O álbum Pawn Hearts da Van Der Graaf Generator é uma obra prima, foi um grande sucesso, mas depois dele o Peter Hammill dissolveu a banda para seguir em carreira solo. A separação não foi traumática pois os demais contribuíram nos seus discos e vice-versa. Então, David Jackson, Hugh Banton e Guy Evans montaram a banda The Long Hello. Eles convidaram o ex-baixista da VDGG Nic Potter e o guitarrista da Rare Bird Ced Curtis.
Esse é o primeiro de quatro discos que lançaram com formações diferentes, mas os demais vieram nos anos 80. É que em 1975 a VDGG voltou e a Long Hello ficou no cabide.
O som tem pouco ou quase nada a ver com o da VDGG. É Jazz-rock com influências da cena Canterbury e alguns elementos prog. Os admiradores da VDGG o criticam porque é muito suave, mas é também muito bonito e a interpretação desses caras merece sempre a atenção.
Em alguns lançamentos desse álbum ele é indicado como da "banda The Long Hello". Noutros, é colocado como um trabalho de David Jackson, Guy Evans, Hugh Banton.
David Jackson - sax, flautas, piano
Hugh Banton - baixo (5), todos os instrumentos (7)
Guy Evans - bateria
Nic Potter - baixo
com
Ced Curtis - guitarra, baixo (1)
Piero Messina (Alpha Centauri)- violão, guitarra, piano
Peter Hammill - vocal (8)
2 Looking At You
3 I've Lost My Cat
4 The Theme From "Plunge"
5 The Ob Session
6 Morris To Cape Wrath
7 Brain Seizure
8 The Liquidator