I've injuried my right arm and shoulder. Nothing serious but it has been difficult for me to handle the keyboard and the mouse as well. So, it'll take a while for new posts. To those who asked for reuploads, I ask a bit of patience — I'll fulfill your requests as soon as possible.
quinta-feira, 19 de dezembro de 2019
Dear friends,
I've injuried my right arm and shoulder. Nothing serious but it has been difficult for me to handle the keyboard and the mouse as well. So, it'll take a while for new posts. To those who asked for reuploads, I ask a bit of patience — I'll fulfill your requests as soon as possible.
See ya!
I've injuried my right arm and shoulder. Nothing serious but it has been difficult for me to handle the keyboard and the mouse as well. So, it'll take a while for new posts. To those who asked for reuploads, I ask a bit of patience — I'll fulfill your requests as soon as possible.
quarta-feira, 18 de dezembro de 2019
Glass Hammer - The Inconsolable Secret (2005)
Glass Hammer é uma banda norte-americana de rock sinfônico fundada pelos multi-instrumentistas Fred Schendel e Steve Babb. Ao longo dos anos, inúmeros músicos entraram e saíram, com apenas os dois permanecendo. A premissa deles é o resgate do prog dos anos setenta, e na busca por aquele som eles se valem de um arsenal de teclados vintage.
Este é o oitavo disco de estúdio dela, um álbum conceitual sobre reis e seus cavaleiros e é um dos trabalhos mais elogiados da banda.
E para não ficar apenas na busca do som dos dias de glória do prog, as ilustrações desse álbum são de Roger Dean, célebre pelas capas da Yes, Uriah Heep, Budgie e muitas outras.
Fred Schendel - teclados, guitarra, ressonador, vocal
Steve Babb - baixos, teclados, vocal
Walter Moore - vocal, backing vocal
Susie Bogdanowicz - vocal, backing vocals
Matt Mendians - bateria
com:
Flo Paris - vocal
Laura Lindstrom Davis - vocal
Jon Davison - vocal
Mike Rumpza - arranjos do coral
Randall Williams - regente
Sarah Snyder - soprano
Kelly Stultz - alto
Thomas Hammett - tenor
Josh Greene - baritone
The Girl's Choir :
Emily Hammett; Haley McGuire; Natalie Pittman; Summer Hullender; Bethany Warren
Eric Parker - violão
David Carter - guitarra
Johnny Bruhns - guitarra
Alan Shikoh - guitarra, vioão clássico
David Wallimann - guitarra
Donna Curry - flauta
Stephanie Rumpza - gravador, côro
The Adonia String Trio:
Rebecca James - violino
Susan Hawkins - viola
Rachel Hackenberger - cello
CD 1 - The Knights
1 A Maker Of Crowns
2 The Knight Of The North
CD 2 - The Lady
1 Long And Long Ago
2 The Morning She Woke
3 Lirazel
4 The High Place
5 Morrigan's Song
6 Walking Toward Doom
7 Mog Ruith
8 Through A Glass Darkly
9 The Lady Waits
10 The Mirror Cracks
11 Having Caught A Glimpse
CD 3 - Remixes:
1 Long And Long Ago
2 The Morning She Woke
3 A Maker Of Crowns
4 The Knight Of The North
5 Having Caught A Glimpse
sábado, 14 de dezembro de 2019
Rocket Scientists - Oblivion Days (1999)
Rocket Scientists foi formada na Califórnia por Erik Norlander e Mark McCrite. Don Schiff, um dos melhores nos Chapman e NS sticks, está com eles desde o início, se não como membro estável, ao menos como convidado frequente. O restante dos músicos varia de acordo com cada projeto.
O som da banda abrange prog, rock sinfônico e prog-metal, que a partir desse terceiro disco está em maior dose.
Tudo é dominado pelas pilhas de teclados de Norlander, que é um cara bastante requisitado nesse gênero. Ele tocou na Ayeron e participa da carreira da Lana Lane, sua esposa.
Mark McCrite - vocal, guitarras, violão
Erik Norlander - Mellotron, órgão Hammond, Moogs, backing vocal
Don Schiff - Chapman stick (4, 6, 11), NS stick (3, 7, 8, 9, 10), baixo (2, 3)
com:
Lana Lane - harmonia vocal (2, 3, 7)
Arjen Anthony Lucassen (Ayeron) - guitarra rítmica (2, 3, 6, 7), guitarra solo (7)
Neil Citron - guitarra solo (3), guitarra rítmica (9)
Tony Franklin (Blue Murder) - baixo sem trastes (2, 5)
Greg Ellis - bateria (3, 6, 7, 8, 9), percussão (2, 3, 6, 7, 9)
Tommy Amato - bateria (2, 4, 5, 10, 11), hi-hat loop (3), percussão (5)
1 Dark Water Part Three: Neptune's Sun
2 Aqua Vitae
3 Oblivion Days
4 Archimedes
5 Banquo's Ghost
6 Space 1999
7 Escape
8 Compass Variation
9 Break The Silence
10 Dark Water Part Four: Heavy Water
11 Wake Me Up - Live In Tokyo
sexta-feira, 13 de dezembro de 2019
Somnambulist - Somnambulist (1996)
Somnambulist é uma banda prog norte-americana com um som bastante criativo, combinando momentos intrincados com outros mais acessíveis. Esse som é eclético e reúne elementos que vão do metal ao sinfônico.
