é relativamente paracido com a Rare Earth.

Hannes Beckmann -violino amplificado,baixo acústico, percussão,vocal
Cotch Black -percussão,vocal
Abu Dram -bateria,vocal
Ralph Fischer -baixo,vocal
Peter Holzwig -piano,órgão,marimba,percussção,vocal
Alfred Jones -guitarra,percussão,vocal


1 Right on Brother
2 Rome
3 Things I See
4 In My Times
5 Don't Wait
6 Everytime
7 Another Voice

quinta-feira, 16 de junho de 2011

James Gang - Bang (1973)



Esse disco pode até ser considerado um disco do Tommy Bolin, já que ele foi chegando com todas as músicas prontas, menos a Rather Be Alone With You que é do Kenner.

Tommy Bolin -guitarra,sint,vocal
Jim Fox -bateria,perc,órgão,vocal
Roy Kenner -perc,vocal
Dale Peters -baixo,vocal

1 Standing in the Rain
2 The Devil Is Singing Our Song
3 Must Be Love
4 Alexis
5 Ride the Wind
6 Got No Time for Trouble
7 Rather Be Alone with You (A.K.A. Song for Dale)
8 From Another Time
9 Mystery

Robin Trower - Caravan to Midnight (1978)



Esse disco continua na mesma linha funky do In City Dreams.

Robin Trower -guitarra
James Dewar -vocal,baixo
Rustee Allen -baixo
Bill Lordan -bateria
Paulinho Da Costa -percussão

1 My Love
2 Caravan to Midnight
3 I'm Out to Get You
4 Lost in Love
5 Fool
6 It's for You
7 Birthday Boy
8 King of the Dance
9 Sail on

Cuby + Blizzards - 3 Originals + Album Sometimes (1998)



Harry "Cuby" Musfcee - harmônica,vocal
Eelco Gelling - guitarra
Herman Deinum - baixo
Helmig Van Der Vegt - teclados
Hans Lafaille - bateria
Rudi Van Dijk - sax (álbum "Too Blind To See") Munninksna - sopros (álbum "Too Blind To See")

CD 1

Appleknockers Flophouse, 1969
1 Appleknockers Flophouse
2 Unknown Boy
3 Help Me
4 Go Down Sunshine
5 Disappointed Blues
6 Midnight Mover
7 Black Snake

Too Blind To See, 1970
8 Thursday Night
9 Night Train
10 Evil Woman
11 Wee Wee Baby
12 Too Blind To See
13 Bird's Works
14 Time Passed Me By

CD 2

Simple Man, 1971
1 Simple Man
2 The Faker
3 When I'm Honest
4 Backstreet
5 Seasons Come And Seasons Go
6 Gave You My Word
7 Easy To Leave, Hard To Forget

Simetimes, 1972
8 Pawn Broker
9 Straight, No Chaser
10 The Way I Feel
11 I'm Drinking My Whisky
12 Everytime
13 Boston
14 Sometimes
15 Simply Jamming

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Livin' Blues - Wang Dang Doodle (1970)



Quem curte os primeiros discos da Groundhogs, da Savoy Brown ou mesmo o Johnny Winter dos tempos da Alligator Records, certamente vai curtir muito esses holandêses. O som é um pouco mais ácido, as guitarras mais distorcidas e tem uma dosezinha de psicodelia. A faixa título, por exemplo, é um clássico do Willie Dixon imortalizado na voz da Koko Taylor na qual eles botam um toque zepeliniano.

Dick Beekman -bateria
Nicko Christiansen -guitarra,sax,vocal
John Lagrand -harmônica
Ted Oberg -guitarra
Ruud VanBuuren -baixo

1 Wang Dang Doodle
2 I Came Home at Night
3 Whiskey and Gin
4 This Is the Hour
5 When the Sun Goes Down
6 Go Go Train
7 Spoonfull

Zephyr - Sunset Ride (1972)



Tommy Bolin já tinha saído da banda quando esse álbum foi gravado, então o som é bem diferente. É o resultado das influências de cada um dos músicos restantes e é bem bacana. Se quem ouve não é tão fã de Bolin quanto é de música, vai reconhecer a qualidade. Candy Givens não grita tanto como nos anteriores, ao contrário, sua voz se encaixa muito bem nas composições.

Candy Givens - vocal,gaita,piano
David Givens - baixo,vocal,guitarra
Jock Bartley - guitarra,vocal
Dan Smyth - teclados
P.M. Wooten - bateria,perc
John Alfonse - congas

1 I'm Not Surprised
2 Someone To Chew
3 High Flying Bird
4 No Time Lonesome
5 Moving Too Fast
6 Sold My Heart
7 Sierra Cowgirl
8 Chasing Clouds
9 Sunset Ride
10 Winter Always Finds Me

Frank Marino & Mahogany Rush - Live (1978)



Esse álbum foi gravado durante a turnê americana de 1977 e é considerado um dos melhores discos ao vivo do rock. A banda sabia como levantar uma platéia e tinha muita competência para isso; pela massa sonora, nem parece que são só três carinhas no palco. É bem verdade que as versões que Marino faz de Willie Dixon, Berry e Diddley não são assim nenhuma brastemp, mas e daí?

