sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Alexis Korner - Bootleg Him! (1972)





Da Blues Incorporated saíram músicos que iriam formar a Led Zeppelin, a Rolling Stones, Free e Animals, entre outras. Portanto, no início dos anos 70, Alexis Korner já tinha o status de "pai" do blues e do blues-rock britânicos. Querendo capitalizar com isso, sua gravadora, a Rak, capitaneada por Peter Grant e Mickie Most, propôs que ele gravasse um disco reunindo esses caras com quem já tinha tocado. Korner recusou fazê-lo mas entregou uma porção de fitas, algumas inéditas, com essas parcerias. Daí surgiu essa coletânea que não é bem uma coletânea. Aí aparece a dupla Baker e Bruce da Cream; também está Charlie Watts da Stones e estão membros da Free. Robert Plant também aparece, pois antes de ser chamado por Jimmy Page para formar a Led Zeppelin, ele participou do disco A New Generation of Blues.
A capa é de Roger Dean.


1 - Blues Incorporated - She Fooled Me [Billy Boy Arnold]
Desconhecido - baixo acústico
Colin Bowden - bateria
Cyril Davies - harmônica
Keith Scott - piano
Alexis Korner - guitarra, vocal

2 - Blues Incorporated - I'm A Hoochie Coochie Man [Willie Dixon]
Jack Bruce - baixo acústico
Charlie Watts - bateria
Alexis Korner - guitarra
Dave Stevens - piano
Dick Heckstall-Smith - sax tenôr
Cyril Davies - vocal

3 - Blues Incorporated - Yellow Dog Blues [W.C. Handy]
Ray Warleigh - sax alto
Danny Thompson - baixo acústico
Terry Cox - bateria
Alexis Korner - guitarra
Chris Pyne - piano

4 - Blues Incorporated - I Wonder Who
John Surman - sax barítono
Dave Holland - baixo acústico
Chris Pyne - trombone
Alexis Korner - guitarra, vocal

5 - Blues Incorporated - Dee
Alexis Korner - violão
John Surman - sax barítono
Dave Holland - baixo acústico
Chris Pyne - trombone

6 - Blues Incorporated - Oh Lord Don't Let Them Drop That Atomic Bomb On Me [Charlie Mingus]
Danny Thompson - baixo acústico
Terry Cox - bateria
Alan Skidmore - sax tenôr
Chris Pyne - trombone
Alexis Korner - guitarra, vocal

7 - Blues Incorporated - Rockin
Graham Bond - sax alto
Jack Bruce - baixo acústico
Ginger Baker - bateria
Alexis Korner - guitarra
Johnny Parker - piano
Dick Heckstall-Smith - sax tenôr

8 - Blues Incorporated - Honesty [Dave Baker]
Ray Warleigh - sax alto
Danny Thompson - baixo acústico
Terry Cox - bateria
Alexis Korner - guitarra
Chris Pyne - trombone

9 - Blues Incorporated - I Got A Woman [Ray Charles]
Ray Warleigh - sax alto
Danny Thompson - baixo acústico
Alexis Korner - guitarra
Brian Smith, Nigel Stanger - sax tenôr
Herbie Goins - vocal

10 - New Church & Friends - Mighty-Mighty Spade And Whitey [Curtis Mayfield]
Ray Warleigh - sax alto
John Surman - sax barítono
Andy Fraser (Free) - baixo
John Marshall (Soft Machine) - bateria
Lol Coxhill - sax tenôr
Chris Pyne - trombone
Malcolm Griffiths - trombone
Harold Beckett - trompete
Henry Lowther - trompete
Paul Rodgers (Free) - vocal
Alexis Korner - vocal, guitrra
Peter Thorup - guitarra,vocal
Annette Brox - vocal, pandeiro

11 - Duo - Corina - Corina [Traditional]
Alexis Korner - violão, vocal
Victor Brox - vocal, trompete

12 - Duo - Operator [Alexis Korner, Robert Plant]
Alexis Korner - violão, vocal
Steve Miller (Steve Miller Trio, Caravan) - piano
Robert Plant - vocal, harmônica

13 - Duo - The Love You Save [Joe Tex]
Victor Brox (Aynsley Dunbar Retaliation) - piano
Alexis Korner - guitarra, vocal

14 - New Church - Jesus Is Just Alright [A. Reynolds]
Roy Babbington (Soft Machine) - baixo
Peter Fensome - vocal
Peter Thorup - guitarra, vocal
Alexis Korner - vocal, Mando-guitar
Annette Brox - vocal, pandeiro

15 - Alexis Korner - That's All [Traditional]
Colin Hodgkinson (Spencer Davis Group, Ten Years After) - baixo
Alexis Korner - violão, vocal

