quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Mike Bloomfield - Live at the Old Waldorf (1976)



Michael Bloomfield veio de uma família judia de Chicago e foi uma criança tímida, calada e solitária. Ganhou seu primeiro violão quando completou 13 anos e já foi se interessando pelo blues. Na adolescência ele frequentava clubes de blues e, não raro, subia ao palco para jams com os veteranos — Robert Nighthawk lhe ensinou um ou dois truques de slide. Preocupados com isso, seus pais o mandaram para uma escola especial para "problemáticos". Contudo, o "problema" continuou mesmo depois da formatura e numa daquelas jams Mike foi descoberto pelo grande John Hammond que lhe arrumou um contrato com a CBS. Lá ele gravou várias sessões mas nada se concretizou pois a CBS não tinha certeza se venderia um bluseiro branco. Veio, enfim, a Butterfield Blues Band que o apresentou como a ponte entre o blues elétrico de Chicago e o rock. Isso era tudo o que queria um tal Bob Dylan. Nessa época ele tinha decidido se plugar, mesmo sob violentos protestos dos xiitas de plantão — a técnica magistral e os solos fluidos de Bloomfield são destaque no "Highway 61 Revisited".
Mike quis se aprofundar nas experiências feitas no segundo álbum da Butterfield BB, East-West, formando a Electric Flag que logo abandonou também. Sua carreira solo se seguiu e ao mesmo tempo foram crescendo a desilusão com o negócio musical e o cansaço com as turnês. Isso o levou ao alcoolismo e ao vício em heroína que acabaram por afastar-lhe dos palcos, dos parceiros e da própria esposa. Quando aparentava ter se recuperado, Mike foi encontrado morto em seu próprio carro depois de uma overdose. Tinha 37 anos apenas e isso foi em 1981.
Esse álbum contém sessões gravadas num clube de São Francisco, não o hotel de NY, feitas em 76 e 77, com Mike em plena forma e com uma banda escolhida a dedo.


Michael Bloomfield -guitarra
Barry Goldberg -Hammond
Nick Gravenites -guitarra,vocal
Mark Naftalin -piano
Bob Jones -guitarra,vocal
Mark Adams -harmônica
Roger Troy -baixo,vocal
George Rains -bateria


1 Blues Medley: Sweet Little Angel/Jelly Jelly
2 Feel So Bad [Lightnin' Hopkins]
3 Bad Luck Baby
4 The Sky Is Cryin' [Elmore James]
5 Dancin' Fool
6 Buried Alive in the Blues
7 Farther Up the Road
8 Your Friends
9 Bye, Bye



The Butterfield Blues Band - East-West (1966)



Muito embora nunca tenha tido um grande sucesso comercial, não dá pra imaginar a música de hoje sem a Butterfield BB. Eles foram os responsáveis por aproximar o blues do público jovem e branco e daí os eventos rolaram em progressão geométrica. Antes da banda, aqueles que queriam tocar blues apenas faziam covers, sem quase mudar uma nota; até mesmo por respeito ou pra levar um pau. Já Butterfield misturou estilos e gêneros, como nesse segundo álbum da banda que tem elementos orientais — influência de Ravi Shankar. Pra impor respeito, ele tinha a seu favor o fato de ser um tremendo gaitista e de ter montado uma banda multi-racial extremamente talentosa. O primeiro guitarrista a entrar no barco foi o Elvin Bishop e logo depois veio Mike Bloomfield, que ficaria até 1967, quando saiu para formar a Electric Flag com o ex-Hendrix Buddy Miles.


Paul Butterfield —harmônica,vocal
Mike Bloomfield —guitarra 
Elvin Bishop —guitarra,vocal
Mark Naftalin —piano,órgão
Jerome Arnold —baixo
Billy Davenport —bateria

1 Walkin' Blues [Robert Johnson]
2 Get Out of My Life Woman [Allen Toussaint]
3 I Got A Mind to Give Up Living
4 All These Blues
5 Work Song [Nat Adderley,Oscar Brown Jr.]
6 Mary, Mary [Michael Nesmith]
7 Two Trains Running [Muddy Waters]
8 Never Say No
9 East-West [M. Bloomfield,Nick Gravenites]