Frank Marino -guitarra,teclados,vocal
Paul Harwood -baixo elétrico e acústico
Jimmy Ayoub -bateria e percussão

1 Introduction
2 The Answer
3 Dragonfly
4 I'm a King Bee [James Moore]
5 Excerpt From "Black Door Man" [Willie Dixon]
6 A New Rock & Roll
7 Johnny B. Goode [Ckuck Berry]
8 Talkin' Bout Feelin'
9 Excerpt From "Who Da Ya Love" [Bo Diddley]
10 Electric Reflexions of War
11 The World Anthem
12 Purple Haze [Hendrix]

terça-feira, 14 de junho de 2011

Buddy Guy - Can't Quit The Blues (2006)



Buddy Guy é hoje o legítimo herdeiro do trono do blues em Chicago. Pra nossa sorte, ele gosta bastante de tocar aqui e vem regularmente desde os tempos do 150 Night Club do finado Hotel Maksoud Plaza. Pra nosso azar, nem todos os seus discos são lançados aqui, especialmente os mais antigos. Aliás, o azar não é só nosso, já que na penúltima vêz que esteve aqui, Buddy descobriu que o disco sobre o qual estava trabalhando, o Skin Deep, não havia sido lançado e ninguém da platéia o acompanhava.
O primeiro disco dessa caixa é dedicado ao seu melhor período, anterior ao seu afastamento dos estúdios por quase uma década, quando estava ligado às gravadoras Chess e Alligator. Os dois seguintes abordam a partir do seu retorno nos anos 90, já sob o sêlo Silvertone.
Quanto aos músicos que o acompanham, não cabe tudo aqui, mas você pode ler, música por música, no encarte de quase 50 páginas.

Cd 1
1 The Way You Been Treating Me [Guy]
2 Sit and Cry (The Blues) [Willie Dixon]
3 This Is the End [Turner]
4 Untitled Instrumental [Guy]
5 First Time I Met the Blues [Montgomery]
6 Ten Years Ago [Guy]
7 Let Me Love You Baby [Willie Dixon]
8 Stone Crazy [Guy]
9 When My Left Eye Jumps [Dixon, Perkins]
10 Hoodoo Man Blues [Williams]
11 In the Wee Hours [Blakemore]
12 I Can't Quit the Blues [Guy]
13 One Room Country Shack [Walton]
14 T-Bone Shuffle Walker
15 When You See the Tears from My Eyes [Guy, Wells]
16 I Smell a Rat [Guy]
17 She Suits Me to a T [Guy]
18 D. J. Play My Blues [Guy]


Cd 2
1 Damn Right, I've Got the Blues [Guy]
2 Mustang Sally [Rice]
3 Five Long Years [Eddie Boyd]
4 Mary Ann [Charles]
5 She's Nineteen Years Old [Muddy Waters]
6 Miss Ida B [Sykes]
7 Feels Like Rain [Hiatt]
8 7-11 [Robinson]
9I Smell Trouble [Robey]
10 Someone Else Is Steppin' In (Slippin' out, Slippin' In) [LaSalle]
11 My Time After Awhile [Badger,Feinberg,Geddins]
12 Your Mind Is on Vacation [Allison]
13 Midnight Train [Reale,Tiven]
14 Totally out of Control [Guy]


CD 3
1 Nobody Understands Me But My Guitar [Christian,Holder]
2 Baby Please Don't Leave Me [Kimbrough]
3 Done Got Old [Kimbrough]
4 Honey Bee [Muddy Waters]
5 Tramp [Fulson, McCracklin]
6 Crawlin' Kingsnake [Besman,Hooker]
7 Moanin' and Groanin' [Shines]
8 Bad Life Blues [Hogg,Josea]
9 I Can't Be Satisfied [Muddy Waters]
10 First Time I Met the Blues [Montgomery]
11 I'd Rather Be Blind, Crippled and Crazy [Carter, Hodges, Malone]
12 Somebody's Sleeping in My Bed [Crutcher,Jones]
13 I Miss You [Hester]
14 Cut You Loose [London]
15 The Price You Gotta Pay [Keb' Mo]

Azymuth - Azymuth (1975)



