A Genesis foi formada quando os caras ainda eram estudantes na Charterhouse Public School. Um ex-aluno chamado Jonathan King, que na época já era um astro pop e trabalhava na gravadora Decca, gostou deles e lhes ofereceu a chance de gravar demos, e depois um contrato de cinco anos. Os pais deles foram absolutamente contra e o contrato foi só de um ano. O primeiro álbum, From Genesis to Revelation foi um fiasco comercial e o contrato ficou meio de lado. Graduados, restou-lhes pegar a estrada e tocar em qualquer lugar que os aceitasse. No meio tempo, alugaram um chalé no campo para compor e ensaiar. Foi durante uma apresentação no clube Ronnie Scott's que eles foram contratados pelo dono da gravadora Charisma. O baterista John Silver saiu e foi substituído por John Mayhew que respondeu a um anúncio na Melody Maker.
Em junho de 1970 a Genesis entrou nos estúdios Trident para gravar Trespass. Ele é um álbum gentil e pastoral. A banda talvez ainda fosse imatura mas soube criar sua assinatura musical e os fundamentos de tudo o que a Genesis faria depois estão contidos aqui.
Depois da conclusão do álbum, Anthony Phillips descobriu-se com fobia de palco e deixou a banda amigavelmente. John Mayhew também saiu. Mais anúncios na Melody Maker.
Peter Gabriel - vocal, flauta, acordeon, pandeiro, tambor
Anthony Phillips - violão 12 cordas, guitarra, Dulcimer, voz
Anthony Banks - órgão, piano, Mellotron, guitarra, voz
Michael Rutherford - violão 12 cordas, baixo, violão nylon, cello, voz
John Mayhew - bateria, percussão, voz
1 Looking for Someone
2 White Mountain
3 Visions of Angels
4 Stagnation
5 Dusk
6 The Knife