quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Chicago Transit Authority - Chicago Transit Authority (1969) (50th Anniversary Remix)







Esse foi um dos melhores álbuns de estréia de todos os tempos. E a gravadora sabia da qualidade do que tinha nas mãos, pois editou um LP duplo.
Mas a Chicago Transit Authority não era uma novata — com o nome Big Thing ela já tocava há dois anos ao menos. Eles mudaram seu nome pouco antes de gravar esse disco e o encurtaram pra Chicago logo depois. 
Na entrada dos anos 70 o som dela também mudou radicalmente para o pop e a banda adotou uma estrutura empresarial, usando logomarca e nomeando seus álbuns subsequentes com numerais romanos a indicar uma sequência. Isso foi paradoxal, já que as letras deste disco aqui os colocam nas marchas de protesto e no meio da convulsão social.
Eles misturaram o jazz ao rock e ao blues-rock com absoluta precisão e assumiram a vanguarda ao dar voz própria aos metais, que antes só adornavam as músicas do gênero.
O guitarrista Terry Kath também misturou o estilo fluido de um Wes Montgomery, por exemplo, às distorções e ao volume do rock em solos extraordinários.




Terry Kath - vocal, guitarra
Peter Cetera - vocal, baixo
Robert Lamm - vocal, teclados
James Pankow - trombone
Lee Loughnane - trompete, vocal
Walter Parazaider - sopros, vocal
Daniel Seraphine - bateria




1   Introduction
2   Does Anybody Really Know What Time It Is?
3   Beginnings
4   Questions 67 And 68
5   Listen
6   Poem 58
7   Free Form Guitar
8   South California Purples
9   I'm A Man [Spencer Davis Group]
10 Prologue, August 29, 1968 (Live at the Democratic Convention, Chicago)
11 Someday (August 29, 1968)
12 Liberation

domingo, 24 de novembro de 2019

Steppenwolf - Steppenwolf 7 (1970)







Este álbum é considerado por muitos, e pelo próprio John Kay também, como o melhor da Steppenwolf. A banda veio com novos guitarrista e baixista e uma nova orientação no som. Ele deixou um pouco da psicodelia em favor do blues-rock mais pesado e soturno. O tema anti-drogas também foi retomado. O primeiro álbum da Steppenwolf o abordou com bastante firmeza em músicas como a The Pusher, e agora isso se repete em Snowblind Friend, por exemplo.




John Kay - vocal, guitarra, harmônica
Larry Byrom - guitarra, backing vocal
Goldie McJohn - teclados
George Biondo - baixo, backing vocal
Jerry Edmonton - bateria, backing vocal




1   Ball Crusher
2   Forty Days and Forty Nights
3   Fat Jack
4   Renegade
5   Foggy Mental Breakdown
6   Snowblind Friend [Hoyt Axton]
7   Who Needs Ya'
8   Earschplittenloudenboomer
9   Hippo Stomp
10 Screaming Night Hog
11 Snow Blind Friend (Mono Single Version)
12 Hipop Stomp (Mono Single Version)

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Montrose - Montrose (1973)









Ronnie Montrose ganhou reconhecimento como guitarrista da banda de Van Morrison nos celebrados discos de 1971 e 1972. Então ele tocou brevemente com Boz Scaggs antes de se juntar a banda de Edgar Winter.
Em 1973 ele montou seu quarteto com claras influências da Led Zeppelin.
Esse é o seu disco de estréia e é um clássico justamente pelo virtuosismo de Ronnie. Por exemplo, sua técnica permitiu imitar o ronco de uma moto mudando as marchas na faixa 2. Foi a primeira vez que isso foi feito, e depois foi muito imitado por bandas de metal nos anos 80.
A banda também ficou conhecida por lançar o vocalista Sammy Hagar que mais tarde ganharia fama com a Van Halen.




Ronnie Montrose - guitarra
Sammy Hagar (Van Halen) -vocal
Bill Church (Van Morrison) - baixo
Denny Carmassi (Joe Walsh) - bateria




1 Rock the Nation
2 Bad Motor Scooter
3 Space Station No. 5
4 I Don't Want It
5 Good Rockin' Tonight
6 Rock Candy
7 One Thing on My Mind
8 Make It Last







domingo, 17 de novembro de 2019

Gamma - Gamma 1 (1979)







Gamma foi formada por Ronnie Montrose e Davey Pattison. Montrose é um ótimo guitarrista americano que tocou com Van Morrison e com Edgar Winter antes de montar sua própria banda, a Montrose. Pattison é inglês, radicado nos Estados Unidos, e este álbum foi a sua segunda participação em disco.
Os demais membros da banda já haviam tocado na Montrose.
Gamma 1 é hard-rock pesado e, em que pese não trazer nada excepcional como o primeiro disco da Montrose, é competente e tem ótimos solos.
A banda lançou mais dois bons álbuns e depois de um longo hiato, Montrose e Pattison a remontaram para um disco decepcionante em 2000.