Azymuth é uma medida de oscilação angular em relação a um plano. Também é aquela maldita regulagem dos cabeçotes dos gravadores de rolo, que tomava mais tempo que a duração da fita. E acontece de ser também um trio brasileiro muito talentoso que misturava jazz e funk aos nossos rítimos numa coisa que eles chamaram de "samba doido".
Originalmente a formação era José Roberto Bertrami nos teclados, Alex Malheiros no baixo e Ivan Conti na bateria. Eles foram convidados para a "Brazilian Night" do Festival de Montreux em 1977 e, muito elogiados, decolaram. No ano seguinte excurssionaram com Airto Moreira pelos EUA e assinaram com o sêlo Milestone para uma série de álbuns. Bertrami saiu em 88 e Malheiros tocou a coisa um pouco mais adiante, até que os compromissos individuais fossem mais importantes.
Alex Malheiros tocou com Jim Capaldi; Ariovaldo tocou com Tom Jobim e Márcio Montarroyos; Mamão tocou com Rita Lee, Eumir Deodato, Ithamara Koorax e Andreas Vollenweider; Bertrami tocou com Elis, Marcos Valle, Milton Nascimento, Ithamara e Capaldi; e o Márcio Lott, que aqui é convidado, acompanhou meio mundo da MPB - a boa, não a MPBlarghh...

José Alexandre Malheiros - guitarra,vocal,baixo Rickenbacker
Ariovaldo Contesini - percussão,vocal
Ivan Conti (Mamão) - bateria,percussão
José Roberto Bertrami - sints. Arp 2600,Pro-Soloist & Strings,Clavinet,Fender Rhodes,Moog Satellite,Hammond,piano,vocal
com
Joao Americo (Paraná) - guitarra,vocal
Márcio Lott - vocal (1,9)


CD 1
1 Linha Do Horizonte
2 Melô Dos Dois Bicudos
3 Brazil
4 Seems Like This
5 Caça a Raposa
6 Estrada Dos Deuses
7 Wait for My Turn
8 Montreal City
9 Morning
10 Periscópio

CD 2 (Remixes)
1 Melô Dos Dois Bicudos (Harmonic 313)
2 Wait for My Turn (Spiritual South)
3 Linha Do Horizonte (Mr Beatnik)
4 Montreal City (Volcov)
5 Estrada Dos Deuses (Recloose)
6 Seems Like This (As One)
7 Periscópio [Marc Mac Re Edit]
8 Morning (Peanut Butter Wolf)
9 Azymuth 'Caca a Raposa' [Venom's Raw Groove Reedit]
10 Linha Do Horizonte (KashmeerBrothers)
11 Wait for My Turn (Yam Who?)

Missus Beastly - Missus Beastly (1974)



Esse é o segundo álbum de uma das primeiras bandas do krautrock. Eles misturavam muito bem o jazz ao rock, tudo embasado na psicodelia, com bons solos de órgão.
Não existem fitas master, portanto os CDs foram produzidos a partir de LPs. E essa capa deve ter sido planejada para atrair o público feminino, né não?

Jürgen Benz -sax,flauta,percussão
Friedemann Josch -sax,flauta
Norbert Dömling -baixo,guitarra
Dieter Miekautsch -órgão,piano Mahler
Lutz Oldemeier -bateria

1 Julia
2 20th Century Break
3 Geisha
4 Vacuum Cleaners Dance
5 Paranoidl
6 Fly Away
7 Talle
8 Free Clinic
9 Voodoo Dance
10 Paranoidl (Live)
11 Vloflutho

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Greg Koch and Other Bad Men - Live on the Radio (2007)



Greg Koch definitivamente não se enquadra no estereótipo do guitarrista. Nem mesmo busca os holofotes. Mas o cara é genial, tem uma técnica meio sobrenatural e ao mesmo tempo emprega muito sentimento nas interpretações. Ele trabalhou em estúdio e nos bastidores da televisão, é autor de um monte de livros sobre guitarra e vídeos instrucionais e também trabalhou durante anos para a Fender fazendo clínicas e work-shops. Em seus discos ele passeia pelo blues, rock e jazz mas a pedra-chave do seu estilo chama-se Hendrix. Pra quem curte guitarras, é um prato cheio.

Greg Koch -guitarra
Roscoe Beck -baixo
Tom Brechtlein -bateria
John Calarco -bateria
Malford Milligan -vocal
Brannen Temple -bateria

1 Manic Depression [Hendrix]
2 Going Down [Don Nix]
3 Mrs. Buckley [Koch]
4 Stormy Monday [T-Bone Walker]
5 The Stumble [Freddie King]
6 Change Is Gonna Come [Sam Cooke]
7 Ain't No Fun for Me [Al Green]
8 Spanish Castle Magic [Hendrix]
9 Standing on Shakey Ground [Delbert McClinton]
10 Cotton [Roscoe Beck]
11 Don't Change Horses [Johnny Guitar Watson]

Ejwuusl Wessahqqan - Ejwuusl Wessahqqan (1975)



Essa banda de nome tão fácil de pronunciar, o qual saiu de um personagem de ficção científica, é uma daquelas obscuras pérolas do início do Kraut que colocava mais psicodelia ao prog, como Arzachel, German Oak e Embryo. Outra influência veio da Amon Düül II, com a qual tinham mútua amizade, mas, apesar desses laços, eles demoraram bastante para gravar seu único disco e de forma independente.
O som é todo dominado pelo órgão e a guitarra é substituída pelo filouphone, um istrumento de sete cordas feito a mão pelo Filous.