Ela foi formada pelo baixista da Glass Hammer, Terry Clouse, e por Jody Park.
Esse é o disco de estréia e nele se percebe uma influência da King Crimson do período "Lizard". Os vocais são poucos mas distintos. Eles causam estranheza num primeiro momento, bem como o disco todo talvez, mas é só dar mais uma ouvida e ele te captura.
Jody Park - teclados
Henry Bones - vocal, guitarra
Terry Clouse - baixo
Scott Ratchford - bateria
com:
Megan Wright - vocal (3)
Cliff McPeek - sax (7)
1 Frotus
2 Conqueror Worm
3 Return Of The Son Of Civilization
4 Grobos Formas Para Mañana
5 Pinocchio
6 Multum In Parvo
7 Prometheus' Lament
8 Torquemada
9 Unlearning Folds Of Red
l. Weenus DeGyro
ll. Waiting Underground
lll. Weenus Replica
lV. Awoke My Precious Sleeperquinta-feira, 12 de dezembro de 2019
Hidria Spacefolk - HDRSF-1 (2001)
Hidria Spacefolk foi formada na Finlândia em 1999. Tudo começou com uma jam sobre a música "Set The Controls for the Hearth of the Sun" da Pink Floyd. Em seguida surgiram alguns riffs e a partir de cada um surgiu uma música. Ela é uma jam band de space-rock cujo som segue a linha da Ozric Tentacles, mas com um pé na Pink Floyd, e outro em Jimi Hendrix.
Este é o disco de estréia — ou o EP de estréia, por causa da duração. Ele foi gravado de forma independente, lançado em mini LP e CD com tiragem inicial de 1000 cópias, e vendido pela própria banda em Helsinque. De alguma forma uma cópia chegou ao selo Silence, que gostou do som e lançou o segundo disco da Hidria, chamado Symbiosis. Esta é a reedição de 2006 do HDRSF-1, também independente.
Janne Lounatvuori - Fender Rhodes, sintetizadores
Sami Wirkkala - violão, guitarra, guitarra MIDI, harpa do judeu, percusão
Mikko Happo - guitarra, digeridoo, posthorn
Kimmo Dammert - baixo
Teemu Kilponen - bateria, percussão
com:
Teemu Väisänen - flauta
1 Amos Ame
2 Kafar-I
3 Sindran Rastafan
4 Gnomen
5 Marastronaut
quarta-feira, 11 de dezembro de 2019
Motorpsycho - Timothy's Monster (1994)
Motorpsycho foi fundada na Noruega em 1989. No início seu som era influenciado pelo punk e pelo grunge, mas aos poucos ele foi se transformando. Eles foram introduzindo elementos do metal e do rock psicodélico, tornando-se uma cultuada banda de rock alternativo, ainda que mais para o metal. Com a inclusão de um tecladista como membro permanente, a banda se aproximou do rock progressivo.
Timothy's Monster é seu terceiro álbum e aquele em que eles abriram seus horizontes. Ele foi lançado como um CD duplo. O primeiro tem passagens acústicas, psicodélicas e flerta com o prog. Já o segundo vai mais fundo na relação em quatro faixas, duas delas muito longas que lembram muito a King Crimson da época do álbum Epitaph.
Essa é uma edição especial de 2010 com dois CDs bônus.