16 - Duo - Evil Hearted Woman [Mance Lipscombe]
Peter Thorup - violão
Colin Hodgkinson - baixo
Alexis Korner - vocal

17 - Alexis Korner - Clay House Inn [David Ward]
Colin Hodgkinson - baixo
Jack Brooks - bateria
Larry Power - guitarra
Chris MacGregor - piano
Alexis Korner - violão, vocal

18 - Alexis Korner - Love Is Gonna Go [Alexis Korner, Duffy Power]
Colin Hodgkinson - baixo
Alexis Korner - violão, vocal

19 - C.C.S. - Sunrise
Bass – Herbie Flowers - baixo
Conductor, Electric Piano – John Cameron - piano elétrico, regência
Double Bass – Spike Heatley - baixo acústico
Drums – Barry Morgan - bateria
Tony Carr - bateria
French Horn – Neil Sanders - trompa francesa
Alan Parker (Ugly Custard) - guitarra
Percussion – Bill LeSage - percussão
Jim Lawless - percussão
Saxophone, Woodwind – Bob Efford - sax, sopros de madeira
Danny Moss - sax, sopros de madeira
Harold McNair - sax, sopros de madeira
Pete King - sax, sopros de madeira
Ron Ross - sax, sopros de madeira
Tony Coe - sax, sopros de madeira
Trombone – Bill Geldard - trombone
Brian Perrin - trombone
Don Lusher - trombone
John Marshall - trombone
Trumpet – Greg Bowen - trompete
Harold Beckett - trompete
Henry Lowther - trompete
Kenny Wheeler - trompete
Les Condon - trompete
Tony Fisher - trompete
Peter Thorup - vocal

20 - Duo - Hellhound On My Trail [Robert Johnson]
Alexis Korner - violão colombiano
Peter Thorup - violão, vocal

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Beefeaters - Meet You There (1969)





A Beefeaters já existia desde 1964 na Dinamarca mas ganhou projeção e estabeleceu seu estilo quando Peter Thorup entrou, em 1966. Ela fez uma competente mistura do rock psicodélico com o blues, até com ênfase no blues. O primeiro e auto-intitulado disco saiu em 67 e continha basicamente covers de blues. Em 69 saiu esse segundo com composições próprias, dois clássicos e a participação de Alexis Korner. Ainda em 69, eles lançaram um trabalho aparentemente voltado às crianças chamado Den Hæse Drage (O Dragão Rouco) com duas longas faixas. Depois disso, separaram-se.


Peter Thorup - guitarra, flauta, vocal
Alexis Korner - violão, vocal (3)
Morton Kjaerumgaard - órgão
Keith Volkersen - baixo
Max Nhuthzhi - bateria


1 I'll Meet You There
2 You Changed My Way Of Living
3 Night Train
4 Now I Know
5 Serenade To A Cuckoo (Rahsaan Roland Kirk)
6 Stormy Monday (T-Bone Walker)

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Peter Thorup - Wake Up Your Mind (1970)





Peter Thorup foi um guitarrista, flautista, cantor e compositor dinamarquês que trabalhou com Alexis Korner entre 1969 e 1972, na Snape, na New Church e na CCS. Antes disso, fundou e liderou a também dinamarquesa Beefeaters. Ele começou a tocar com doze anos de idade num violão que ganhou da mãe e a primeira guitarra foi uma Hofner preta. Constantes problemas de saúde fizeram sua carreira ter altos e baixos, com longos períodos de afastamento, terminando com sua morte prematura em 2007 aos 58 anos.
Esse é o seu primeiro disco solo, de blues-rock, como é de se esperar. Ele foi produzido por Alexis Korner e as sete primeiras faixas são do disco original, gravado no Ivar Rosenberg Lydteknik Studio, em Copenhague — as demais foram gravadas quatro meses antes no mesmo lugar.


Peter Thorup - guitarra, violão, vocal
Nils Henriksen - guitarra
Ole Fick - guitarra
Peer Frost - guitarra, baixo
Morten Kjaerumgaard - órgão
Bent Hesselmann - sax
Erik Stedt - baixo
Peter Ingeman - baixo
Ken Gudman - bateria
Max Nutzhorn - bateria
Steen Munte Jensen - bateria



1 Worried Blues
2 Coming Home Baby
3 Keep It Up
4 Running Wild
5 I'm Coming Home
6 Grandmother Watch Your Son
7 Wake Up Your Mind
8 Looking for Fun
9 Little Sister
10 So Much Means a Lot
11 You‚ve Got the Power
12 If Six Was Nine
13 I Dreamed I Was a Dog Last Night

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Gravy Train - Gravy Train (1970)