Michael "Hieronymus" Winzker -órgão, teclados
Jürgen Wollenburg -bateria
Rene Filous -baixo, filouphone
Wolfram Graser -guitarra, vocal (7,8)
Christian Hoffmann -sints(7,8)

1 Die Geborstenen Kuppeln von Yethlyreom
2 Die Orangefarbene Wüste Südwestlich von Ignarh
3 Thuloneas Körper
4 Hobbl-di-woobl
5 Passaceety (Bonus Track)
6 AFN (Bonus Track)
7 The Crystal (Bonus Track)
8 La Mer (Bonus Track)

Thirsty Moon - Thirsty Moon (1972)



Thirsty Moon nasceu em 71, em Bremen no norte da Alemanha, primeiramente como Drogies Rock Project, fundada pelos irmãos Drogies. Aí, com a associação de outros músicos com influs diversas, a Thirsty acabou desenvolvendo um som único entre as muitas bandas que apareceram na cena Kraut: uma mistura bem equilibrada de jazz, soul, prog e psy. Equilibrados também são os arranjos com boas partes para os teclados, guitarras e sopros.

Jürgen Drogies -guitarra,percussão
Norbert Drogies -bateria
Michael Kobs -teclados
Harald Konietzko -baixo,vocal
Erwin Noack -percussão
Willi Pape -saxes,flautas
Siegfried Pisalla -guitarra,vocal
Hans Wener Ranwig -teclados,vocal

1 Morning Sun
2 Love Me
3 Rooms Behind Your Mind
4 Big City
5 Yellow Sunshine

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Matching Mole - Matching Mole (1972)



Robert Wyatt formou essa banda logo depois de deixar a Soft Machine e pouco antes de iniciar sua carreira solo, propriamente dita. Ele deu uma alfinetada com humor na Soft, já que o nome deriva da tradução para o francês de soft machine: machine molle.
Para ela, ele trouxe dois ex-integrantes da Caravan ( a banda, não o carro) e o som que eles fizeram foi altamente improvisacional dentro do estilo Canterbury.

Robert Wyatt -piano,Mellotron,bateria,voz
Phil Miller(Hatfield and the North,National Health,Caravan) -guitarra,teclados
Bill MacCormick(Eno,Quiet Sun,801) -baixo
Dave MacRae(Nucleus) -teclados,piano elétrico
Dave Sinclair(Caravan,Wilde Flowers) -órgão,piano,teclados

1 O Caroline
2 Instant Pussy
3 Signed Curtain
4 Part of the Dance
5 Instant Kitten
6 Dedicated to Hugh, But You Weren't Listening
7 Beer as in Braindeer
8 Immediate Curtain

Nick Mason - Nick Mason's Fictitious Sports (1981)



Muitos dizem que esse álbum deveria chamar-se Carla Bley's Fictitious Sports, já que a notável pianista de jazz compôs e arranjou todas as faixas e ainda co-produziu o disco. Esses mesmos sustentantam que o pessoal da Colúmbia deve ter ponderado que, apesar do disco ser muito bom, Carla Bley era um nome pouco conhecido fora dos círculos jazzísticos e as vendas não seriam lá tudo aquilo. Então teriam mirado no enorme e fanático público do Pink Floyd. Nick Mason foi o produtor e o percurssionista do álbum, ele também encarregou a Hipgnosis de criar a arte - a mesma que fez a maioria das capas do Pink Floyd - mas foi só. Melhor dizendo, só não. Ele é um grande baterista, lamentavelmente subestimado; todo o som do PF está baseado na sua experimentação e as progressões harmônicas do Rick Wright não existiriam sem sua base.
Esse disco é muito bacana, fica entre o jazz de vanguarda e um prog muito bem humorado. Além disso Robert Wyatt empresta sua voz em todas as faixas, menos a primeira, e os demais músicos são de qualidade indiscutível.

