A Spin XXI é brasileira e foi formada em 1972, em Niterói. O Rock Progressivo dela é, portanto, um espelho do que rolava nessa época. Nota-se a grande influência da Genesis da era Peter Gabriel e também da Yes — a guitarra traz a lembrança de Hackett e Howe, enquanto os teclados nos trazem Tony Banks.
Em 1979 a banda mudou a formação e passou a chamar-se Contraponto. Ela continuou apresentando-se mas, apesar da qualidade das composições, não conseguiu gravar.
Em 2002 ela foi reformulada e resgatou o antigo nome, bem como as antigas composições. Esse disco foi preparado durante quatro anos, todas as faixas são dos anos 70 e ele foi lançado pela venerável Rock Symphony, com distribuição mundial do selo Musea.
Eu achei interessante compartilhar esse belo álbum hoje, dia de eleições. A cena musical brasileira tornou-se um esgoto a céu aberto e esses caras batalharam pra caramba pra resgatar idéias sólidas para uma música de muita qualidade. E a cena musical nada mais é do que um espelho do Brasil.
Tatoo Magdalena - guitarras, violões, vocal
Eraldo Márcio Corrêa - teclados
Kakao Figueiredo - vocal, instrumentos ocasionais
Marcelo De Alexandre Venancio - baixo, pedal de baixo, violões, vocais
Marcos Serrão - baixo (1)
Sylvio Sá Corrêa - bateria, percussão
Roberto "Alemão" - percussão (4)
1 Sensações Diversas
2 Buscando Algo De Novo
3 Conflitantes Paranóias
3a Parte 1 Séc. XX
3b Parte 2 Séc. XXI
4 Ventos Do Passado