Gravy Train é uma expressão que refere-se à um trabalho que paga bem e requer pouco esforço. Eu não sei qual a intenção dos caras ao batizar a banda, mas o pouco esforço pode ser reflexo do talento e habilidade. Tanto é, que a banda foi logo de cara contratada pelo selo Vertigo na mesma época em que ele assinou com a Black Sabbath. Ela foi formada em Lancashire, na Inglaterra, em 1969 e era liderada por Norman Barrett, o ex-guitarrista da banda de Screaming Lord Sutch que substituiu Jimmy Page. O som é um prog pesado que reúne elementos psicodélicos, de blues e de jazz. Ela gravou dois discos para o Vertigo e outros dois para o selo Dawn, e depois disso não se soube exatamente o destino que tomaram.


Norman Barrett - guitarra, vocal
John D. Hughes - flauta, sax alto e tenôr, vocal
Les Williams - baixo, vocal
Barry Davenport - bateria


1 The New One
2 Dedication To Sid
3 Coast Road
4 Enterprise
5 Think Of Life
6 Earl Of Pocket Nook

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

James Brown - Live at The Apollo (1963)





Robin Trower foi bastante influenciado pelo rhythm & blues, em especial, por James Brown. Ele cita esse álbum ao vivo como um de seus favoritos até hoje. Brown estabeleceu um novo padrão para música. Ele comandava sua banda Famous Flames como se ela fosse uma unidade militar, sem admitir a perda de uma nota sequer, cobrando até multa de quem errasse — mesma perfeição que exigia de si próprio. Para esse concerto de outubro de 62, ele multiplicou a multa por dez. A razão para isso foi que seu selo não quis produzir o disco ao vivo e ele próprio bancou tudo.


James Brown - vocal
William "Po' Devil" Burgess - sax alto
Al Brisco Clark - sax barítono e tenôr
Clifford MacMillan - sax tenôr
St-Clair Pinckney - sax tenôr
Dickie Wells - trombone
Lewis Hamlin - trompete
Roscoe Patrick - trompete
Teddy Washington - trompete
Les Buie - guitarra
Lucas Fats Gonder - órgão
Hubert Perry - baixo
Clayton Fillyau - bateria
George Sims - bateria
"Baby" Lloyd Stallworth - vocal
Bobby Bennett - vocal
Bobby Byrd - vocal, órgão (9)


1  Introduction By Fats Gonder / Opening Fanfare
2  I'll Go Crazy
3  Try Me 2:14
4  Instrumental Bridge
5  Think
6  Instrumental Bridge
7  I Don't Mind
8  Instrumental Bridge
9  Lost Someone
10 Medley: Please, Please, Please / You've Got The Power / I Found Someone / Why Do You Do Me / I Want You So Bad / I Love You, Yes I Do / Strange Things Happen / Bewildered / Please, Please, Please
11 Night Train / Closing

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Albert King - Wednesday Night In San Francisco (1990)





As músicas desse álbum foram gravadas em junho de 1968, no mesmo concerto que já havia originado o álbum Live Wire/Blues Power. A gravadora Stax, então, fez uma revisão do material e incluiu faixas que haviam sido deixadas de fora, dividindo-as entre este e o Thursday Night In San Francisco, o segundo concerto. Albert King está no auge da forma. Dito isso, quê mais se pode acrescentar?


Albert King - guitarra, vocal
Willie James Exon - guitarra
James Washington - órgão
Roosevelt Pointer - baixo
Theotis Morgan - bateria


1 Watermelon Man (Herbie Hancock)
2 Why You So Mean To Me
3 I Get Evil
4 Got To Be Some Changes
5 Personal Manager
6 Born Under A Bad Sign
7 Dont Throw Your Love On Me So Strong

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Robin Trower - Someday Blues (1997)





Robin Trower sempre destacou Albert King entre suas influências. A música que lhe despertou o interesse pelo blues foi 3 O'clock Blues de B.B. King e o álbum de mais gosta é de James Brown, mas Albert King e Hendrix tem maior destaque na formação do estilo. E nesse álbum ele volta-se mais ao blues. Não há excessos e o timbre da guitarra até lembra Albert King. Aqui ele próprio assume os vocais — e ilustra a importância do antigo parceiro James Dewar. Dewar foi vítima de um erro médico em 1987 que afetou seu cérebro e foi progressivamente incapacitando-o, até sua morte em 2002. Esse seria um álbum perfeito com sua voz e seu baixo. De qualquer forma, aí está seu primeiro baterista.