Carla Bley -Teclados
Nick Mason -Harmônica,Percussão,Piano,Bateria,Clavinet
Robert Wyatt(Soft Machine,Matching Mole) -Vocais
Terry Adams -Harmônica,Piano,Clavinet
Vincent Chancey -Vocais
Howard Johnson -Tuba
Karen Kraft -Vocais
Michael Mantler -Trompete
Earl McIntyre -Vocais
D. Sharpe -Vocais
Denotra Sharpe -Vocais
Chris Spedding(Nucleus) -Guitarra
Steve Swallow -Baixo
Gary Valente -Trombone,Vocais
Carlos Ward -Vocais
Gary Windo -Flauta,Clarineta,Sax

1 Can't Get My Motor to Start
2 I Was Wrong
3 Siam
4 Hot River
5 Boo to You Too
6 Do Ya?
7 Wervin'
8 I'm a Mineralist

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Zephyr - Going Back to Colorado (1971)



Tommy Bolin -guitarras,12 cordas e vocal
Buzzy Linhart -vocal
Bobby Berge -bateria
John Faris -órgão,saxes,vocal
Paul Fleisher -sax
Candy Givens -harmônica,piano,vocal
David Givens -baixo,vocal
Eddie Kramer -piano,clavinet,percussão
Paul Conley -Moogs
Gerard McMahon - b.vocal
Albertine Robinson -b. vocal
Tasha Thomas -b. vocal
Eileen Gilbert -b. vocal

1 Going Back to Colorado
2 Miss Libertine
3 Fades Softly
4 Radio Song
5 See My People Come Together
6 Showbizzy
7 Keep Me
8 Take My Love
9 I'll Be Right Here
10 At This Very Moment

Howlin' Wolf - The Chess Box (1991)



Howlin' Wolf cantou blues por todos os poros. Sua eloquência influenciou a maioria das bandas de rock e hard rock que apareceram no meio dos anos 60. Stones, Yardbirds e, claro, o Led Zeppelin que surrupiou vários trechos para fazer How Many More Years e Killing Floor.
Essa caixa é um documento cronológico da sua genialidade. Seus maiores sucessos estão no CD 2, pois ele compreende o período em que Wolf compôs em parceria com Willie Dixon. Nesse e no primeiro há pinçadas de uma entrevista dada em 1968, onde ele menciona como aprendeu a tocar gaita com seu cunhado Sonny Boy Williamson e guitarra slide com o lendário Charley Patton. O terceiro CD mostra um músico mais maduro, voltando às suas próprias composições e com ótimas performances acústicas.

Howlin' Wolf -guitarra,vocal,harmônica
Jimmy Rogers -guitarra
Hubert Sumlin -guitarra
Buddy Guy -guitarra
Freddie King -guitarra
Eric Clapton -guitarra
Jody Williams -guitarra
Willie Harris -guitarra,harmônica,vocal
Willie Johnson -guitarra
Lee Cooper -guitarra
L.D. McGhee -guitarra
James Cotton -harmônica
Jeffrey M. Carp -harmônica
Ike Turner -piano
Lafayette Leake -piano
Otis Spann -piano
Albert Williams -piano
Henry Gray -piano
Steve Winwood -órgão
L.C. Hubert -piano
Hosea Lee Kennard -piano
Willie Dixon -baixo,vocal
Bill Wyman -baixo
James Green -baixo
Andrew McMahon -baixo
Alfred Elkins -baixo
Jerome Arnold -baixo
Charlie Watts -bateria
S.P. Leary -bateria
Earl Phillips -bateria
Sam Lay -bateria
Fred Below -bateria
Junior Blackman -bateria
Adolph Duncan -sax tenôr
J.T. Brown -sax tenôr
Abe Locke -sax tenôr
Arnold Rogers -sax tenôr
Donald Hankins -sax barítono


Cd 1: 1951 ~ 1955
1 Moanin' at Midnight
2 How Many More Years
3 Howlin' Wolf Boogie
4 The Wolf Is at Your Door
5 Mr. Highway Man
6 Howlin' Wolf Talks #1
7 Bluebird
8 Saddle My Pony
9 (Well) That's All Right
10 My Last Affair
11 Just My Kind
12 Work for Your Money
13 Mama Died and Left Me
14 All Night Boogie (All Night Long)
15 Streamline Woman
16 Crazy About You Baby
17 You Gonna Wreck My Life (No Place to Go) (alt. take)
18 Neighbors
19 Howlin' Wolf Talks #2
20 I'm the Wolf
21 Rockin' Daddy
22 Baby How Long
23 Evil
24 I'll Be Around
25 Forty Four
26 Who Will Be Next


CD 2: 1955 ~ 1962
1 Don't Mess With My Baby
2 Smokestack Lightnin'
3 You Can't Be Beat
4 Howlin' Wolf Talks #3
5 I Asked for Water
6 The Natchez Burnin'
7 Who's Been Talking
8 Tell Me
9 Sittin' on Top of the World
10 I Didn't Know
11 Moaning for My Baby
12 Change My Way
13 I Better Go Now
14 Howlin' for My Darling
15 I've Been Abused
16 Mr. Airplane Man (alt. take)
17 Wang Dang Doodle
18 Back Door Man
19 Howlin' Wolf Talks #4
20 Spoonful
21 Down in the Bottom
22 Shake for Me
23 The Red Rooster
24 You'll Be Mine
25 Just Like I Treat You
26 I Ain't Superstitious
27 Goin' Down Slow
28 Tail Dragger


