quarta-feira, 1 de julho de 2020

Cargo - Cargo (1972)







Essa banda holandesa começou como "September", gravou três singles para o selo Imperial entre 1970 e 1971 e teve três mudanças na formação, a última com a entrada do ex-baterista da Ekseption, Dennis Whitbread.
Os singles haviam recebido boas críticas e o o agente da banda conseguiu um contrato com a EMI. Por esse contrato eles teriam direito a dois dias no estúdio para fazer o que quisessem e eles decidiram gravar como se fosse ao vivo, sem restrições para a improvisação. O resultado foi um clássico do hard-prog com uma das melhores interações entre duas guitarras que já se ouviu; coisa de dar inveja à Wishbone Ash. 
O título do álbum seria Cargo e a ilustração da capa seria uma referência à capa do disco de estréia da também holandesa The Outsiders.
O agente da banda teve, então, a brilhante ideia de omitir o nome da banda na capa. Acreditava ele que as pessoas ficariam curiosas e isso aumentaria as vendas.
Bem, as pessoas não ficaram curiosas, o álbum não vendeu o esperado, o agente foi dispensado e a própria banda se dissolveu pouco tempo depois.
Nos anos que se passaram o álbum Cargo mereceu 15 edições e a banda acabou por ser rebatizada como "Cargo", talvez sem que eles mesmos quisessem. 




Jan De Hont - guitarra Fender Strat
Adrie De Hont - guitarra Gibson SG
Willem De Vries - baixo Gibson B3, vocal
Dennis Whitbread (Witbraad) - bateria

com:
Hessel De Vries - vocal, piano Fender Rhodes (7,8)
Jan "Ador" Otting - órgão Hammond B3 (9,10)
Jerry Göbel - bateria (7,8)
Frans Smit - bateria (9,10)
Frans "Snuffel" Krachten - bateria (11,12)




1 Sail Inside
2 Cross Talking
3 Finding Out
4 Summerfair

September singles & demos
5   Choker
6   Lydia Purple
7   Yelly Rose
8   If Mr. Right Comes Along
9   Little Sister
10 Walk On By
11 Run Away (Demo)
12 One More Change (Demo)