Ronnie Montrose - guitarra
Davey Pattison - vocal
Jim Alcivar - sintetizador
Skip Gillette - bateria, percussão
Alan Fitzgerald - baixo




1 Thunder And Lightning
2 I'm Alive [The Hollies]
3 Razor King
4 No Tears
5 Solar Heat
6 Ready For Action
7 Wish I Was
8 Fight To The Finish

sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Schenker-Pattison Summit - The Endless Jam (2004)







Não há muito o que comentar sobre este CD. É o bom e velho rock, todos covers clássicos. Ele é tocado por um ótimo guitarrista, um shredder sim, mas fluido e estruturado nos solos. O vocalista fez parte da banda de Robin Trower por muito tempo e o baixista é competente. Agora, o baterista é um dos melhores da história do rock. E ainda tem Leslie West duelando em suas próprias músicas!
Ops! Mas a última música é um blues! Blasfêmia! Que nada, ficou legal.



Michael Schenker - guitarra
Davey Pattison (Robin Trower) - vocal
Gunter Nezhoda (Leslie West) - baixo
Aynsley Dunbar - bateria

com:
Leslie West - guitarra, slide (5, 10)
Kevin Curry (Orange Bicycle, Supertramp) - guitarra rítmica
Sam McCaslin - teclados (2, 8, 10)
Mike Varney - guitarra rítmica (11), produção
Mark Robertson - Hammond B3 (4)


1   Shapes Of Things [The Yardbirds]
2   Hey Joe [Billy Roberts]
3   Pearly Queen [Traffic]
4   A Whiter Shade Of Pale [Procol Harum]
5   Never In My Life [Mountain]
6   Long Misty Days [Robin Trower]
7   I Got The Fire [Ronnie Montrose]
8   Voyager [Gamma]
9   The Stealer [Free]
10 Theme For An Imaginary Western [Mountain]
11 Built For Comfort [Willie Dixon]

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

The Yardbirds - Birdland (2003)








A The Yardbirds foi uma das bandas mais influentes do rock, não apenas por ter lançado três dos melhores guitarristas do rock ou por ter se "transformado" na Led Zeppelin. 
35 anos depois do último disco a banda voltou com um novo. Mais da metade dele é de regravações dos próprios clássicos que ficaram bem legais. 
Desde os anos 80 a The Yardbirds já vinha se apresentando regularmente mas de membros originais, só dois: McCarty e Dreja. John Idan é bastante competente e sua voz parece-se com a de Keith Relf, morto em 1976. 
Jeff Beck não se reincorporou mas topou tocar numa faixa. E, na falta de Eric Clapton e Jimmy Page, tem uma seleção de guitarristas convidados que quase chega lá. 




Jim McCarty - bateria, percussão, backing vocal
Chris Dreja - guitarra rítmica 
John "Gypie" Mayo (Dr. Feelgood) - guitarra
John Idan - baixo, guitarra rítmica e vocal
Alan Glen (Nine Below Zero) - harmônica
com
Jeff Beck - guitarra (9)
Joe Satriani - guitarra (6)
Brian May - guitarra (11)
Steve Vai - guitarra (6)
Slash - guitarra (10)
Steve Lukather - guitarra (14)
Jeff 'Skunk' Baxter (Steely Dan, Doobie Brothers) - guitarra (3)
Johnny Rzeznik (Goo Goo Dolls) - vocal (4)
Martin Ditchum - percussão 
Simon McCarty - percussão (9)




1   I'm Not Talking 
2   Crying Out For Love 
3   The Naz Are Blue 
4   For Your Love 
5   Please Don't Tell Me 'Bout The Newa 
6   Train Kept A Rollin' 
7   Mr. Sabotuer 
8   Shapes Of Things 
9   My Blind Life 
10 Over, Under, Sideways, Down 
11 Mr. Your're A Better Man Than I 
12 Mystery Of Being 
13 Dream Within A Dream 
14 Happenings Ten Years Time Ago 
15 An Original Man (A Song For Keith) 

sábado, 9 de novembro de 2019

Arthur Brown with Jimmy Carl Black - Brown, Black & Blue (1988)







Jimmy Carl Black foi o habilidosíssimo baterista da Mothers of Invention de Zappa e Arthur Brown é um cantor que tomou conta das paradas britânicas no final dos anos 60 com sua banda Crazy World of Arthur Brown e suas performances teatrais. Ele entrou nos anos 70 com a Kingdon Come, menos incendiária e esquerdista.