CD 3: 1963 ~ 1973
1 Hidden Charms
2 Three Hundred Pounds of Joy
3 Built for Comfort
4 Love Me Darlin'
5 Killing Floor
6 My Country Sugar Mama
7 Louise
8 I Walked From Dallas
9 Tell Me What I've Done
10 Don't Laugh at Me
11 Ooh Baby (Hold Me)
12 New Crawlin' King Snake
13 My Mind Is Ramblin'
14 Commit a Crime
15 Dust My Broom
16 I'm the Wolf (acoustic solo)
17 Ain't Goin' Down That Dirt Road (acoustic solo)
18 Mary Sue
19 Hard Luck
20 The Red Rooster (London Sessions w/false start and dialog)
21 Moving

Kebnekaise - Resa mot okänt mål (1971)



Kebnekaise - ou Kebnekajse, encontra-se as duas formas nas capas - é sueca, ainda está em atividade e seu nome vem da montanha mais alta de lá. O nome desse disco significa mais ou menos "Viagem ao desconhecido", e é por aí mesmo. Eles tem uma raiz forte na psicodelia e ao mesmo tempo experimentam bastante no terreno prog, não tanto nesse disco de estréia como nos posteriores.
Antes de formarem a Kebnekaise, três de seus membros pertenceram à banda Mecki Mark Men que fazia um som psicodélico, muito influenciado pelo Cream mas baseado no órgão. Agora o som é todo levado pelas guitarras bem pesadas, com pouquíssimos vocais.

Kenny Håkansson -guitarra,vocal
Pelle Ekman -batria
Bella Fehrlin -baixo
Rolf Scherrer -guitarra


1 Tänk på livet
2 Frestelser i stan
3 Orientens Express
4 Resa mot okänt mål
5 Jag älskar sommaren
6 Förberedelser till fest
7 Kommunisera


I'm deeply ashamed. Yesterday, Brazil's Supreme Court has decided to release Cesare Battisti who is sentenced to life in Italy for quadruple murder. He will be not extradited as the italian government has demanded. I really thought that the time when my country was a shelter for foreign criminals was over - as if we were not enough of ours. Brazil is going backwards.
As you can see, our Supreme Court is set in a beautiful palace, and as all public buildings in Brasilia, it is full of rats, stupid arrogant little rats.
Also yesterday, an important minister resigned for being involved in corruption. For the second time! Rats everywhere.
Brazil has the second biggest italian community outside Italy; the most part of my own family is italian, so, I have no words to describe my sorrow. I feel like a drunken man's son: I love my country but I'm ashamed of it.
By the way...that lady at the picture, she has a bag of coins under the skirt.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Muddy Waters - Folk Singer (1964)




Naquela época, dizer-se "folk" era o mesmo que "acústico" e é assim esse álbum: blues acústico, chorado em cada nota. Muddy Waters com Willie Dixon, mais o jovem Buddy Guy; tudo o mais que se diga é bobagem. 


 Muddy Waters -violão,vocal 
Willie Dixon -baixo acústico 
Buddy Guy -violão 
Clifton James - bateria 


 1 My Home Is in the Delta 
 2 Long Distance 
 3 My Captain 
 4 Good Morning School Girl 
 5 You Gonna Need My Help 
 6 Cold Weather Blues 
 7 Big Leg Woman 
 8 Country Boy 
 9 Feel Like Going Home
10 The Same Thing
11 You Can't Lose What You Never Had
12 My John The Conquerer Root
13 Short Dress Woman
14 Put Me In Your Lay Away

Cactus - Fully Unleashed: The Live Gigs (2004)



Esse monstruoso, absurdo álbum consiste de gravações ao vivo realizadas entre 1970 e 1972, da Ilha de Wight até Porto Rico, e compreende duas formações da Cactus: A primeira, com Bogert, Appice, McCarty e Rusty Day; a segunda, já sem McCarty e Day mas com um tecladista, o Duane Hitchings. Muitas das músicas aqui não foram gravadas em estúdio, quatro delas tinham apenas algumas tomadas para o álbum 'Ot 'N' Sweaty.
Eles não eram compositores geniais, não havia nada de inovador no som mas, caramba, esses caras arrebentavam.

