1967 foi bastante prolífico para a música. Além da Pink Floyd, o mundo viu a estréia em disco de outra figura revolucionária: Captain Beefheart. Esse nome foi dado a Don Van Vliet por Frank Zappa e seria um personagem de um filme que nunca foi realizado. Van Vliet sempre mereceu comparações superlativas: mais importante que os Beatles, tão inovador para o rock quanto Charlie Parker foi para o jazz ou Leadbelly foi para o blues, e por aí vai. Ele usou o blues do Delta como base e foi acrescentando free-jazz, música de vanguarda, rock clássico, psicodélico e pop. Estruturalmente, ele quis romper dogmas inspirado por movimentos semelhantes nas artes plásticas, daí sua importância. Contudo, não é um disco recomendado para se ouvir num primeiro encontro, nem no segundo — e nem depois do casamento, sem fones.
Don Van Vliet, aka Captain Beefheart - vocal, harmônica, marimba
Alex Snouffer, aka Alex St. Clair - guitarra
Jerry Handley - baixo
John French, aka Drumbo - bateria, percussão
Ry Cooder - guitarra, slide, baixo (8, 11)
com
Jeff Cotton - guitarra (13 à 19)
Taj Mahal - percussão
Russ Titelman - guitarra
Milt Holland - bateria, percussão
Dr. Samuel J. Hoffman aka Sam Hoffman - Theremin
1 Sure 'Nuff 'N Yes I Do
2 Zig Zag Wanderer
3 Call On Me
4 Dropout Boogie
5 I'm Glad
6 Electricity
7 Yellow Brick Road
8 Abba Zaba
9 Plastic Factory
10 Where There's Woman
11 Grown So Ugly
12 Autumn's Child
13 Safe As Milk (Take 5)
14 On Tomorrow
15 Big Black Baby Shoes
16 Flower Pot
17 Dirty Blue Gene
18 Trust Us (Take 9)
19 Korn Ring Finger