Esse foi um dos melhores álbuns de estréia de todos os tempos. E a gravadora sabia da qualidade do que tinha nas mãos, pois editou um LP duplo.
Mas a Chicago Transit Authority não era uma novata — com o nome Big Thing ela já tocava há dois anos ao menos. Eles mudaram seu nome pouco antes de gravar esse disco e o encurtaram pra Chicago logo depois.
Na entrada dos anos 70 o som dela também mudou radicalmente para o pop e a banda adotou uma estrutura empresarial, usando logomarca e nomeando seus álbuns subsequentes com numerais romanos a indicar uma sequência. Isso foi paradoxal, já que as letras deste disco aqui os colocam nas marchas de protesto e no meio da convulsão social.
Eles misturaram o jazz ao rock e ao blues-rock com absoluta precisão e assumiram a vanguarda ao dar voz própria aos metais, que antes só adornavam as músicas do gênero.
O guitarrista Terry Kath também misturou o estilo fluido de um Wes Montgomery, por exemplo, às distorções e ao volume do rock em solos extraordinários.
Terry Kath - vocal, guitarra
Peter Cetera - vocal, baixo
Robert Lamm - vocal, teclados
James Pankow - trombone
Lee Loughnane - trompete, vocal
Walter Parazaider - sopros, vocal
Daniel Seraphine - bateria
1 Introduction
2 Does Anybody Really Know What Time It Is?
3 Beginnings
4 Questions 67 And 68
5 Listen
6 Poem 58
7 Free Form Guitar
8 South California Purples
9 I'm A Man [Spencer Davis Group]
10 Prologue, August 29, 1968 (Live at the Democratic Convention, Chicago)
11 Someday (August 29, 1968)
12 Liberation