Carmine Appice -bateria
Tim Bogert -baixo
Rusty Day -vocal
Peter French -vocal
Duane Hitchings -teclados
Jim McCarty -guitarra
Werner Fritzschlings -guitarra

CD1
1. Intro/Long Tall Sally
2. Bag Drag
3. Evil
4. Parchman Farm
5. Alaska
6. Oleo
7. No Need to Worry
8. Let Me Swim

CD2
1. Big Mama Boogie, Parts 1 & 2
2. Medley: Heeby Jeebies/Money/Hound Dog/What'd I Say
3. No Need to Worry
4. Parchman Farm
5. One Way... or Another
6. Bro. Bill
7. Swim
8. Bad Mother Boogie
9. Our Lil Rock-n-Roll Thing
10. Bedroom Mazurka

Jean-Luc Ponty - Mystical Adventures (1981)



O som desse disco não difere muito do anterior, Civilized Evil; é apenas um pouco mais musculoso. Tem a participação do cultuado percursionista brazuca Paulinho da Costa e o uso do vocoder em faixas como a cover de Steve Wonder "As". Também é o início de uma longa parceria com o baterista Rayford Griffin.

JLP -violinos,órgão,sints
Randy Jackson -baixo
Chris Rhyne -Sints,Piano,Fender Rhodes,Piano el.,Prophet 5,Oberheim 8,vocoder,baixo sint
Paulinho da Costa -Percussão
Ray Griffin -Bateria
Jamie Glaser -Guitarra

1 Mystical Adventures Suite
2 Mystical Adventures, Pt. 1
3 Mystical Adventures, Pt. 2
4 Mystical Adventures, Pt. 3
5 Mystical Adventures, Pt. 4
6 Mystical Adventures, Pt. 5
7 Rhythms of Hope
8 As
9 Final Truth
10 Final Truth, Pt. 1
11 Final Truth, Pt. 2
12 Jig

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Charlie Parker & Dizzy Gillespie - Bird and Diz (1956)



Aqui está um encontro de músicos absolutamente geniais gravado em Nova Iorque no dia de hoje, 6 de junho, só que em 1950.
Dois pioneiros do Be-Bop, o saxofonista Parker e o trompetista Dizzy, juntam-se ao refinadíssimo pianista Monk com uma cozinha dos sonhos. Essa apresentação rendeu vários singles que só foram reunidos em 52 num 10 polegadas e depois num LP em 56. Esse álbum remasterizado tem o som muito clarificado e limpo, mais as versões alternativas. Fundamental.

Dizzy Gillespie -trompete
Charlie Parker -sax alto
Thelonious Monk -piano
Buddy Rich -bateria
Curly Russell -baixo


1 Bloomdido
2 My Melancholy
3 Relaxin' with Lee Parker
4 Leap Frog
5 An Oscar for Treadwell
6 Mohawk
7 My Melancholy Baby [Complete Take]
8 Relaxin' with Lee [Complete Take]
9 Leap Frog [Complete Take]
10 Leap Frog [Complete Take]
11 Leap Frog [Complete Take]
12 Oscar for Treadwell [Complete Take]
13 Mohawk [Complete Take]
14 Relaxin' with Lee [Breakdown Take]
15 Relaxin' with Lee [Breakdown Take]
16 Relaxin' with Lee [False Start]
17 Relaxin' with Lee [Breakdown Take]
18 Leap Frog [Breakdown Take]
19 Leap Frog [Breakdown Take]
20 Leap Frog [Breakdown Take]
21 Leap Frog [Breakdown Take]
22 Leap Frog [Breakdown Take]
23 Leap Frog [Breakdown Take]
24 Leap Frog [Breakdown Take]

Cuby + Blizzards - 3 Originals + Album: Praise the Blues Met Eddie Boyd (1998)



É possível encontrar o nome deles grafado de diferentes maneiras: com QB no lugar de Cuby, com "& the" ou apenas Cuby & Blizzards.
Essa banda foi uma das grandes do blues holandês, a partir do meio dos anos 60. Não à toa, eles foram escolhidos para excurssionar com Alexis Korner, Van Morrison e John Mayall. Mayall chegou a convidar o guitarrista Eelco Gelling para integrar sua Bluesbreakers mas ele recusou. O pianista Eddie Boyd gravou com eles, a exemplo do que também fez com a Fleetwood Mac.
Aqui estão reunidos os 3 primeiros discos mais aquele gravado com Eddie Boyd, disco esse que, na verdade, está na discografia da Cuby.

Harry Muskee - vocal
Eelco Gelling - guitarra
Helmig van der Vegt - piano
Herman Deinum - baixo
Hans Lafaille - bateria

CD 1

Desolation, 1966
1. Things I Remember
2. Hobo Blues
3. Just For Fun
4. I'm In Love
5. Gin House Blues
6. Desolation Blues
7. Five Long Years
8. Let's Make It

Groiten Uit Grollo, 1967
9. Another Day, Another Road
10. The Big Bell
11. Somebody Will Know Someday
12. So Many Roads
13. King Of The World
14. Baby, Please Don't Go
15. No Shoes
16. Another Land

CD 2

Trippin' Thru a Midnight Blues, 1968
1. Checkin' Up on My Baby
2. Down the Road
3. Window of My Eyes
4. Trippin' Thru' a Midnight Blues
5. Big Blue-Eyed Girl
6. Going Home
7. The Sky Is Crying
8. Feelin' Down Low
9. Feel So Bad

