quarta-feira, 16 de maio de 2018

Plastic Penny - Currency (1969)







A inglesa Plastic Penny fez muito sucesso em 1967 com um single chamado Everything I Am. No ano seguinte esse single foi incluído no primeiro LP dela que era bem pop. Até aí ela tinha um vocalista chamado Brian Keith, muito talentoso por sinal. Em 1969 Keith saiu e a banda mudou significativamente a sua música — ela avançou para uma forma sofisticada de rock psicodélico com ótimas passagens de órgão e de guitarra. 
Então esse é o segundo e último disco. Ele tem alguns covers legais menos a versão de Macarthur Park que, sinceramente, é bem bocó. Currency acabou vendendo muito pouco e a banda desistiu. O mercado frequentemente não é justo e no caso da Plastic Penny a injustiça foi contra a qualidade dos músicos. Mas todos eles seguiram adiante em bandas de grande projeção: Mick Grabham formou a Cochise e em 1973 entrou para a Procol Harum em substituição a Robin Trower. Paul Raymond foi para a Chicken Shack, depois para a Savoy Brown e mais tarde para a UFO. Tony Murray tocou com Elton John e depois entrou para a The Troggs. E Nigel Olsson foi para a Uriah Heep e depois para banda de Elton John.





Mick Grabham - guitarra
Paul Raymond - órgão, guitarra, vocal
Tony Murray - baixo
Nigel Olsson - bateria, vocal





1   Your Way To Tell Me Go
2   Hound Dog [Leiber & Stoller]
3   Currency
4   Caledonian Mission [The Band]
5   Macarthur Park [Jimmy Webb]
6   Turn To Me [Elton John]
7   Baby You're Not To Blame
8   Give Me Money
9   Sour Suite
10 She Does
11 Celebrity Ball

The Animated Egg - Guitar Freakout (2008)







A Animated Egg não foi exatamente uma banda, ou o foi apenas uma vez em estúdio. Ela resumiu-se a Jerald Edward Kolbrak, ou Jerry Cole.
Cole foi um extraordinário guitarrista que serviu a grandes músicos, oficial e não-oficialmente. É que ele substituía guitarristas não tão bons quando as respectivas bandas entravam no estúdio. Assim as gravações ficavam melhores e mais rápidas — tipo um ghost player, que não recebia os créditos. Depois, o guitarrista meia boca que se virasse no palco. Entre os créditos devidamente dados estão a The Byrds, Beach Boys, Them, Johnny Cash, Elvis, Sinatra e Sonny Terry & Brownie McGhee.
Entre 1967 e 1968 essa "banda" gravou dez faixas instrumentais com inspiração no rock psicodélico mas que vão muito além. Evidentemente elas são dominadas pela guitarra, que abusa do fuzz e do feedback. O LP autointitulado saiu por um selo do tipo "budget" em 1968 e tornou-se muito raro. 
Guitar Freakout é uma compilação desse disco com faixas gravadas por bandas que Jerry Cole liderou, lançada pelo selo Sundazed, especializado em relançamentos em vinil. Aqui está a versão similar em CD pois o vinil é duplo e tem um preço absurdo.
Não existe uma certeza sobre quem realmente acompanhou Jerry Cole nessas músicas, são suposições. Se verdadeiras, o destaque vai para o grande tecladista Billy Preston, um cara que tocou com os Beatles, com os Stones, com Aretha Franklin e muitos mais, numa carreira brilhante.





Jerry Cole - guitarras, violão 12 cordas
Billy Joe Hastings - guitarra
Norm Cass - guitarra
Billy Preston - órgão
Tommy Lee - baixo
Glenn Cass - baixo
Edgar Lamar - bateria
Don Dexter - bateria





1   A Love Built On Sand
2   Inside Looking Out
3   I Said, She Said, Ah Cid
4   'T'morrow
5   Sure Listic
6   Silpin' And Trippin'
7   Dark
8   Down, Down And Gone
9   Sock It My Way
10 Thats How It Is
11 Fool's Luck (with The Generation Gap)
12 What's Your Bag? (with T. Swift & The Electric Bag) 
13 Boil The Kettle (with The Projection Company) 
14 Light Show (with The Stone Canyon Rock Group)
15 Expo In Sound (with T. Swift & The Electric Bag) 
16 Free Form In 6 (with T. Swift & The Electric Bag) 
17 Our Man Hendrix (with The Projection Company) 
18 Red Eyes (with T. Swift & The Electric Bag) 
19 Hard Times (with The Generation Gap)
20 Tune Out Of Place (with The Projection Company) 
21 Kimeaa (with The Projection Company)