terça-feira, 18 de janeiro de 2011
Andy West with Rama - Rama 1 (2002)
Andy West foi baixista da Dixie Dregs e nesse álbum solo não foge muito do estilo. É prog instrumental com vários toques de jazz, especialidade do sêlo Magna Carta que tem também o Attention Deficit, por exemplo. Reforçando essa semelhança estão alguns dos seus companheiros de Dregs, como o saudoso T Lavitz, e outros caras de reconhecido virtuosismo: O Mike Keneally é um guitarrista, tecladista, cantoe e percursionista fantástico que tocou com Zappa no Broadway the Hard Way e no Make a Jazz Noise Here. O Toshi Iseda é muito habilidoso na guitarra de 7 cordas e tem acompanhado o Mike Portnoy que é do Dream Theater que também tá aí no meio.
Aparentemente é um disco solo do West mas todos participam das composições.
Andy West -baixo,teclados
Toshi Iseda -guitarra
Mike Keneally -guitarra,teclados,vocal
T. Lavitz -teclados
Rod Morgenstein -bateria
Jonathan Mover(Satriani,Gambale,Alice Cooper) -bateria
Mike Portnoy(Liquid Tension Experiment) -bateria
Kit Watkins(Happy the Man,Camel) -teclados
1 Mad March
2 Meetings
3 Herd Instinct
4 Bloomsday
5 Old Meat Frame
6 Memento Mori
7 Qubit
8 Government
9 Resonate
Mojo - Tapestry (2002)
O termo mojo é mais comumente encontrado em discos de blues, o que não é o caso aqui. Esse é um projeto instrumental reunindo 3 músicos extraordinários, mais ligados ao jazz-rock. Kofi Baker é o filho pródigo do Ginger Baker, tão bom, criativo e incendiário quanto o pai. O Garsed é australiano e um dos melhores guitarristas dessa geração, domina todas as técnicas do instrumento e ainda improvisa bem pra caramba. E o Ric Fierabracci é meio sobrenatural.
Brett Garsed -guitarras,slide
Kofi Baker -bateria
Ric Fierabracci -baixos
1 Circle
2 Tally Ho!!
3 Jacob's Ladder
4 Polly Put The Kettle On
5 Mojo
6 Tapestry
7 Jam Donuts
Jean-Luc Ponty - Aurora (1975)
Meu álbum preferido dele. Tem melodias lindas e arranjos perfeitos, balanceando acústico e elétrico com sua melhor banda, icluindo o super guitarrista Daryl Stuermer que sempre excursionou com o Genesis (Brasil tb) e gravou com seus membros em carreira solo (5 discos de P.Collins) e o baixista Tom Fowler que foi do Mothers Of Invention(One Size Fits All) e It's a Beautiful Day.
JLP -violinos,violectra,autoharp,teclados
Daryl Stuermer -guitara,violão
Tom Fowler -Baixo
Patrice Rushen -Piano,piano elétrico,teclados
Norman Fearrington -bateria
1 Is Once Enough?
2 Renaissance
3 Aurora, Pt. 1
4 Aurora, Pt. 2
5 Passenger of the Dark
6 Lost Forest
7 Between You and Me
8 Waking Dream
Frank Zappa - Waka/Jawaka (1972)
Em dezembro de 71 aconteceram dois sérios incidentes com Zappa: Primeiro, enquanto tocavam no festival de Montreux, um cara da platéia botou fogo no lugar e Zappa perdeu todo seu equipamento. Isso foi eternizado na manjadíssima Smoke On The Water do Deep Purple. O único item salvo foi a guitarra Fender Stratocaster que ele ganhou de Jimi Hendrix, aquela mesma que Hendrix arrebentou no Miami Pop Festival. Zappa a reconstruiu depois da morte de Jimi e seu filho Dweezil a leiloou há pouco tempo.
Depois, tocando no Rainbow Theatre em Londres, um outro cara empurrou Zappa do palco, ele caiu no fosso da orquestra e sofreu fraturas nas pernas, traumatismo craniano, contusões nas costas e pescoço; teve danos na laringe e perdeu um terço da voz. O cara alegou que o Zappa estava espixando o olho prá namorada dele. Resultado: mais de um ano em cadeira de rodas, fora do palco e forçando alguns companheiros de banda à procurar outros rumos.
Mesmo com o afastamento ele não parou de trabalhar, lançando 2 álbuns fortemente orientados pelo jazz: Waka/Jawaka e The Grand Wazoo.
Esse álbum foi apelidado de Hot Rats II, por ser o segundo trabalho solo e pela referência que o próprio Zappa fez na capa: há uma pia com duas torneiras onde lê-se, ao invés de Hot e Cold, Hot e Rats. É composto por duas faixas longas mais duas canções curtas que parecem estar ali para preencher e nunca foram tocadas ao vivo. Também é o resultado do desejo de Zappa de escrever para um instrumental mais amplo que uma banda de rock.
Mike Altschul -baixo,flautas,clarinetas e saxes
Billy Byers -trombone
Alex Dmochowski -baixo
George Duke -teclados,piano,vocal
Aynsley Dunbar -bateria,guitarra,tábua de lavar
Tony Duran -vocal e slide
Erroneous -baixo fuzzado e vocal
Janet Ferguson -vocal
Sneaky Pete Kleinow -Pedal Steel
Sal Marquez -trompete,Flugelhorn
Joel Peskin -sax tenor
Chris Peterson -vocal
Don Preston -sints,piano,Moogs
Kenny Shroyer -trombone
Jeff Simmons -baixo,guitarra,guit. havaiana
Ian Underwood -guitarra,teclados e sopros
Frank Zappa -violão,guitarra,tecl,perc,...
1 Big Swifty
2 Your Mouth
3 It Just Might Be a One-Shot Deal
4 Waka/Jawaka
Assinar:
Postagens (Atom)