Praise the Blues, with Eddie Boyd, 1967
10. Nuttin' but Trouble
11. No Place Like Home
12. Understanding
13. Twenty-Four Hours
14. The Hammond Sings the Blues
15. The Big Boat
16. Mr. Highway Man
17. I'm in Your Corner
18. Swinging Boogie
19. Early Grave
20. Little Red Rooster

Pat Metheny - Imaginary Day (1997)



Metheny se aventura pela World Music, embora usando as escalas de jazz. Esse trabalho, conceitualmente, pode ser comparado a Mahavisnu ou ao Weather Report pela grande quantidade de diferentes sons.

Pat- guitarras, violões, Pikasso
Mino Cinelu- percussão
Dave Samuels- "
Glen Velez- "
Don Alias- "
David Blamires -guitarra,violino,trompete
Mark Ledford -trompete e voz
Lyle -teclados
Steve Rodby -baixo
Paul Wertico -bateria

1. Imaginary Day
2. Follow Me
3. Into the Dream
4. A Story Within the Story
5. The Heat of the Day
6. Across the Sky
7. The Roots of Coincidence
8. Too Soon Tomorrow
9. The Awakening

Gryphon - Treason (1977)



A banda sofreu várias modificações na formação e no som. Esse disco é baseado nos vocais e a raiz folclória medieval é praticamente abandonada. O som é ainda mais elétrico mas bem balanceado com o acústico. A nova orientação, contudo, não diminui muito a complexidade das composições, principalmente nas linhas de baixo.

Richard Harvey -piano,sax,teclados
Brian Gulland -fagote,trompa,vocal
David Oberlé -vocais,percussão
Bob Foster -guitarras,vocal
Jonathan Davie -baixo,vocal
Alex Baird -bateria


01. Spring Song
02. Round & Round
03. Flash in the Pantry
04. Falero Lady
05. Snakes and Ladders
06. Fall of the Leaf
07. Major Disaster

sexta-feira, 3 de junho de 2011

John Lee Hooker - Jack O' Diamonds: 1949 Recordings (2004)



Essas vinte músicas foram gravadas num clube de Detroit e nunca foram lançadas antes por conta dos muitos problemas que Hooker sempre teve quanto aos seus contratos. Sabe-se que ele usava vários pseudônimos para publicar os trabalhos que as gravadoras não queriam.
É o grande Hooker, apenas ele, seu instrumento e a batida do seu pé. Intimista e descontraído, deixa a platéia pedir músicas, o que explica a quantidade de "Traditionals" no disco.

1 Guitar Blues Instrumental
2 Two White Horses
3 Trouble in Mind [Traditional]
4 Catfish Blues [Traditional]
5 John Henry [Traditional]
6 How Long Blues
7 Ezekiel Saw the Wheel [Traditional]
8 Jack O' Diamonds [Traditional]
9 Waterboy
10 Six Little Puppies and Twelve Shaggy Hounds
11 In the Evening When the Sun Goes Down [Traditional]
12 Old Blind Barnabas [Traditional]
13 Moses Smote the Water [Traditional]
14 Spoken Interlude
15 Rabbit on the Log [Traditional]
16 Come and See About Me
17 33 Blues
18 She's Real Gone
19 I Wonder [Traditional]
20 Untitled Slow Blues

Marc Johnson - Shades of Jade (2005)



Marc Johnson ficou conhecido como membro da última cozinha do pianista Bill Evans. Mas ele também tocou com Stan Getz, Woody Herman, John Abercrombie e na suprbanda Bass Desires, que tinha Bill Frisell e John Scofield nas guitarras.
Esse disco foi produzido pela estraordinária e bela pianista brasileira Eliane Elias, que também assina a maioria das composições e arranjos.

Marc Johnson -baixo acústico
Eliane Elias -piano
Joe Lovano -sax tenôr
Alain Mallet -órgão
John Scofield -guitarra
Joey Baron -bateria

1 Ton Sur Ton [Elias,Johnson]
2 Apareceu [Elias]
3 Shades of Jade [Elias,Johnson]
4 In 30 Hours [Elias]
5 Blue Nefertiti
6 Snow [Elias]
7 Since You Asked
8 Raise
9 All Yours [Elias]
10 Don't Ask of Me (Intz Mi Khntir)

Mahogany Rush - IV (1976)



Frank Marino -guitarra,teclados,vocal
Paul Harwood -baixo elétrico e acústico
Jimmy Ayoub -bateria e percussão

1 I'm Going Away
2 Man at the Back Door
3 The Answer
4 Jive Body
5 It's Begun to Rain
6 Dragonfly
7 Little Sexie Annie
8 Moonwalk
9 IV... (The Emperor)