Robin Trower - guitarra e vocal
Nicky Brown - ógão Hammond
Paul Page - baixo
Reg Isadore - bateria


1 Next in Line
2 Feel So Bad (Chuck Willis)
3 Someday Blues
4 Crossroads (Robert Johnson)
5 I Want You to Love Me
6 Inside Out
7 Shining Through
8 Looking for a True Love
9 Extermination Blues
10 Sweet Little Angel (BB King, Jules Taub)

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Fleetwood Mac & Guests - Blues Jam In Chicago, Vol. 2 (1969)





Assim como colaborou com a Chicken Shack, Walter Horton já havia colaborado alguns meses antes com a Fleetwood Mac no seu álbum Then Play On. No mesmo ano, durante a excursão americana da Fleetwood Mac, eles voltaram a se encontrar nos estúdios da Chess. Dessas sessões, divididas em Volume 1 e Volume 2, participaram alguns dos músicos mais proeminentes de Chicago, sob a direção informal de Willie Dixon.


Peter Green - guitarra,vocal
Jeremy Spencer - guitarra,slide,vocal
Danny Kirwan - guitarra,vocal
John McVie - baixo
Mick Fleetwood - bateria
Otis Spann - piano,vocal
David "Honeyboy" Edwards - guitarra
Buddy Guy - guitarra
Big Walter "Shakey" Horton - harmônica
J. T. Brown - sax tenôr
Willie Dixon - baixo acústico
S.P. Leary - bateria


1  Watch Out
2  Ooh Baby
3  South Indiana (take 1)
4  South Indiana (take 2)
5  Last Night
6  Red Hot Jam (take 1 with studio talk)
7  Red Hot Jam (take 2 - master version)
8  I'm Worried
9  I Held My Baby Last Night
10 Madison Blues
11 I Can't Hold Out
12 Bobby's Rock (previously unreleased) (Elmore James)
13 I Need Your Love
14 Horton's Boogie Woogie (take 1 with studio chatter - previously unreleased) (Walter Horton)
15 I Got the Blues (master version with previously unreleased false start)

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Chicken Shack - O.K. Ken? (1969)





Big Walter Horton colaborou nesse segundo e ótimo disco da Chicken Shack. Ele esteve em nono lugar nas paradas. Stan Webb compôs a maioria das músicas e Christine Perfect dividiu o crédito em algumas. Embora ela não fosse uma cantora de blues, sua voz contribuiu muito e seu piano mereceu muitos elogios. Isso acabou compensando o único senão do disco: O senso de humor bocó do Webb, que insistiu em incluir diálogos pretensamente piadísticos antes das músicas.



Stan Webb - guitarra, vocal
Big Walter "Shakey" Horton - harmônica
Christine Perfect - piano, vocal
Andy Sylvester - baixo
Drums – Dave Bidwell - bateria
Bud Beadle (Ginger Baker's Air Force) - sax alto e barítono
Don Fey - sax alto
John Almond (John Mayall) - sax alto
Steve Gregory -sax alto
Roderick Lee - trompete
Terry Noonan - trompete


1  Baby's Got Me Crying
2  The Right Way Is My Way
3  Get Like Used To Be
4  Pony And Trap
5  Tell Me (Howlin Wolf)
6  A Woman Is The Blues
7  I Wanna See My Baby (T-Bone Walker)
8  Remington Ride
9  Fishing In Your River
10 Mean Old World (Little Walter)
11 Sweet Sixteen (B.B. King)




domingo, 4 de janeiro de 2015

Southern Comfort - Southern Comfort (1969)





Alguns colocam esse Southern Comfort como um álbum de Walter Horton e outros como de uma banda com esse nome. Tanto faz, dá na mesma. Ele foi gravado quando o mestre Horton estava em Londres para um festival. Dois companheiros seus de Chicago, Arnold e Lewis, também estavam por lá e todos foram convidados para uma única sessão. Completando o line-up, veio o ex-guitarrista da Savoy Brown, Martin Stone. A coisa fluiu descontraída como se fosse um encontro de bar, aliás, no caso de Horton, literalmente. Ele foi tomando uns tragos e acabou passando conta, apagando antes de finalizarem todas as faixas. Aí o jeito foi improvisar de vez, sem ele, em três faixas. A última, Netti-Netti, graças à guitarra de Stone, tornou-se um clássico do rock psicodélico.


Big Walter "Shakey" Horton - harmônica, vocal
Martin Stone (Mighty Baby, Pink Fairies, Savoy Brown) - guitarra
Jerome Arnold (Paul Butterfield Blues Band) - baixo, vocal
Jessie C. Lewis (Otis Rush) - bateria, vocal


1  Easy (No. 2)
2  If It Ain't Me Babe
3  Sugar Mama
4  Need My Baby
5  Somethin' Else
6  Walking By Myself
7  Train Time (Instrumental)
8  Found A New Love
9  Same Old Blues
10 Paying Double
11 Netti-Netti