Bent Sæther - vocal, baixo, guitarra, Mellotron, piano, sitar, sintetizador baixo
Hans Magnus "Snah" Ryan - guitarra, vocal, piano
Håkon Gebhardt - bateria, banjo, percussão
Lars Lien - piano, Wurlitzer, órgão Hammond, vocal
Helge Sten (Deathprod): Theremin, Mellotron, samples, sintetizadores
com:
Øyvind Enger - cello (2/2)
Lars Mølna - viola (2/2)
Øyvind Brandtsegg - arranjos para cordas (2/2), vibrafone (4/2)
Anneli Drecker - backing vocal (4/2)
Timothy's Monster Part 1
1 Feel
2 Trapdoor
3 Leave It Like That
4 A Shrug & A Fistful
5 Kill Some Day
6 On My Pillow
7 Beautiful Sister
8 Wearing Yr Smell
9 Now It’s Time To Skate
10 Giftland
11 Watersound
Timothy's Monster Part 2
1 The Wheel
2 Sungravy
3 Grindstone
4 The Golden Core
Timothy's Monster Part 0 - Unreleased First Edition
1 Leave It Like That
2 A Shrug & A Fistful
3 Very 90’s, Very Aware
4 On The Toad Again
5 Now It’s Time To Skate
6 Watersound
7 Innersfree
8 Giftland
9 Trapdoor
10 Kill Some Day
11 Sungravy
12 Grindstone
13 The Golden Core
Timothy's Monster Part 4 - The Ones That Got Away: b-sides & outtakes
1 President Block
2 Jr
3 Birds
4 Leave It Like That [edit]
5 On My Pillow [edit]
6 The Wheel [edit]
7 New Day Rising
8 Seethe
9 Shock Me
10 Workin’ For MCA (King/Van Zant)
11 Space Cadet Boogie
12 Walking On The Water [alternative version]
13 Mr Butterclut Goes To The Fair, Meets The Viscount, And That’s Where We Leave Him At The End Of This Episode...
14 Celestine
15 Sinking
16 The Entertaining Ape
17 Giftland Jam
18 Sonnyboy Gaybar [original version]
sábado, 7 de dezembro de 2019
Volker Kriegel & Mild Maniac Orchestra - Octember Variations (1977)
Volker Kriegel estudava sociologia com o filósofo Theodor Adorno quando começou a tocar em combos de jazz. Ele largou os estudos para seguir na carreira musical em um sem número de colaborações com músicos consagrados. Então em 1970 ele formou sua Mild Maniac Orchestra e tornou-se uma espécie de pai do jazz-rock europeu.
Como a faixa 1 já vai adiantando, neste álbum ele deita e rola sobre o funk, mas não só sobre ele. Os improvisos são uma boa introdução ao jazz. E da forma como a sequência de acordes foi criada para o diálogo entre a guitarra e os teclados, o som se aproxima por vezes daquele feito pela Hatfield And the North e daí ao prog.
Volker Kriegel - guitarra, sitar
Thomas Bettermann - teclados
Hans Peter Ströer - baixo, sintetizador
Evert Fraterman - bateria
Percussion – Nippi Noya - percussão
Alan Skidmore - sax tenor
Ack Van Rooyen - trompete
com
Wolfgang Dauner - sintetizador (3)
1 Funk You Very Much
2 Ballad Garden & Palm Dreams
3 Octember Variation
4 Und Schön Ist Die Fahrt
5 Dora
6 Flugsteig B
7 Spiral Crackers
domingo, 1 de dezembro de 2019
Jack Bruce - Shadows in the Air (2001)
Esse álbum é um pouco diferente daquilo que se esperaria de um ícone do blues-rock. Contudo, Jack Bruce é um jazzista e foi natural para ele associar-se ao produtor de jazz latino Kip Hanrahan para fazer um álbum com ritmos afro-cubanos. Hanrahan reuniu a fina flor dos músicos latinos de Nova York e Bruce, um conhecedor de guitarristas, trouxe uns caras legais pra participar.
Seis músicas são rearranjos dos seus clássicos.
Jack Bruce - vocal, piano, baixo, violão
Eric Clapton - guitarra, vocal (6, 14)
Dr John - piano, órgão (5, 10)
Gary Moore - guitarra (3, 11)
Vernon Reid - guitarra (1, 2, 5, 10, 12, 13)
Alfredo Triff - violino (1, 7, 8, 14)
Malcolm Bruce - sintetizador de guitarra (14)
Jimmy McDonald - acordeom (11)
Pirro Rodriguez - trompete (4)
Miguel Xenon - sax alto (4)
Mario Rivera - sax tenor (4)
Papo Vasquez - trombone (4)
Andy Gonzalez - baixo (4, 6)
Robbie Ameen - bateria
Horacio "El Negro" Hernandez - bateria
Changuito Luis Quintana - percussão (2, 6, 14)
Milton Cardona - congas (2, 3, 4, 6, 7, 8, 11, 14)
Richie Flores - congas (4, 6, 14)
1 Out into the Fields [West, Bruce & Laing]
2 52nd Street
3 Heart Quake
4 Boston Ball Game 1967
5 This Anger's a Liar
6 Sunshine of Your Love [Cream]
7 Directions Home (for Tony Williams & Larry Young)
8 Milonga
9 Dancing on Air
10 Windowless Rooms
11 Dark Heart
12 Mr Flesh
13 He the Richmond
14 White Room [Cream]
15 Surge
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