East Of Eden foi uma banda prog que incorporou elementos musicais do oriente e do jazz também. Ela foi formada em Bristol, em 1967, pelo multi-instrumentista Dave Arbus.
Arbus tinha estudado violino mas só depois de ver Jean-Luc Ponty e seu violino elétrico é que ele percebeu o quanto poderia expandir seu trabalho com um instrumento igual.
Em 1968 a banda mudou-se para Londres e atraiu seguidores tocando nos clubes da cena underground. Eles conseguiram um contrato com a gravadora Decca, que apesar da importância e tamanho, não valorizava os artistas progressivos, exceção feita a The Moody Blues. Então, uma banda que estava sendo aclamada pela originalidade e pelo nascente jazz-rock na sua receita, que poderia ter alcançado o mesmo patamar de sucesso da Mahavishnu Onchestra, não passou de uma atração cult local.
Mercator Projected é o disco de estréia dela. O segundo álbum ainda estava sob contrato com a Decca e nele a banda foi mais fundo no jazz-rock, obtendo um maior sucesso comercial. Mas aí o Nicholson, o Dufont e o York saíram e o som mudou drasticamente. York foi para a Manfred Mann's Chapter 3.
Dave Arbus - violino elétrico, flauta, gaita de fole, gravador, sax (2 at once)
Geoff Nicholson - guitarra, vocal
Ron Caines - sax alto, sax soprano (acústicos e amplificados), órgão, vocal (4)
Steve York - baixo, harmônica, kalimba
Dave Dufont - bateria, percussão
1 Northern Hemisphere
2 Isadora
3 Waterways
4 Centaur Woman
5 Bathers
6 Communion
7 Moth
8 In The Stable Of The Sphinx
9 Waterways (Demo July 1968)
10 In The Stable Of The Sphinx (Demo July 1968)
11 Eight Miles High