A parceria entre os dois aconteceu durante uma temporada de estudos de Brown nos EUA, quando ambos estavam meio afastados da música. Neste disco eles abordam as raízes do rock, uma paixão em comum. São muitos covers, mas quando tocados nesse nível, com o talento individual deles e uma banda tão boa, tudo fica muito interessante.




Arthur Brown - vocal
Jimmy Carl Black - bateria
Gary Primich (Mannish Boys) - guitarra, harmônica
Gil Hartman (Mannish Boys) - guitarra
John Viehweg - guitarra (2)
Nick Conway - teclados
Ester Puger - vocal (8, 10)
Bob Corbet - sax
Michael Francis - sax
Demethea McVay - backing vocal
Bruce Hughes - baixo
Frank Meyer - baixo
Phillip Fajardo - percussão




1   Fever
2   Monkey Walk
3   Unchain My Heart [Teddy Powell]
4   Got My Mojo Working [Preston Foster]
5   Smokestack Lightnin' [Howlin' Wolf]
6   Hound Dog [Leiber / Stoller]
7   Help Me [Sonny Boy Williamson II]
8   The Right Time
9   Stand by Me [Leiber / Stoller]
10 The Lord Is My Friend [P.D. Scots Pipe Band]

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Peter Green Splinter Group - Destiny Road (1999)







Depois de três décadas afastado, Peter Green voltou à música. De certo modo ele foi resgatado por três admiradores: o guitarrista Nigel Watson, que trabalhou com Roger Glover; o baixista Neil Murray da Colosseum II, Black Sabbath e outras; e o grande baterista Cozy Powell. Os quatro gravaram dois discos com clássicos do blues e, na maior parte, ao vivo. Com a morte de Powell a banda deu um tempo e foi reformulada.

Destiny Road é o quarto disco e o primeiro com composições próprias. Depois do redemoinho mental pelo qual Peter Green passou é perfeitamente compreensível que sua sensibilidade ao tocar guitarra não seja a mesma dos tempos de Fleetwood Mac, mas ainda é um grande prazer ouvi-lo. Sua voz também foi afetada, sofre um pouco nas notas altas, mas continua aveludada.

A Splinter Group foi dissolvida em 2004, quando Green admitiu que o tratamento dos seus problemas psicológicos o estava impedindo de tocar como gostaria.




Peter Green - guitarras, harmônica, vocal
Nigel Watson - guitarras, bandolim, vocal
Roger Cotton - grand piano, órgão Hammond, teclados, guitarra rítmica
Pete Stroud - baixo
Larry Tolfree - bateria, percussão
Jennie Evans & Debbie Miller - backing vocal
Derek Nash - sax tenor, sax barítono
Joe Green - sax tenor
Kate Shortt, Guy Theaker, Malcolm Allison, Naomi Fairhurst - cordas




1   Big Change Is Gonna Come 
2   Say That You Want To
3   Heart Of Stone
4   You'll Be Sorry Someday
5   Tribal Dance
6   Burglar
7   Turn Your Love Away
8   Madison Blues (Elmore James) 
9   I Can't Help Myself
10 Indians
11 Hiding In Shadows
12 There's A River (Steve Winwood/Will Jennings) 

domingo, 3 de novembro de 2019

Peter Bardens - The Answer (1970)








Este é o primeiro disco solo do Peter Bardens, célebre tecladista da banda Camel, a qual integrou de 1971 à 78. Antes, ele havia estado na Banda Them com Van Morrison e tinha tocado com Mick Fleetwood e Peter Green. Pois é justamente Green quem desponta nesse disco. Apesar do talento de Bardens aos teclados, Green rouba a cena, numa de uma de suas melhores performances como acompanhante. Contudo, Green não foi creditado na capa do LP original.

Nessa edição do selo Esoteric ele também não está no line-up, mas lendo o encarte sabe-se que ele participou de ao menos quatro faixas. Ouvindo o disco, percebe-se seu timbre em outras mais.

The Answer não é o prog que se espera do organista da Camel, mesmo porque ele ainda não estava nela, mas sim um blues-rock psicodélico. 

