sábado, 10 de agosto de 2019

Badfinger - Wish You Were Here (1974)







A história da Badfinger é de sucesso e tragédia. Tirando a The Beatles, ela foi a banda de maior sucesso da gravadora Apple.
A Badfinger surgiu no País de Gales como The Iveys no meio dos anos 60. Ela mudou de nome em 1969 quando foi convidada para gravar três músicas para a trilha sonora de um filme; uma das quais era de Paul McCartney. Essas músicas eram altamente comerciais e foram incluídas no primeiro álbum. McCartney gostou do trabalho deles e ajudou a promovê-los, mas, numa época em que surgia o prog, o pop refinado da Badfinger acabou por fazer mais sucesso nos EUA.
Lançaram três álbuns seguidos pela Apple, sempre fazendo maior sucesso fora do reino Unido. O terceiro álbum seria produzido por George Harrison, mas  George acabou se dedicando à produção do Concert for Bangladesh, convidando-os, no entanto, para ser a banda de apoio no Madison Square Garden. O álbum acabou sendo produzido por Todd Rundgren.
A Apple não lhes dava a atenção que mereciam e, insatisfeitos, mudaram para a Warner. A Warner adiou o lançamento do quarto álbum e eles voltaram para a Apple. Nesse momento se deram conta de estavam quebrados e endividados. Agentes e gravadora não lhes repassaram os valores devidos e um batalha judicial se iniciou. Voltaram para a Warner.
Wish You Were Here é o sexto e mais elogiado trabalho da Badfinger. Ele é mais rock do que tudo que foi feito anteriormente e tanto as composições quanto os arranjos são mais complexos. A produção também é muito melhor e coube a Chris Thomas, um cara que trabalhou com os Beatles e também com Pink Floyd e Procol Harum.
Contudo, a base de fãs da banda havia erodido, o disco não vendeu o esperado e os problemas financeiros se agravaram. Por causa disso Pete Ham se suicidou em abril de 1975. Ham era a principal força da banda.
Joe Molland, que passou um tempo na Blue Goose e na Natural Gas, reformulou a banda em 1978. A Badfinger lançou uma coletânea e os lucros dela foram investidos em demos para a gravadora Elektra. A banda foi tentando levar a vida sem conseguir resolver seus problemas financeiros. Depois de uma turnê problemática pelos Estados Unidos em 1983, Tom Evans retornou à Inglaterra e também se suicidou.
O post foi sugestão do amigo Raulzim.



Pete Ham - guitarra, teclados, vocal
Joe Molland - guitarra, vocal
Tom Evans - baixo, vocal
Mike Gibbins - bateria, teclados, vocal




1 Just A Chance
2 Your So Fine
3 Got To Get Out Of Here
4 Know One Knows
5 Dennis
6 In The Meantime / Some Other Time
7 Love Time
8 King Of The Load (T)
9 Meanwhile Back At The Ranch / Should I Smoke