Reg Isadore foi o baterista da primeira formação da banda de Robin Trower.




Peter Bardens - órgão, piano, vocal
Peter Green - guitarra 
Andy Gee - guitarra
Steve Ellis - vocal
Linda Lewis - vocal
David Wooley - vocal 
Alan Marshall - percussão, vocal
Bruce Thomas - baixo
Reg Isadore - bateria




1 The Answer
2 Don't Goof with a Spook
3 I Can't Remember 
4 I Don't Want to Go Home 
5 Let's Get It On
6 Homage to the God of Light
7 Man In The Moon 
8 Long Time Coming


sábado, 2 de novembro de 2019

John Mayall & The Bluesbreakers - A Hard Road (1967)







O segundo álbum de John Mayall, o "with Eric Clapton" ou "Beano", como foi apelidado, foi um sucesso que até o surpreendeu e tornou-se uma espécie de bíblia do gênero. 

A Hard Road, lançado em 17 de fevereiro de 1967, mostrou que Beano não havia sido um episódio ao acaso e confirmou o domínio de Mayall não apenas como líder de banda, mas também como um dos últimos visionários do blues. 
Embora ele tenha permanecido um pouco à sombra do Beano, A Hard Road é uma obra de igual importância histórica, já que ele não apenas introduziu o gênio de Peter Green no rock, tanto como guitarrista solo quanto como cantor e compositor, como lançou as bases da futura Fleetwood Mac.
Quando Clapton saiu, Mayall passou dez dias testando novos guitarristas. Peter Green apareceu dizendo-se melhor que qualquer outro e, depois de ouví-lo, Mayall deu-lhe razão. 

Mayall também precisou substituir Hughie Flint. O baterista da Bluesbreakers desde o início estava deprimido e queria abandonar a música. Mayall viu Aynsley Dumbar tocando com Alexis Korner e o convidou na hora. 

As gravações de A Hard Road duraram apenas quatro dias em outubro de 1966, nos estúdios da Decca em Londres, com a formação composta por Mayall, Green, Dunbar e John McVie no baixo. 
Green e McVie eram cada vez mais amigos, e a sensação de um grupo que cresceu dentro de outro tornou-se evidente quando Dunbar deixou a Bluesbreakers após o lançamento deste álbum e foi substituído por Mick Fleetwood.

Não surpreendentemente, menos de um ano após essas gravações, Green, McVie e Fleetwood deixaram o grupo e o primeiro álbum auto-intitulado da Fleetwood Mac, de Peter Green, saltou imediatamente para o topo das paradas britânicas.




John Mayall - órgão, piano, harmônica, guitarra, vocal
Peter Green - guitarra, vocal
John McVie - baixo, vocal (3, 10)
Aynsley Dunbar - bateria
com:
Hughie Flint - bateria
Johnny Almond (Mark-Almond, Keef Hartley) - saxes
Alan Skidmore (Soft Machine) - sax alto
Ray Warleigh (Soft Machine) - sax tenor (5, 7, 13)




CD1
01 A Hard Road 
02 It's Over 
03 You Don't Love Me (Willie Cobbs) 
04 The Stumble (Freddie King, Sonny Thompson)
05 Another Kinda Love 
06 Hit The Highway
07 Leaping Christine
08 Dust My Blues (Elmore James, Joe Josea)
09 There's Always Work
10 The Same Way (Peter Green)
11 The Supernatural (Green)
12 Top Of The Hill
13 Someday After A While (You'll Be Sorry) (King, Thompson) 
14 Living Alone
15 Evil Woman Blues (From Raw Blues)
16 All Of My Life
17 Ridin' On The L&N
18 Little By Little
19 Eagle Eye


CD2
1   Looking Back (Single A-Side)
2   So Many Roads (Single B-Side)
3   Sitting In The Rain (Single A-Side)
4   Out Of Reach (Single B-Side)
5   Mama, Talk To Your Daughter (Session Outtake)
6   Alabama Blues (Session Outtake)
7   Curly (Single A-Side)
8   Rubber Duck (Single B-Side)
9   Greeny (Session Outtake)
10 Missing You (Session Outtake)
11 Please Don't Tell (Session Outtake)
12 Your Funeral And My Trial (Session Outtake)
13 Double Trouble (Single A-Side)
14 It Hurts Me Too (Single B-Side)
15 Jenny (Single A-Side)
16 Picture On The Wall (Single B-Side)
17 First Time Alone (From Blues From Laurel Canyon)